E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Aprendendo a fazer Networking

Aprendendo a fazer Networking

Networking-for-latino-mbas-LAM-Social-Club1
Com as transformações no Mercado de Trabalho, boas indicações passaram a ser um dos requisitos para à conquista de uma nova oportunidade. É necessário conhecer alguém que possa dar referências ou fazer uma apresentação do candidato , quando surge uma vaga, mas para isso é necessário ter e manter uma boa rede de relacionamentos. (Networking)
Não é apenas um termo moderno, passou a ser essencial para quem busca uma boa Colocação.

Networking – rede de relacionamentos, que alguns autores denominam de lista de contatos profissionais e pessoais. Objetivo da rede: Fazer e manter contatos para estreitar relacionamentos e compartilhar conhecimentos e ideias, troca de generosidade. É uma rede benéfica que visa ajudar dar suporte e pode vir a gerar, uma apresentação, indicação ou até mesmo uma nova oportunidade.

Os princípios para o bom networking: ser amigável, dar para receber, trocar conhecimentos, experiências.
Com quem deve ser feito? Amigos, pessoas do ambiente de Trabalho que conheçam bem seu perfil ou com novos conhecidos que compartilhem de uma mesma ideia ou atividade. Cursos, Grupos da Igreja, comunidade, esporte, entre outros. Segundo Keith Ferrazi, autor do livro Nunca Almoce Sozinho, a Bíblia do Networking, o segredo do sucesso se resume em uma única palavra – generosidade. Cada nova pessoa que conhecer acrescentará, somará mais chances de ajudar e ser ajudado.

Razões para criação de uma rede de contatos: Agregar novas experiências, por melhor que alguém seja não conseguirá fazer tudo sozinho, a força do grupo completa os pontos fracos de cada indivíduo, satisfação pessoal em ajudar, crescimento profissional.

Trabalhar à rede é estar disposto a ter pontes entre as pessoas e estabelecer relações de colaboração, saber se comunicar e interagir é importante: aproveite às oportunidades para fazer novos contatos. Participe de eventos, cursos, palestras, e outras atividades em que possa sempre conhecer novas pessoas, troque informações como; nome, endereço telefone, e-mail. Nessas ocasiões ande sempre com um currículo e cartão de visitas. Interaja sempre com seus contatos nas redes sociais, não esqueça datas importantes, aniversário, páscoa e festas de finais de ano.

Networking é uma atividade que deve ser desenvolvida pelo resto da vida. Um dos erros mais graves é procurar à rede só no momento em que necessita. Adicione à sua rede pessoas que possam falar sobre você, e que você confie. Adicionar pessoas que não tenha aproximação ou afinidades, ou até mesmo pessoa de cargos importantes das empresas pode soar como interesse, desespero ou até mesmo uma atitude inconveniente. Networking requer qualidade e não quantidade. Não adianta ter um grande número de pessoas na lista e não se comunicar com elas, é preferível ter um número menor que possa sempre está trocando ideias.

O linkedin é uma ferramenta importante para o networking profissional. Existem vários grupos divididos em áreas e suas especialidades, onde os candidatos e recrutadores debatem e compartilham conteúdos. Você pode fazer parte desses grupos e compartilhar com eles conhecimentos e novas ideias, trocar feedbacks, aprender e ensinar. Networking é perseverança, requer esforço, desde que bem trabalhado pode abrir um leque de possibilidades.
Liana Cláudia R Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • Tayane Souto
    25 de agosto de 2013 ás 03:48

    Adoro seus textos =D

    • ffescritor
      25 de agosto de 2013 ás 15:32

      Tayane, seja bem vinda.
      Obrigado pela visita e pelo seu comentário positivo. Volte mais vezes e compartilhe com sua rede.
      Bom fim de semana,
      Fernando

Total
0