E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Afinal, para que usar um ERP online?

Afinal, para que usar um ERP online?

 

O uso de tecnologias para aumentar a produtividade está cada vez mais comum entre as empresas, já que são capazes de otimizar todos os processos, deixando os funcionários mais livres para executar tarefas com qualidade e com menos estresse – o que reflete diretamente no trabalho como um todo. Nesse contexto, os ERP’s  ganharam força, por se tratarem de programas completos de gestão empresarial, mantendo soluções – que antes eram manuais – acessíveis de qualquer setor e de maneira muito mais organizada e eficaz. Além dos softwares tradicionais, hoje contamos com uma gama ampla de ERP’s online, que diferem dos demais em alguns quesitos básicos. E iremos mostrar neste artigo quais são eles e as vantagens de optar por esse tipo de sistema online ou instalado. Confira!

A necessidade de um ERP – Por que sua empresa precisa de um software de gestão?

Muitas empresas resistem quando o assunto é inovação tecnológica, especialmente porque acreditam que programas e softwares representam um gasto extra e não um investimento. Mas a grande verdade é que a tecnologia como um todo aparece para trazer soluções capazes de diminuir os custos a médio e longo prazo –  seja porque aumenta a produtividade ou mesmo porque dispensa a contratação de mão de obra extra a cada novo cliente.

Os ERP’s são bons exemplos disso: quando temos uma cartela de clientes em expansão, se torna essencial a boa gestão deles, que vai desde a parte financeira, até as campanhas de marketing e a venda. Se os funcionários perdem muito tempo com relatórios manuais e se estressam com planilhas desnecessárias, isso se reflete diretamente na forma como a empresa produz. Como consequência, temos colaboradores desmotivados, produção baixa e um atendimento problemático e descentralizado.

De forma geral, os softwares conseguem automatizar processos  internos que levariam muito tempo, como o controle do fluxo de caixa, o acesso a cadastros de maneira mais rápida e eficaz, além de evitarem que peças publicitárias e ofertas sejam enviadas ao mesmo cliente por engano. E, como dissemos, eles ajudam na produção de relatórios, que deixam de levar tempo para serem feitos.

O ERP online – Qual sua vantagem em relação aos demais?

Além dos softwares tradicionais, existem os ERP’s online, como é o caso do GestãoClick, que são os programas de gestão com armazenamento na nuvem. Para que fique mais claro, o termo “nuvem” se refere a diversas bases de dados que existem disponíveis de forma online. E elas possuem algumas vantagens básicas:

– O armazenamento na nuvem é mais seguro, pois os dados não correm o risco de serem perdidos caso hajam problemas nas máquinas. Isso garante ao empresário total certeza de que a sua base está completamente protegida, independente dos aspectos operacionais da empresa.

– Ele é mais facilmente moldado para as necessidades da empresa. Diferente dos softwares tradicionais, os ERP’s online podem ser modificados de acordo com  a produção ou a cartela de clientes de uma organização. Isso permite mais flexibilidade e, claro, menos custos de forma desnecessária.

– Dispensa o backup manual, pois todos os dados são salvos automaticamente na nuvem, sem a necessidade de contratar empresas para essa tarefa ou mesmo manter os funcionários ocupados com essa questão.

– Acesso aos dados de qualquer lugar, que permite que o dono ou sócios trabalhem remotamente ou mesmo tenham total controle do que os funcionários estão fazendo mesmo quando estão em viagem, por exemplo. Isso também significa que um pane nas máquinas não torna o trabalho inviável.

Quando é o momento de investir em um ERP?

De forma geral, mesmo pequenos empresários devem pensar no investimento de tecnologias como os ERPs. Isso porque esse tipo de apoio faz com que o trabalho seja otimizado e permite o crescimento da empresa de forma muito mais rápida. Além disso, ele diminui as chances de erros com o quesito financeiro, como o não-pagamento de fornecedores, por exemplo. A vantagem do ERP online, como dissemos, está em moldar o tamanho de armazenamento de acordo com as necessidades do negócio, o que permite que seu custo seja relativamente baixo em comparação aos demais. Além disso, a maioria deles possui a versão gratuita para teste, que permite visualizar as mudanças antes de decidir implantar ou não o sistema.

Grande abraço a todos,

Gabriela

Crédito imagem: anadi.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0