E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como planejar e controlar resultados

Como planejar e controlar resultados

O problema de todo empresário iniciante é saber qual a relevância em se elaborar relatórios gerenciais financeiros adequados para acompanhar a demonstração do resultado dos negócios, a fim de proporcionar as melhores tomadas de decisões da empresa. Este artigo vai auxiliar os empreendedores a elaborar um bom relatório e a sua devida importância nas tomadas de decisões.

Não podemos esquecer que nem todos os empreendedores tiveram a oportunidade de cursar um ensino técnico ou uma graduação universitária, tanto é que se faz necessário auxiliar os profissionais na elaboração de relatórios gerenciais eficientes. Dando continuidade ao assunto do artigo anterior que faz referência a importância em elaborar um EVEF – Estudo da Viabilidade Econômica e Financeira, seguiremos nesse contexto de organização e tomada de decisões.

No ambiente empresarial, decidir-se antecipadamente significa planejar o futuro da empresa, que pode ser concebido a nível administrativo, operacional ou até mesmo estratégico. O empresário precisa avaliar todas as instabilidades financeiras do mercado e planejar antecipadamente seus negócios, a fim de não ter perdas financeiras em curto ou longo prazo.

O desempenho da empresa deve ser avaliado a partir de um conjunto de dados ou informações que permitam conhecer a realidade financeira num determinado momento. Adotar ferramentas eficientes possibilita a apresentação de subsídios no planejamento futuro da organização, além da expectação de correções de rumo e novas formas de atuação no mercado de negócios.

A elaboração dos relatórios gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, pois as premissas básicas para que haja êxito econômico e financeiro deverão ser alicerçadas por um sistema de informações confiável, a fim de assegurar aos gestores o conhecimento das variáveis mais expressivas na determinação dos resultados. Elaborar um relatório eficiente deve seguir o roteiro abaixo:

  1. Objetivos do relatório;
  2. Informações relevantes;
  3. Definir indicadores de desempenho;
  4. Demonstração gráfica;
  5. Finalização do relatório.

Mediante estes dados o relatório deverá apresentar a situação econômica atual da empresa e não podemos esquecer quão tão importante é este relatório nas tomadas de decisões futuras. Em geral, os relatórios são elaborados mensalmente, porém alguns segmentos empresariais de pequeno porte, onde não há grandes variações financeiras, adotam o sistema bimestral, trimestral, semestral ou até mesmo anual. Cabe a cada empresário determinar a relevância dos relatórios conforme a necessidade de cada empreendimento.

Os relatórios também podem ser utilizados como premissa orçamentária no processo da tomada de decisão, pois servem como parâmetro para a projeção da futura situação financeira da empresa. Planejar o orçamento da empresa é tão importante quanto controlar e executar, porque quando uma empresa trabalha com uma periodicidade mensal, automaticamente acaba criando mecanismos de controle a fim de garantir o alcance dos resultados previstos inicialmente. O acompanhamento do orçamento permite que desvios ocorridos em determinados segmentos ou áreas dentro da empresa sejam reparados evitando novas incidências nos próximos períodos.

Finalizando este assunto tão importante, vale a pena enfatizar que o controle orçamentário deve estar atrelado a um rigoroso acompanhamento na execução, planejamento e controle, a fim de não acontecer erros que possam prejudicar o resultado final. Os relatórios também são muito importantes não apenas aos empresários como ao fechamento dos períodos contábeis.

Espero ter colaborado na solução mais viável aos empresários interessados em aplicar recursos em períodos de curto e longo prazo. Sem relatórios é impossível saber qual a situação econômica e financeira da empresa.

Até o nosso próximo artigo.

 

Comendadora Marisa Fonseca Diniz

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0