E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Bate papo com o Líder – Gerência ou liderança?

Bate papo com o Líder – Gerência ou liderança?

chat iconMuitos artigos já foram escritos sobre o tema. Não sei qual sua opinião, mas, especialistas têm dito que são coisas bem diferentes. Peter Drucker disse: “Você gerencia processos. As pessoas são lideradas”. Essa também é a opinião de Jack Welch e de Jeffrey Gitomer, renomado escritor e palestrante.

Eu também penso da mesma maneira. Gerência e liderança são diferentes. Claro que os gerentes devem ser líderes. No entanto, ao lidar com suas equipes, eles exercem a função de líderes e não de gerentes. Ele é gerente quanto a todos os processos inerentes ao cargo, ponto.

Mas, quais as atribuições ou competências para um líder de sucesso? Após minhas palestras essa pergunta sempre vem à tona. A fim de responder essa importante questão, resolvi citar o que disse Jeffrey Gitomer sobre liderança:

  • Mantenha uma atitude positiva. Voltada para a solução. Voltada para a ação. Voltada para pessoas. Seu entusiasmo gera sucesso.
  • Abrace a mudança. A mudança é inevitável. Seguidores tendem a resistir a mudanças. É marca de um líder abraças mudanças e tirar proveito das oportunidades que ela oferece.
  • Dissemine a coragem. Douglas McArtur disse: “A coragem nada mais é do que o medo que perdura um pouco mais”. Bom conselho. George Patton disse: “Não sigo conselhos dos meus medos”. Outro bom conselho. Líderes escolhem a coragem.
  • Assuma um risco. O maior risco é nunca assumir um. Os líderes são determinados a vencer ou tentar novamente.
  • Comunique- Os líderes dão o exemplo de uma comunicação aberta. Use a cabeça. Diga o que sente. Fale com sinceridade.
  • Ouça. Os líderes ouvem para aprender. Os líderes ouvem para entender. Sua equipe tem necessidades – simplesmente ouça. Seus clientes conhecem as necessidades que têm e sabem o que está acontecendo na linha de frente de suas empresas, então – Simplesmente ouça.
  • Delegue e capacite. (treine) Líderes compartilham responsabilidades. Eles não ditam, apenas definem exemplos para os outros seguirem. Líderes estimulam o crescimento das pessoas desafiando-as a assumir novas responsabilidades, encorajando-as a ter sucesso e apoiando-as quando fracassam. Líderes entendem que os erros são lições no caminho do sucesso.
  • Entenda os outros, A si próprio e sua situação. Líderes entendem a importância de uma mente aberta, curiosa. Uma busca constante por conhecimento traz maior entendimento. Entenda a si próprio primeiro.
  • O comprometimento é o catalisador que torna todas as outras qualidades da liderança uma realidade. A dedicação diária ao comprometimento é a diferença entre líderes e candidatos a líderes.

FONTE: Estratégico livro da liderança. Editora MBooks

Acredito que sempre encontrará outras competências, mas aqui estão as que considero relevantes para uma liderança de sucesso. Se gostar das dicas, poderá ler também outras obras do autor, como: “A bíblia de vendas” e “Meu livro vermelho de vendas”.

Um grande abraço a todos e até o próximo artigo.

Fernando Fernandes

www.programacases.con.br

Post Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0