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BATE PAPO COM O LÍDER- Você sabe o que siginifca delegar?

BATE PAPO COM O LÍDER- Você sabe o que siginifca delegar?

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Você sabe o que significa delegar?

Talvez essa seja uma das tarefas mais difíceis para um líder. A maioria dos líderes que conheci não abria mão de nada. Queriam tomar todas as decisões, mesmo quando havia um corpo de gerentes competentes.

Posso afirmar que essa característica trás muitas dores de cabeça e muita frustração para os funcionários.

Delegar não significa que o líder deve entregar a chave da empresa para seus funcionários. Significa que ele dividirá algumas das atribuições e tarefas com seu pessoal. Delegar significa também deixar que pessoas chaves façam parte do processo, que não sejam excluídas e alijadas de processos e decisões. Algumas responsabilidades caberão apenas ao líder da empresa. Claro, isso é óbvio.

No entanto, quando uma companhia toma a decisão através de sua liderança para que mais pessoas participem em tomar decisões, delegando a elas algumas responsabilidades decisórias, isso gera um espírito cooperativo altamente saudável. Afinal, a empresa está enviando um recado claro – “Nós confiamos em vocês”. Não há nada melhor para um funcionário, saber que goza de confiança por parte de seus líderes. Isso significa dizer que a empresa está “reconhecendo” o esforço e trabalho das pessoas. Ser reconhecido está no topo das necessidades básicas a ser atendida pelos seres humanos.

Não precisamos repetir que essa coisa de cavaleiro solitário é muito bom em filmes. Nas empresas somos interdependentes. Não há líder sem equipe, e uma equipe precisa de um bom líder.

Espero que tenham gostado desse papo.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

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Sem comentários
  • Fernando Chaves
    14 de julho de 2014 ás 11:48

    Uma das razões pelo qual muitos lideres não tem confiança em delegar funções importantes para membros da equipe, é o fato de não conhecerem bem as pessoas que estão na equipe. Esse conhecimento da equipe deve começar no momento da contratação. A maioria das empresas, contratam pessoas pelo currículo, e demitem pelas atitudes. Ao meu ver, todo líder deveria investir pelo menos 30% do tempo contratando e treinando as pessoas. Dessa forma, ele teria mais facilidade em delegar, pois saberia o perfil, ou seja qual pessoa desempenharia melhor esse papel. E teria confiança, pois sabe como a pessoa foi treinada.

    • ffescritor
      14 de julho de 2014 ás 19:58

      Fernando, Obrigado por visitar nosso Blog e também por seu excelente comentário, com o qual concordamos. Esperamos poder vê-lo mais vezes por aqui. Se puder, compartilhe com a sua rede.
      Desejamos uma boa semana de negócios.
      Fernando Fernandes

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