E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Por que as abelhas picam?

Por que as abelhas picam?

abelhasBem, antes de falarmos sobre isso, gostaria de falar sobre trabalho em equipe,organização, determinação e foco das abelhas. Exatamente as características que qualquer empreendedor deve ter. Acredito que podemos aprender muito com as abelhas. Se não vejamos.

Numa colmeia, todos os resultados são alcançados pelo excelente trabalho em equipe. Todas cooperam entre si, a fim de conseguirem seu objetivo. Nas empresas, esse é um dos temas mais discutidos na atualidade. Os seres humanos ainda tem grande dificuldade em trabalhar para ajudar outras pessoas a conseguirem atingir suas realizações. Infelizmente ainda prevalece a cultura do primeiro “Eu”. Essa atitude tem causado grandes problemas nas empresas. Quando todos trabalham para o mesmo fim, os resultados tendem a aparecer de forma mais sustentável.

Outra lição das abelhas é trabalhar com FOCO. As abelhas não se distraem enquanto trabalham. Cada uma sabe seu papel e o executam com perfeição. Não há distrações ou abelhas rebeldes não querendo trabalhar ou infelizes com seu chefe ou com suas responsabilidades. Nas empresas, a falta de foco tem sido responsável pela morte prematura de muitos sonhos. Alguns empreendedores ao enfrentarem dificuldades, atiram para todos os lados, na esperança que num golpe de sorte surja uma solução milagrosa. Como disse muito bem P. Kotler, “Você não pode ser tudo para todos.” Estar focado em determinado objetivo é o segredo do sucesso de muitos empreendedores.

Sua empresa tem uma declaração de missão ou visão? Na organização das abelhas, a missão está bem vincada em seu DNA –  “a sobrevivência da rainha.” Todas elas trabalham para que sua rainha sobreviva à sua própria existência. Em reconhecimento, a rainha cumpre seu papel pondo seus ovos, perpetuando a espécie. Que grande harmonia. Como disse Peter Drucker, toda empresa deveria começar como uma bela declaração de missão.

Quando surge alguma tempestade, alguns empreendedores desistem, alguns, sem mesmo esboçar reação. Nesse mundo de grande competitividade, é preciso ter coragem ao enfrentar as adversidades. Nunca se render, é a fórmula do sucesso.

Por isso as abelhas picam. Se alguma coisa ameaça o cumprimento de sua meta, elas lutam; não entregam os pontos tão facilmente. Mesmo que a picada cobre um tributo alto, elas o fazem, pois sabem que é preciso salvar a rainha. Nunca se rendem.

Espero que na próxima vez que ver uma abelha, lembre-se de como podemos aprender com elas.

Abraços a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0