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Como Fazer Venda Sustentável

Como Fazer Venda Sustentável

Sustentabilidade é uma das palavras mais lidas e escritas nos meios de comunicação ultimamente. Em quase cem por cento dos casos, a palavra está relacionada com o uso inteligente dos recursos de nosso planeta.

No entanto, podemos usar a sustentabilidade em vendas. O que é uma venda sustentável? Muitos vendedores com a preocupação de gerar resultados e cobrir suas metas, focam sua atenção na venda a curto prazo. Tornam-se profissionais imediatistas. Tudo o que parecer distante é descartado. No entanto, para que seus resultados não tenham picos e vales, é preciso pensar em venda sustentável.

Vamos tomar com exemplo, uma loja de roupa masculina. O vendedor interno, quando atende seu cliente, tentando encantá-lo e seduzi-lo, talvez, sem o saber, está praticando a venda sustentável. Quando um cliente percebe que foi atendido com excelência, sai da loja falando bem do produto e do estabelecimento. Fala para seus parentes, amigos e colegas de trabalho. Isso gera um boca a boca poderoso e positivo, o que os especialistas chamam de Marketing viral. A conclusão é que esse cliente não só voltará mais vezes, como também trará novos consumidores. Isso é sustentabilidade em vendas.

Agora, falando do ponto de vista do vendedor externo e usando a mesma ilustração.

Quando o vendedor visita seu cliente para vender seus produtos, ele precisa não pensar apenas nos resultados daquele mês. Precisa visualizar os doze meses do ano e como conseguirá cobrir suas metas sem sobressaltos. É verdade que pensar nas vendas imediatas é uma grande tentação, especialmente para se ver livre da pressão da gerência; mas, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, já dizia o poeta. Em vista disso, é preciso fazer vendas prospectivas de médio e longo prazo.

O que é isso? É quando o vendedor visita os prospects preparando-os para a compra. Muitas das vezes, como sabemos, a venda não acontece. Às vezes, os clientes querem comprar, mas há imprevistos, como, estoques autos, resultados fracos, férias de quem decide etc. O vendedor de forma inteligente, visita esses clientes com o mesmo entusiasmo. Acredita que a venda acontecerá a médio ou a longo prazo. Isso evita que haja um GAP entre suas vendas imediatas e as futuras. Com isso, consegue resultados crescentes sem grandes oscilações. Isso é venda sustentável.

“É preciso que os profissionais na área comercial entendam que as vendas acontecem por causa do relacionamento criado. Os clientes só compram de quem gostam e de quem confiam.” ― Jeffrey Guittomer

Um forte abraço a todos,

Fernando Fernandes

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