E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como saber se fomos bem numa entrevista

Como saber se fomos bem numa entrevista

bad-interview

“Não existe outra causa para o fracasso humano senão a falta de fé do homem em seu verdadeiro ser”  – Willian James

Estamos com quase doze milhões de desempregados. Faz muito tempo que não temos um número tão expressivo de pessoas na fila do desemprego. A concorrência para uma vaga é quase desumana. As empresas fazem um funil tão apertado, que o sonho do “novo emprego,” às vezes não passa de uma miragem.

Alguns candidatos são mais persistentes do que outros, e finalmente conseguem ser entrevistados. A sensação antes e depois de qualquer entrevista é terrível. É uma mistura de tristeza, alegria, insegurança e claro,  muita esperança.

A minha primeira entrevista de emprego em Portugal foi horrível. Estava há apenas alguns dias em Lisboa e não conseguia entender o que as pessoas falavam. Era uma nova língua. O entrevistador falava português e eu precisei de um intérprete para poder entendê-lo. Foi uma vergonha.  Após uma pergunta sobre o Canadá, eu respondi algo sobre os “canadenses.” Nesse momento fui interrompido e corrigido. De forma grosseira o portuga me disse que não se fala “canadense” e sim canadiano. Bem, ele nem me deu tempo de explicar que no Brasil falamos canadense. Fui excluído por não saber falar português.

Mas, após deixarmos a sala de entrevista, sempre ficamos com a sensação de que fomos bem. Mas, nem sempre nossa sensação corresponde à realidade. Na verdade, não temos como saber se fomos bem numa entrevista.  Quase tudo é uma caixinha de surpresa. Podemos ter feito tudo certo, dado as melhores respostas, termos um currículo campeão, e mesmo assim sermos excluídos. A cabeça dos entrevistadores é um objeto difícil de ser decifrado. Recordo-me de uma entrevista em que fui excluído. Três semanas após, o cara me ligou pedindo desculpas e perguntando se eu ainda estava interessado, pois havia sido excluído por engano.

Sendo assim, nada melhor do que fazermos um boa preparação antes da entrevista. Procure saber tudo sobre a empresa para qual está se candidatando. Vista-se de forma apropriada. No dia anterior faça uma caminhada para relaxar e procure ter uma boa noite de sono, e sempre seja otimista.

“Quando em dúvida, conte a verdade”. – Mark Twain

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

 

 

 

Post Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • rafaelalfredo
    19 de maio de 2017 ás 18:14

    o sucesso vêm a todo momento com um pouco de personalidade individual do profissional, NO HOJE!!!!!!!!!

Total
0