E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como definir o seu Público-Alvo para atingir

Como definir o seu Público-Alvo para atingir

Uma das formas mais assertivas, para se definir o público-alvo para atingir é olhando para dentro do seu negócio, como se você fosse apenas um expectador.
 
Eu explico: Imagine que você é apenas um convidado para estar ali naquela empresa. Analise com calma, todos os últimos pedidos ou vendas geradas. Perceba as vendas com maior valor agregado, aquelas de maior volume financeiro, as que são mais rápidas em um todo (pedido-entrega), as mais demoradas, as menos lucrativas…
 
Observe cada uma delas sem julgamentos (por isso, a importância de você despir-se da função de empreendedor neste momento).
 
Após fazer isso, faça um levantamento das maiores oportunidades e ameaças que o seu mercado lhe oferece e as relacione com os pontos fortes e fracos do seu negócio. Em outras palavras, faça o exercício da matriz SWOT ou FOFA, como a chamamos em uma versão “abrasileirada” (se é que este termo existe).
 
Deste exercício, os pontos fortes devem ser analisados diretamente com os tipos de venda realizados. Onde os pontos fortes de sua empresa se destacam? Em qual tipo de venda realizada por sua empresa o seu diferencial mais se destaca?
 
Perceba, não estou dizendo para você escolher apenas as vendas mais lucrativas, pois na maioria das vezes, muitos de nossos pontos fracos estão ali, isto é percebido pelo público-alvo em questão, aí perdemos força e competitividade para se dedicar somente a isso.
 
Encontrando a relação certa entre negócios realizados a partir dos seus pontos fortes e as vendas rentáveis para um público-alvo que perceba o seu valor agregado, desde que, em quantidade suficiente para justificar a escolha, passe a direcionar sua comunicação para aumentar este tipo de venda. 
 
A definição do seu Público-alvo depende de você entender, onde vale a pena dedicar seus esforços. Pois não se trata de vender bem, ou de vender bastante, mas sim, de “vender bem sempre”.
 
Por ter a oportunidade de trabalhar como consultor em meio a empresários muito bem-sucedidos, tenho aprendido a visualizar com maior clareza que o sucesso destes está diretamente ligado a fidelidade que eles dão ao seu público-alvo e não o contrário.
 
Fala-se muito em buscar um público-alvo fiel, mas a maioria dos empresários muda muito rapidamente de foco, sempre em busca de lucro imediato, o que compromete absurdamente a sua relação com as pessoas. Assim, sua empresa não se firma como referência para nenhum público-alvo.
 
Caso queira saber muito mais Dicas e ainda, ter acesso a exercícios práticos para definir com eficácia o seu público-alvo, baixe o E-book Gratuito que escrevi e que está disponível para download através deste link:
 
 
Espero que você goste e que o seu conteúdo lhe seja útil.
 
Caso tenha dúvidas, ou queira deixar sua opinião sobre o assunto, por favor, use o campo de comentários abaixo. Será um prazer lhe responder e ouvir seu ponto de vista sobre o assunto.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários
  • Monica Alceno
    12 de novembro de 2014 ás 11:03

    Olá Adriano, estou querendo definir meu publico alvo, quero saber o que meu publico quer ou precisa para vender atendendo essa necessidade. Tenho ponto comercial próprio, já li milhares de artigos mas não entendo como colocar em prática, já pensei em fazer uma pesquisa por amostragem, mas perguntar o que? O que você quer comprar? rs
    Desde já agradeço se puder responder.

  • Adriano Foss
    29 de junho de 2015 ás 21:46

    Oi Mônica! Atenha-se ao problema em questão que é o que traz as pessoas até o seu negócio. O segredo não está em vender o que eles querem comprar, mas entender qual o real problema, para então resolvê-lo. Muitas vezes um cliente com dor de cabeça, sofre do fígado e não sabe, logo o remédio para dor de cabeça não irá resolver o seu problema e ele seguirá descontente, entende? Envolva-se, converse com eles, perceba o equilíbrio entre valor e preço no seu mercado. Ofereça atenção e vá a fundo para realmente ajudá-los e o retorno virá. Se você se focar no seu problema que é vender e fazer dinheiro, acabará perdendo o foco. Os clientes são o seu negócio, vender mais é consequência de satisfazer os primeiros, para que os segundos e terceiros venham confiantes e indicados pelos primeiros. Bom trabalho e sucesso!

  • sim
    3 de agosto de 2015 ás 11:29

    VOCE E FEIO

  • Isabela Cenachi Pesce
    25 de agosto de 2015 ás 19:15

    Vídeos são muito bem vindos para a promoção de um produto ou marca na internet! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=xXhZz9cULeU

  • Fabiana de Souza Alves
    24 de maio de 2016 ás 12:24

    Gostei muito das suas dicas de como conseguir um público-alvo.Parabéns.

  • DOUGLAS TAVARES
    8 de setembro de 2016 ás 15:06

    Como definir público alvo de um negócio nascente?

Total
0