E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Bate Papo com o Líder – Como se tornar um Líder inspirador

Bate Papo com o Líder – Como se tornar um Líder inspirador

Já notou que a maioria dos líderes que passou pelas nossas vidas não acrescentou nada? Infelizmente muitos profissionais ainda confundem gerenciar com liderar.

 

A liderança, entre outras coisas, exige envolvimento com as pessoas. Exige comprometimento. Os chefes, disfarçados de líderes, se preocupam apenas em sugar o conhecimento de seus liderados. Querem apenas “resultados” não se preocupando com o “como”.

 

“Se você deseja ser um líder eficiente deve ter comprometimento. O verdadeiro compromisso inspira e atrai as pessoas. Mostra a elas que você tem convicção. As pessoas acreditarão em você apenas se você mesmo acreditar em sua causa. As pessoas primeiro aceitam o líder, depois os seus planos”. – As 21 indispensáveis qualidades de um líder, Editora Mundo Cristão – 1999 por John Maxwell.

 

Peter Drucker, o mestre em Administração, sempre lembrava que lidamos com pessoas, e pessoas tem sentimentos. Pessoas têm necessidades, processos, não. Por isso os gerentes enfrentam tantas dificuldades em serem fontes de inspiração. Alguns na verdade são comparados a morcegos. Vivem voando e dependem do sangue alheio.

 

O mestre em liderança John Maxwell comenta em seu livro “as 21 leis da liderança” que “nós só podemos dar aquilo que temos”. Isso é uma verdade. Como ser um bom líder, se por dentro houver apenas um gerente?

 

Ser um líder inspirador exige esforço e abnegação. Quer dizer, eles devem se preocupar mais com os outros do que consigo mesmo. As pessoas que passarem pela vida de um líder inspirador, ou um líder nível 5, como diz Jim Collins, precisam ser contagiadas e ter suas vidas transformadas. Se você acha tudo isso difícil, “bem vindo à liderança” – Jack Welch. O grande líder da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill deu a dica: “liderança é exemplo, exemplo, exemplo”.

 

Bem, espero que tenham gostado desse papo. Grande abraço a todos,

 

Fernando Fernandes

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários
  • DEISI LAIS MULLER
    16 de março de 2015 ás 19:50

    Simplesmente perfeito Fernando Fernandes, sem palavras, até me emocionei ao ler este tema sobre liderança, no mínimo inspirador. abraços e sucesso!!!
    Deisi Muller

  • carla renata rodrigues
    17 de março de 2015 ás 13:11

    Muito inspirador, retrata a realidade da liderança, e realmente no dia a dia o exemplo que comanda a equipe.

  • Nadja Raquel Pinto
    23 de março de 2015 ás 15:29

    Sensacional!
    Digo sempre ao que me acompanham em minha trajetória profissional que só se exerce uma boa liderança quem acredita ser o exemplo dela. Lideramos pelo o que somos e não pelo que queremos ser.

    Grande abraço .

  • Rogério Soares Medeiros
    2 de maio de 2015 ás 11:11

    Acrescentando o líder de hoje tem que ter:
    Adaptabilidade, discernimento, perspectiva, comunicação,segurança,serventia, desenvoltura, maturidade, resistência, contabilidade.

  • Rafael Alfredo
    5 de fevereiro de 2017 ás 18:35

    boa proposta imagens e vidéos são essenciais para evoluir como lider.

Total
0