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Aprenda a liderar pessoas e não a gerenciá-las

Aprenda a liderar pessoas e não a gerenciá-las

Muitos profissionais assumem cargos de chefia por estarem tecnicamente bem qualificados. No entanto, para serem bem sucedidos é necessário que aprendam a liderar pessoas. James Hunter autor do Best-seller O Monge e o Executivo, diz: “Você pode até gerir a si mesmo. Mas você não gerir seres humanos. Você gere coisas e lidera pessoas”.
Ser bem-sucedido liderar na era da informação requer muito mais do que um chefe durão. O crescimento frenético do mercado obriga as empresas a um promoverem profissionais despreparados para cargos de chefia.

As empresas precisam estão carentes de verdadeiros líderes de equipe. E a explicação para isso é que para liderar não basta apenas ter conhecimento técnico, é preciso saber liderar pessoas, que diferentemente de máquinas, têm sentimentos.
No entanto, como em qualquer segmento, com o decorrer do tempo o papel do líder sofreu mudanças. Hoje o líder não é mais um realizador do tipo que dizia “quer bem feito faça você mesmo”, passou a ser um catalisador. Ele precisa saber motivar as pessoas a sua volta para que elas desejem realizar as tarefas que ele precisa que façam.

No passado era comum os líderes temerem ensinar tudo o que sabiam, com receio que seus liderados pudessem de alguma maneira tomar o seu lugar. Assim, ensinavam somente o básico ou pouco mais, deixando sempre alguma coisa de fora. Este tipo de comportamento não tem mais lugar no cenário atual. Longe de reprimir seus liderados, precisa ajudá-los a gerarem resultados e isto envolve dar espaço para que eles sejam notados e brilhem.
O tipo de líder que as empresas precisam é aquele que não pensa pelas pessoas, mas as ajuda a pensarem e que tem impulso e desejo de mudar, fazer o melhor. Além de ter potencial este líder ele acredita em si e em sua causa, não deseja ter apenas ter seguidores leais, mas busca arduamente desenvolver cada pessoa de sua equipe para estarem aptos para assumirem a liderança quando for necessário.
Um líder formador de novos líderes. Uma boa condução de equipe também pede um bom ambiente de trabalho. A postura do chefe influi muito em situações de tensão. As pessoas já possuem desafios e situações estressantes suficientes, não sendo necessário, portanto, criar mais dificuldade.

O líder precisa, antes de controlar a equipe, controlar a si mesmo. Para liderar de modo eficaz é preciso entender que nem todas as pessoas se motivam com desafios permanentes, mas a maioria delas se sente motivada se lhes forem apresentados os significados desses desafios.

Outro fator importante observado nos líderes bem sucedidos é que eles aprendem a lidar muito bem com o poder inerente ao seu cargo, sabem por experiência que o poder da liderança está ligado à capacidade de estabelecer objetivos comuns com seus liderados. Sabem que o poder formal do cargo de liderança pode gerar obediência e, mas o comprometimento precisa ser conquistado, granjeado dia a dia.

Chefes destroem equipes e fazem com que profissionais talentosos saiam da empresa. Muitos profissionais são excelentes em relacionar-se com a equipe, mas ao serem promovidos ficam enfunados de orgulho, alguns se tornam egocêntricos. Tudo que eles fazem é o melhor, apenas a opinião deles é a correta. Não valorizam a equipe mesmo quando eles esforçam demais. Isto desmotiva e faz com que os profissionais insatisfeitos busquem novas perspectivas, porque não aguentam mais o ambiente de trabalho.
Robert Button professor de administração na universidade de Stanford e autor de oito livros, um deles é o best-seller Bom Chefe, Mau chefe da editora Bookman companhia, em recente entrevista a revista pequenas empresas e grandes negócios, comentou:

– “Uma das coisas que chama a atenção nos piores chefes é que tudo gira em torno deles. Agem como se todo mundo tivesse de trabalhar para eles. Acreditam que podem usar as pessoas e depois descartá-las. Eles não tratam seus funcionários com dignidade. São o oposto do bom líder, que esta disposto a ajudar os profissionais a serem bem sucedidos, a se qualificarem. Ele trata os funcionários com paixão e respeito”.
Além disso, um bom chefe tem sensibilidade o suficiente para ajudar os membros de sua equipe a se desenvolverem e crescerem profissionalmente. Saber ouvir críticas é importante para tornar-se um bom chefe e incentivar a equipe a expressar suas opiniões. Para ser bem sucedido um chefe precisa disciplinar-se a falar menos e ouvir mais.

Robert Button acrescenta: “Uma diferença vital entre um bom e um mau chefe é que o primeiro considera sua responsabilidade aprender com os erros. Ele aplica sua habilidade gerencial para construir confiança e uma atmosfera de segurança”.
Ajudar os profissionais a melhorem suas deficiências envolve sensibilizá-los a verem a necessidade de fazer tal mudança. Podemos ilustrar essa questão com um projeto de reforma em uma casa velha. A reforma não será completa se apenas pintarmos a fachada, e deixarmos vigas podres por dentro. Não corrigir defeitos estruturais levará a problemas no futuro. De modo similar não basta apenas ajudar os membros de sua equipe a fazerem pequenas mudanças. É preciso ajudá-los a irem ao âmago de sua personalidade e reconhecerem problemas estruturais que precisam ser corrigidos. Caso contrário, velhos traços de personalidade podem ressurgir e causar um estrago grande.

Todos, incluindo os chefes, precisam identificar características indesejáveis e corrigi-las de modo correto. Identificar com precisão a causa destas deficiências é o primeiro passo para mantê-las no controle .Tenha em mente que para ser um chefe você precisa aprender a liderar pessoas e não apenas gerenciá-las. É preciso inspirá-las. Ser liderado por alguém com habilidades profissionais, intelectuais e psicológicas torna o trabalho mais leve.

O impacto causado por um chefe ruim: Um estudo Sueco publicado em 2009 acompanhou 3.122 homens por um período de dez anos. Dentre eles os que tinham chefes ruins sofriam 20% a 40% mais ataques cardíacos do que os que tinham chefes bons.

Para ser bem sucedido em liderar é preciso:
– Gostar de pessoas;
– Ter controle emocional;
– Saber trabalhar sobre pressão e em crises;
– Estabelecer prioridades para a equipe;
– Ser uma pessoa organizada;
– Trabalhar em equipe;

“Mude antes de ser obrigado a fazê-lo.” Jack Welch

“Qualquer que seja a pessoa ou a geração com a qual você irá se relacionar, é essencial que você se lembre de que não existe um estilo de liderança ideal e é preciso conhecer as características pessoais ou do grupo que você lidera para adotar o estilo adequado para aquele momento específico.”
Karim Khoury no livro Liderança é uma questão de atitude

O Líder e sua maneira de liderar
A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. “O líder do passado sabe dar ordem, enquanto o líder do futuro sabe pedir”. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns”. Peter Drucker
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as legítimas necessidades de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente”.

James Hunter em seu livro O monge e o executivo “Líder é aquele que direciona, constrói equipes e inspira outras pessoas por meio de exemplos e palavras. O administrador só é considerado líder até sua personalidade, caráter, seu conhecimento e sua habilidade nas funções de liderança serem reconhecidos e aceitos pelos outros envolvidos”.

John Adair em seu livro Chefiar ou Liderar? Seu sucesso depende dessa escolha “Após mais de cinco décadas de desenvolvimento de meu potencial de liderança, cheguei a esta conclusão: Liderança é influencia. É isso aí. Nada mais, nada menos. Meu provérbio sobre liderança é este: aquele que acha que lidera, mas não tem ninguém que o siga, está apenas dando um passeio.” John C. Maxwell em seu livro você nasceu para liderar “Liderar é comunicar às pessoas seu valor e seu potencial de forma tão claras que elas acabem por vê-los em si mesmas”.
Stephen R. Covey – Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes.

Um abraço a todos e até o próximo artigo,
Marcinéia Oliveira

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7 Comentários
  • juraildo batista leitão
    14 de outubro de 2013 ás 10:23

    passar seus conhecimentos a alguém te torna cada vez mais sábio.obrigado

  • bony sodre
    20 de abril de 2014 ás 21:03

    obrigado pela a consutoria;

    onde eu encomtro um dvd que mostre isso?

  • Ricardo Bandeira da Cruz
    16 de maio de 2015 ás 11:38

    Dividir conhecimentos é construir e fortalecer uma base entre pessoas embora seja em diferentes níveis.

  • Meneghetti
    20 de maio de 2015 ás 18:00

    Muitos profissionais e empreendedores deveriam tomar consciência desses fatores, necessários para o desenvolvimento pessoal e de negócios.

  • "Trainee"
    6 de setembro de 2015 ás 01:45

    Sou bacharel em administração e trainee de uma grande multinacional. Eu tenho que liderar pessoas que têm mais conhecimento das funções que eu. Não me sinto preparada ou capaz de fazer isso. Muitos funcionários são mais velhos e experientes que eu, acabam me orientando mais do que permitem que eu os oriente. Não sei como mudar isso, como me impor ou me organizar para atender as necessidades deles.

  • Fernando Martins
    10 de agosto de 2016 ás 13:20

    Ótimo artigo. Senti falta da indicação de ferramentas online mais colaborativa para líderes de equipe no controle de tarefas. Acredito que o time atua mais integrado e colabora diretamente para atingir os resultados da empresa. Usamos na nossa empresa a Ferramenta da Nuubes.

    Acredito que pode agregar muito valor na gestão de um líder.
    http://nuubes.com/nuubes-task-gestao-de-tarefas

    Sucesso a todos!

  • Luiz Henrique Coelho
    13 de novembro de 2016 ás 09:37

    Só tenho a agradecer pelo artigo, ficou ótimo. Me ajudou muito à entender um pouco mais sobre liderança e, até sobre eu mesmo.

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