E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como se tornar uma pessoa de sucesso

Como se tornar uma pessoa de sucesso

Hoje, esse tema vem sendo muito badalado na mídia. Afinal, quem não deseja ter sucesso?

Em minha opinião, o sucesso é como a digital. Não há dois iguais. Cada sucesso é único e pessoal. O que para você pode ser um significativo sucesso, para outras, não passaria de um grande fracasso e vice-versa.


Tome como exemplo, as pessoas que vivem em países subdesenvolvidos, como Timor do Leste ou mesmo Etiópia. Para a grande maioria dos habitantes desses países, um significativo sucesso seria realizar as quatro refeições diárias, certo? Por esta e outras razões, penso que o sucesso é relativo.


Porém, não posso me furtar em falar nesse tema e dar algumas dicas.
Li recentemente o resultado de um estudo realizado pelo renomado Malcom Gladwell, autor de vários Bits Sellers – "Fora de Série, a história do sucesso". Suas conclusões sobre como conseguir alcançar o sucesso são muito interessantes.


Para alguém sair do anonimato e se transformar numa celebridade, não basta apenas o fator inteligência ou ter um Q.I elevado. É verdade que ajuda, mas não é o suficiente. No livro, ele cita vários exemplos, como, um americano que possui um Q.I superior ao de Einstein, mas que trabalhou a maior parte de sua vida em um bar de sua região.


Para ser uma pessoa de sucesso ele aponta para um conjunto de fatores como:

– Apoio da família.
– Apoio de amigos. (um pequeno empurrão)
– Sorte.
– Prática, prática, muita horas de prática. Mais de 10 mil horas de prática.


"Prática é aquilo que você faz quando já é bom. É aquilo que faz com que você seja bom." – M. Gladwell


Com exceção da sorte (não acredito em sorte), concordo com todos os outros fatores. Penso que para alguém pegar o elevador do sucesso, embora eu ache que às vezes, nos esquecemos de usar as escadas, vários fatores se tornam imprescindíveis.


No entanto, estar no lugar certo, na hora certa e estar preparado, ainda é a fórmula mais simples para o sucesso, segundo Ray Kroc, fundador do MacDonald. Outra coisa que Gladwell nos chama atenção, é o fato de que a persistência e a determinação, também, são duas características presentes na história de pessoas de sucesso. É o que faz com que sigam em frente sem nunca desistir de perseguir os resultados.


Assim sendo, invista na sua carreira. Faça cursos adicionais. Vá a seminários e principalmente leia muito. Sempre concordei que é preciso dar muito duro para se conseguir o sucesso almejado. Não pense que as coisas caíram do céu para, por exemplo, para Bill Gates.


E você, o que tem feito pela sua carreira? O que tem feito para ser bem- sucedido? Fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes não é uma atitude inteligente.


Gostaria de deixar a opinião de um filósofo americano sobre o sucesso. Veja o que ele escreveu há algumas centenas de anos.


"Rir sempre e muito;
Ganhar o respeito de pessoas inteligentes e a afeição das crianças;
Ganhar a apreciação de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos;
Apreciar a beleza;
Encontrar o melhor nos outros;
Deixar o mundo um pouco melhor, seja como uma criança saudável, um pequeno jardim ou uma condição social redimida;
Saber que pelo menos uma vida respirou com mais facilidade porque você viveu;
Isso é ter sucesso." – Ralph Waldo Emerson

Abraços,

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários
  • Sergio Dantas de Andrade
    8 de junho de 2011 ás 12:14

    Ótima matéria Fernando.

  • Luciane Leite
    9 de junho de 2011 ás 14:17

    A matéria é ótima, com certeza, o filósofo alemão Ralph Waldo Emerson, sabia bem a diferença entre fama e sucesso.

  • MADALENA CARVALHO
    16 de janeiro de 2013 ás 13:11

    Fernando, você tem razão quando diz que “cada sucesso é único e pessoal”. Eu realizo uma palestra chamada “As 8 chaves do sucesso” – em que falo exatamente isso: “Todos nós queremos alcançar o sucesso, mas há uma linha tênue que separa o sucesso da realização pessoal. O que, de fato, é sucesso para cada um de nós? Temos percepções diferentes a respeito disso e nem por isso somos mais ou menos felizes. O sucesso advém do caminho ESCOLHIDO com paixão e entusiasmo para atingir resultados sem limites para o alcance da absoluta satisfação pessoal.” – Quando entendemos que ele é único e pessoal conseguimos planejar mais acertamente o caminho a percorrer. Um abraço, Madalena Carvalho
    http://madalenacarvalho.wordpress.com/

  • Elisângela Aparecida de Oliveira Domingues de Souza
    17 de janeiro de 2013 ás 20:38

    Excelente essa matéria parabens!!

  • Cosme Gonçalves
    25 de fevereiro de 2015 ás 16:30

    MAARAVIILHA!! essa matéria, muito boa de verdade!. Ela com certeza, no meu modo de ver, é claro, descreve perfeitamente e se aproxima do que acredito seja realmente o sucesso. PARABÉNS, Fernando por ter trazido para nós, algo realmente “relevante”, algo que realmente “acrescenta.” Um forte abraço.

Total
0