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Atendimento de Excelência

Atendimento de Excelência

O que leva um cliente retornar para comprar no mesmo estabelecimento?
A resposta é simples, um bom atendimento. Mas, o que significa “bom atendimento”? Como sabemos se estamos dando ao nosso cliente um atendimento adequado?

Não importa com o que você trabalha – produtos, serviços, imagem etc. O atendimento é indispensável para o sucesso de seu negócio. Apesar disso ser uma obviedade, por que o atendimento ao consumidor é de baixíssima qualidade? Basta olharmos para os 4 milhões de reclamações postadas em 2010 no site “reclame aqui,” para vermos que há um grande abismo entre empresas e consumidores. Quais as conseqüências para o seu negócio? Primeiro veremos algumas razões para o mau atendimento.

– Profissional certo no lugar errado
– Falta de conhecimento daquilo que vende
– Falta de comprometimento
– Ausência de sinergia entre empresa/profissional

Apesar da mídia especializada e consultores falarem sobre atendimento, ainda vemos uma lacuna muito grande entre falar e fazer. É preciso que os líderes, empresários e responsáveis, entendam a importância do atendimento. Para isso, é preciso “investimento.” É aqui que o bicho pega.

Investimento em treinamento ainda é um grande tabu nas empresas brasileiras, pelo menos nas PMEs. Essas empresas ainda consideram como custo. Em parte por desconhecimento ou mesmo por comodismo.

A verdade é que o “mau atendimento” vem causando grandes baixas entre as fileiras de clientes outrora fiéis.

A perda de clientes gera anualmente às empresas milhões de dólares em custo. Sendo assim, o atendimento se mostra como ferramenta indispensável para o sucesso dos negócios de qualquer empresa.

Um abraço

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4 Comentários
  • Marcos Tresler
    30 de maio de 2011 ás 22:30

    Sim, é verdade.

  • Rita Scheffer
    1 de junho de 2011 ás 00:31

    Nossa o atendimento é primordial, independente do que tenha acontecido com você, o cliente não tem nada a ver com o seu dia! Outro dia mesmo em um 0800 falei com uma menina sobre o que eu queria, e ela perguntou 3 vezes sobre o assunto e com muito mau humor e rispida, simplismente respondi a ela que não deveria ter ido trabalhar naquele dia, e desliguei o telefone,tão irritada quanto ela, retornei a ligação e tive a sorte de ter uma atendente que era um sonho de pessoa, simpática, amável, que conseguiu apagar toda aquela má impressão que a outra causou, sendo da mesma companhia. É complicado, só não podemos fazer o jogo da má vontade. Devemos no mínimo ter respeito para com a pessoa que está solicitando uma ajuda! Simples como 1+1= 2

  • marcio
    6 de outubro de 2012 ás 17:04

    O bom atendimento é: Ser qualificado no que faz. Pena que as pessoas estão cada vez mais trabalhando e menos estudando(se qualificando), mas em determinadas empresas o quesito qualidade é pouco usado e pouco difundido, e mais quantidade. Todo profissional que se preza pensa em qualificação e o faz…

  • Frankc José de Andrade Medeiros
    16 de março de 2013 ás 01:02

    Para mim, um bom atendimento começa desde que adentro os estabelecimentos comerciais, começando pela forma como sou abordado e principalmente, pela atenção que me é dispensada pelos vendedores. É de fundamental importância para os clientes externos, serem bem recebidos e terem toda a atenção de que precisarem, sem que notem quaisquer indícios de má vontade por parte de quem estiver atendendo. Há vendedores que só gostam de atender pessoas de classe alta ou que estejam trajando roupas caras, dispensando o restante. Geralmente valorizo mais áqueles que são humildes, prestativos e solícitos, pois estes sabem buscar para si e para as organizações onde trabalham, novos e fiéis clientes.
    Eu não só faço questão de voltar sempre na loja destes tipo de colaborador prestativo, como faço propaganda e divulgação grátis dos bons atendimentos.

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