E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

A melhor palestra de todos os tempos

A melhor palestra de todos os tempos

 

Verdade e mitos do dia a dia empresarial e pessoal.

 

Eu estava muito ansioso para essa palestra e receber as instruções de um dos grandes líderes de todos os tempos.

Sentei na 1ª. fila do anfiteatro lotado, com agenda e caneta na mão ajeitei o aparelho auricular a fim de acompanhar palavra por palavra a tradução simultânea em língua incomum.  Passei os olhos sob o público e vi grandes personalidades do mundo empresarial, artístico, intelectual e pessoas mais que comuns, todos aguardam pelo grande momento.

 

Eis que, dispensando as tradicionais apresentações surge o grande palestrante que se posiciona no meio do palco e se intitula como Panthera leo, portava vestimenta muito discreta em tom neutro e uma postura imponente, confiável, porém não de submissão. E ele iniciou sua fala:

 

–  Quero dizer-lhes que apesar da experiência adquirida, muitas delas transmitidas através de gerações (comportamento aprendido) quase sucumbi. Certa feita estava sozinho na savana (no mercado) e deparei-me com um Gnú (espécie nativa do continente) à beira do rio (concorrente) na hora da caça.   Desprezei a capacidade de reação do meu opositor ao constatar que seus colaboradores (a manada) vieram em minha direção.

 

Portanto conheça tudo sobre seus adversários (concorrentes) e dê passos previsíveis. Percebi que delegar estratégias de caça à leoa e ela aos demais (gestão de pessoas), sugeriu-me possibilidades de cuidar estrategicamente do bando (staff, equipe, missão, visão, objetivos), tempo de dimensionar novos territórios, estudar toda região, opções de caças e observar alguns felinos meio acomodados (treinamento constante). 

 

Sobra até um tempinho, mesmo pouco, para brincar com os filhotes e ensinar o domínio das suas ações (ética, lazer e família).  Respeitado sou na região, ninguém duvida da minha autoridade, mas deixo o bando à vontade e cada um com sua tarefa (função), recebo deles notícias de todos os cantos (conhecimento pleno dos stakeholders).  Não é fácil ser considerado o rei-líder a milhares de anos, isso é uma conquista do mais forte, o mais preparado, olfato e visão (estratégias), ou vocês preferem passeios pela savana?

 

– Mas antes de encerrar essa palestra e responder a alguma outra questão, querem mesmo saber os segredos de um grande líder? Prepare-se diuturnamente (conhecimento técnico-intelectual, inovação, gestão)  e mantenha o clima organizacional; capacite “gente” e delegue;  administre o tempo ou ao final do dia não se paga as contas (separe o inadiável, prioritário, urgente);  estabeleça metas atingíveis (dê feedback);  não  seja bonzinho ou carrasco e agradeça sempre os colaboradores; tenha pavor da burocracia, respeite as diferenças; debele os problemas pontualmente; escolha líderes que cuidam de suas áreas mesmo na sua ausência;  saia da poltrona e pregue o que você diz que faz,  mesmo que tenha de mudar seu estilo de corrida para fora do ar condicionado….e sucesso a todos (as) presentes.

 

… um dos participantes perguntou ao Leão, mas é só isso? Ele respondeu – Se ver fumaça na floresta ou na savana, desconfie pois são apenas “alguns” tentando levar mensagens que poluem sua atmosfera e atrapalhar sua trajetória, portanto estes, se quiser tornar-se leão (LIDER), evite-os. De resto tudo é pirotecnia ou como digo no meu território ao bando, relâmpagos na savana.

 

Muitas choraram, o público aplaudiu-o de pé.

Roberto Botelho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0