E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho

Psicólogos e terapeutas especializados em doenças ocupacionais afirmam que
muitos problemas de saúde são desencadeados no ambiente de trabalho.
Competição acirrada, pressão por resultados imediatos, acumulo de
atividades, problemas pessoais e as exigências do cargo são alguns dos fatores que contribuem para o aumento do estresse negativo. Estresse tem
sido definido como uma sensação interior quando não podemos responder a
um desafio. E a ansiedade é a segunda fase do estresse, a primeira é
desencadeada por uma série de atividades ou comportamentos
estressantes, a terceira fase é a perda do equilíbrio emocional. E se esta situação persiste por um longo período pode comprometer a saúde física, mental ou emocional.

Muitas coisas que estressam as pessoas estão relacionadas com o futuro, e em alguns casos podem até serem irreais apenas possibilidades e pensamentos inquietantes. Mas um dos fatores que mais desencadeia problemas de saúde relacionados com estresse negativo é
acumulo de tarefas.

Dr. Adrian White aconselha em seu livro Estresse: métodos práticos para
recuperar a saúde aplicando a medicina complementar, diz: “Ninguém quer
sentir-se mal, mas é o que acompanha a preocupação. Para recuperar a saúde
você precisa interromper o circulo vicioso.”

Um profissional que vive apagando incêndios o tempo todo e acumula muitas
atividades acabara em algum momento sentindo fisicamente os efeitos
negativos do estresse. Para evitar isto é preciso algumas atitudes.

1.Priorizar e organizar

A palavra chave é priorizar as atividades por grau de prioridades e
urgências. Pois, não tem como uma equipe trabalhar de modo organizado se
a todo momento atende desordenadamente requisições e chamados. Às vezes não é nosso trabalho em si que nos estressa, mas as pessoas desorganizadas a nossa volta.

Mesmo com uma agenda organizada e prioridades definidas sua rotina diária
pode ser interrompida por atividades inesperadas. O que fazer?

2.Controlar as emoções

David Ryback, em seu livro intitulado – Emoção no local de trabalho aconselha:
“Ser emocionalmente inteligente não é ser competitivo nem despreocupado. É
saber usar sua sensibilidade emocional seja qual for seu nível deprofundidade.”

3. Metas pessoais e profissionais

Definir objetivos e expectativas nos ajuda a direcionar nossa energia e
nosso empenho para atividades que impactarão mais em nossa vida. No
entanto, é preciso definir metas de modo correto. Primeiro elas precisam ser viáveis, porque se forem além de sua capacidade acarretara em mais ansiedade e frustração,alem de ser pressão desnecessária. Analise sua rotina diária e estabeleça alvos a curto, médio e longo prazo, defina o que você deve fazer para alcançá-los. Deixe a preguiça de lado e empenhe-se, você sentirá renovado ao alcançar seus objetivos tanto na sua vida pessoal ou profissional.

Concentre-se nas coisas mais importantes, aquelas que farão com que seja mais bem sucedido, assim você evitará desperdiçar sua energia com coisas insignificantes

4.Respire fundo

Uma das coisas que mais observamos quando lidamos com pessoas estressadas e ansiosas é que elas têm uma respiração instável. Por isso, é importante dar atenção ao modo como respiramos. Uma respiração lenta, profunda e rítmica acalma e aumenta o nível de oxigênio em sua corrente sanguínea, além de remover o nível de dióxido de carbono e levar mais oxigênio a seu cérebro, que responderá favoravelmente liberando endorfina, hormônio que nos ajuda a ficar mais calmos e relaxados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários
  • Sergio Ferreira
    17 de fevereiro de 2012 ás 12:55

    Todos sabem que o nosso mercado está crescendo e exigente,no início da minha carreira tive muito problemas de relacionamento,porque me estressava com colegas e supervisores acabava saindo da empresa ou mudando de setor,num dia conversei com o meu avô (bem vivo e forte por sinal,81 anos duas aposentadorias).Meu filho quando se entra na empresa deixe suas “bolas” na portaria…depois na hora de ir embora pegue- as de volta,desculpem o termo bolas….mas foi desse jeito que ele falou!resultado: quando eu bato o meu ponto sou o funcionário com chamados para atender no prazo,visando o sorriso nos lábios do meu cliente e até terminar o expediente sou assim ando na linha,quando bato o ponto para sair,sou eu pai de família voltando para casa,no início achei estranho tinha dúvidas se estava virando ATOR,quase.Mas o grande resultado foi que o meu stress acabou minhas atividades com os clientes são 98% sem estress e quando acontece uma situação eu vou até o fim isolando o problema e se não resolver eu escalo o caso a supervisão,me envolvo apenas com as minhas funções,o bom mesmo é cuidar da gente e nãpo dos outros,o estress maior as vezes pode ser até aquela pessoa que foi promovida (poxa! ele foi promovido e eu não)isso acontece e são coisas que n ão podemos mudar,temos mesmo é que garantir a nossa sobrevivência e crescer cada vez mais nesta empresa ou em outra,sem stress!!!!

  • BARBARA
    24 de setembro de 2012 ás 08:31

    DICA

Total
0