E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Chefiança ou Liderança?

Chefiança ou Liderança?

Acredito que ainda haja muita controvérsia sobre o papel do líder. Embora os livros estejam repletos de sugestões sobre o assunto, ainda vemos muito descompasso entre o "SER" e o "FAZER." Como sempre comenta J.Maxwell, tudo começa e finda na liderança. Assim, fica evidente, cada vez mais, a importância do líder Nível 5 para alavancar uma empresa.

Quais então, sãos as diferenças entre um chefe e um líder? Dê uma olhada em algumas delas.

– O chefe dirige seus subordinados ― o líder os treina.
– O chefe depende da autoridade ― o líder depende da boa vontade.
– O chefe inspira medo ― o líder inspira entusiasmo.
– O chefe diz: "Eu" ― o líder diz: "Nós".
– O chefe enfatiza o responsável pela falha ― o líder enfatiza a falha.
– O chefe quer que as pessoas saibam como ele fez ― o líder mostra como fazer.
– O chefe afirma: "Vá" ― o líder afirma: "Vamos!"
 

Alguns líderes acabam se tornando "bombeiros." Se especializam em apagar incêndios localizados e pontuais, sem atacarem o foco dos problemas.

Os verdadeiros líderes sãos inspiradores e se preocupam em fazer com que sua equipe trabalhe motivada, debaixo do mesmo teto e da mesma visão. Os chefes muitas das vezes, atuam como repelente e anti- aglutinadores.

Segundo Jack Welch, veja as principais características de líder.

– Os líderes são incansáveis em melhorar a sua equipe.
– Os líderes se empenham para que as pessoas na só se compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem.
– Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo.
– Os líderes angariam confiança com franqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios.
– Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base no instinto.
– Os líderes questionam e instigam.
– OS líderes inspiram à assunção de riscos e o aprendizado constante, dando exemplo.
– Finalmente, os líderes comemoram.

Um forte abraço

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários
  • Renata dos santos
    25 de maio de 2011 ás 08:21

    legal!!!acredito que ficou mais doque esclarecido.. parabéns

  • Rita Scheffer
    1 de junho de 2011 ás 00:24

    Hahahahahaaha, qualquer conhecidencia é mera semelhança do que venho vivendo! A chefiança está comprometida e levando a liderança ao desgaste!

  • Noélia S. Matos
    28 de julho de 2011 ás 12:45

    Excelente, deveriam existir mais lideres, mas geralmente é ao contrário

  • cassia silva
    5 de janeiro de 2013 ás 19:13

    Muito bom ! Ficou bastante claro.

  • Anderson Rafael Nardi
    6 de janeiro de 2013 ás 19:56

    Boa mensagem.

    Isso é mais do que um fato, é uma relidade doentia que se extende por uma vasta gama de empresas no país. A falta de líderes tem se mostrado um problema extremamente grave na atualidade. E pelo que parece as empresas não têm dispendido energia alguma no garimpo da liderança.

    Como funcionário eu tenho visto muita chefiança, e quase atitude alguma da liderança. Todos parecem cegos aos fatores que realmente causam os problemas.

    Parece que as pessoas que ocupam cargos de confiança estão cada vez menos comprometidas com seu trabalho, oque sobrecarrega todos os subordinados a ele deixando toda a estrutura empresarial extremamente deficiente.

    É realmente um fato lamentável a falta de maturidade da liderança atual. Precisamos urgentemente mudar essa cultura ignorante que afeta a liderança das principais empresas no país!!!

    “Procura-se líderes que apontem menos e se comprometam mais!!!!”

  • Esmaile Luciano Kienen
    7 de janeiro de 2013 ás 10:02

    Muito bom, acredito que o tempo de subir na mesa tenha acabado, hoje simplesmente aparecendo um Chefe com este perfil o mesmo não é atendido prontamente pelos seus colaboradores que se afastam e fazer apenas o necessário para evitar atritos, o líder é um requisito indispensável para cativar a equipe e produzir o máximo para a empresa, nestes tempos onde temos um “mix” de atribuições e direitos, não é apenas o salário que faz o colaborador produzir mas sim o envolvimento com os objetivos e “valorização” dos resultados. O líder deve ter autonomia para moldar a sua equipe. Abraços a todos!

  • SImey Souza
    7 de janeiro de 2013 ás 10:32

    Esclarecedor, motivador e rico material disponibilizado. Parabéns!!! Apesar dos pesares e de muitos ainda não entenderem que um Gestor de sucesso começa em um bom líder, achei muito bom!!!

  • Luciana Rodrigues
    7 de janeiro de 2013 ás 11:32

    Adorei o artigo. Parabéns.
    Explica bem a diferença entre líder e chefe.
    Deveriam existir sim mais lideres. Mais as pessoas nunca é sem por cento líder ela tem dos dois, um pouco de líder e um pouco de chefe.
    Agora as pessoas tem que trabalhar mais o seu lado líder do que do chefe, pois no tempo em que estamos vivendo chefe esta perdendo o lugar e quem estar se destacando são os lideres.

  • anderson mota
    8 de janeiro de 2013 ás 10:36

    E por isso que eu não dou moral pro meu lider, ele quer ser chefe

  • Julio C.S. Marcelino
    8 de janeiro de 2013 ás 17:14

    Excelente,acredito que ficou mais doque esclarecido.. parabéns

  • Tavares
    11 de janeiro de 2013 ás 00:11

    Olá, também gostei muito deste artigo, pois eu me enquadro no perfil do mesmo!
    Administro uma filial que possui 50 profissionais diretos e indiretos e sei o quanto as empresas sofrem com dificuldades para encontrar verdadeiros lideres. Já li e ouvi relatos que verdadeiros lideres são natos, mas eu provo que não, pois eu próprio consegui desenvolver minha liderança. Palavras ou frases chaves para o processo desenvolvimento: desligar-se um pouco do capitalismo e inserir-se no humanismo; ser sábio; honesto; humilde; saber escolher pessoas trabalhem em equipe ou fazer as pessoas entenderem importância; amar; respeitar; saber o limite das coisas; deixar claro seus objetivos e se seus profissionais não forem tão bons torne-os bons aplicando o conhecimento e habilidades que você possui, mas faca tudo de coração e não seja somente racional.

  • Geraldo Vaz
    14 de janeiro de 2013 ás 12:31

    VISÃO CLARA E DINÂMICA DO LIDER
    PARABENS

  • Ari Pitombeira
    14 de março de 2013 ás 11:21

    Acredito que muitos liderados contribuem para que seu líder torne-se um chefe. Omissão, medo, pressão, para citar apenas alguns exemplos, crescem cada vez e se tornam fatores impeditivos de uma boa liderança. Concordo em parte que não se nasce totalmente líder. É uma virtude que deve e tem de ser tratada, aprimorada e as vezes aprendida. Muito pode contribuir com este progresso o liderado ou o chefiado. Enfim, na realidade falta empatia de ambas as partes. Abraços.

Total
0