E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

A cada 4 brasileiros, 1 não sabe que paga imposto

A cada 4 brasileiros, 1 não sabe que paga imposto

 

Pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos divulgada nessa semana traz à tona uma informação no mínimo curiosa: A cada 4 brasileiros, 1 não sabe que paga imposto no dia-a-dia.

A pesquisa foi realizada com 1.200 pessoas em 72 cidades. Essas pessoas foram questionadas se pagavam tributos no seu dia-a-dia.

 

Dos que falaram “SIM”, 69% apontaram que pagavam tributos municipais, tais como IPTU e taxa de lixo. 54% lembraram dos tributos indiretos sobre produtos e serviços, o famoso efeito cascata, 39% lembraram dos tributos estaduais tais como IPVA e 17% apontaram o Imposto de Renda, tributo federal.

 

Isso significa que 25% dos brasileiros não sabem que pagam impostos!

 

Pagamos impostos em tudo! Quando você levanta da cama pela manhã e vai tomar seu café para ir trabalhar, já pagou imposto quando comprou o pão e o leite. Paga imposto quando pega seu carro ou pega um ônibus para ir ao trabalho. Paga imposto ao ir almoçar. Paga imposto ao ir abastecer combustível no seu carro. Paga imposto quando acende a luz da sala da sua casa. Paga imposto quando compra o material escolar dos seus filhos. Enfim, eu e você pagamos impostos em tudo que fazemos e consumimos no dia-a-dia.

 

A grande questão é: Qual é a contra-partida garantida na constituição brasileira de 1988 dos impostos que pagamos diariamente? 

A constituição diz que todo brasileiro tem direito ao atendimento médico público de qualidade, educação pública de qualidade, transporte público de qualidade, entre outras coisas…

 

A pergunta é: Você tem todos esses impostos revertidos em serviços públicos à população?

Definitivamente NÃO. Além de pagarmos o IPVA, temos que pagar inúmeros pedágios nas estradas.

 

Pagamos inúmeros impostos e ainda assim temos que ter um Plano de Saúde para não correr o risco de morrer nas filas da saúde pública.

Quando o brasileiro terá seus direitos respeitados? Quando realmente a alta carga tributária que pagamos no Brasil será revertida ao bem-estar da população?

 

Infelizmente essas perguntas estão longe de ter uma resposta satisfatória.

 

Até a próxima semana.

 

Cristiano Brasil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0