E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Como tomar decisões sábias?

Como tomar decisões sábias?

"As pessoas que sobem neste mundo são as pessoas que se levantam e procuram o que querem, e que, se não o encontrarem, fazem-no". — Bernard Shaw

Acredito que nossa vida, desde que nascemos, é feito através de decisões e escolhas. Escolhemos algum caminho e decidimos segui-lo. Escolher e decidir são duas coisas diferentes. Decidir tem a ver com atitude.

Quando chegamos à fase adulta, começamos a colher os frutos de algumas decisões que tomamos na juventude ou mesmo na adolescência. A faculdade que escolhemos, o curso que fizemos, o emprego que rejeitamos, a garota que namoramos e a mulher com quem casamos. Todas essas decisões criam o pano de fundo de nossa história, que ao mesmo tempo, tece e constrói o formato de nossas vidas, moldando o que seremos como pessoas.


É verdade que se pudéssemos viajar no tempo, conseguiríamos consertar algumas coisas; mudar algumas decisões que tomamos e, escolher outros caminhos. Mas não podemos. No entanto, se não podemos interferir no passado, podemos mudar o nosso futuro. Sim, através de mudança em nossos hábitos, conduta e escolhas, é possível mudar nosso futuro para melhor.

Se você não está feliz com as decisões que tomou – ainda há tempo. Não se desespere. Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que estão deprimidas porque as escolhas que fizeram as tornaram pessoas infelizes e inseguras. Claro, todos nós desejamos ter sucesso. No entanto, costumamos acreditar que conseguir bons empregos, boas casas, carros e bons salários fará que nos tornemos felizes e seguros. É isso o que nos vendem. Caros amigos, isso na verdade é uma grande armadilha. Não podemos considerar isso como uma verdade absoluta, se não, não veríamos tantas pessoas bem sucedidas, infelizes e deprimidas. Preste atenção. "Não é o sucesso que traz felicidade, é a felicidade que traz o sucesso".

Lá no fundo, o desejo dos seres humanos é a felicidade. Os bens materiais seriam apenas os meios. Quando estamos ou somos felizes, aquilo que possuímos não faz muita diferença. Infelizmente, temos a tendência de focar "no que não temos". Se você está desempregado ou mesmo infeliz com as escolhas que fez, pare e faça uma análise. Lembre-se que você é o dono de seu destino. No teatro da vida, você deve atuar no centro do palco, e não ficar escondido na plateia e no anonimato. Assuma que cabe a você pegar as rédeas de sua vida e conduzi-la a um lugar seguro e tranquilo. Ficar na cama chorando, deprimido com pena de si mesmo e lambendo as feridas, só aumentará a dor e a angústia. Levante-se, olhe no espelho e encontrará o responsável pelos seus erros. Admita isso e decida mudar.

"Não existe outra causa para o fracasso humano senão a falta de fé do homem em seu verdadeiro ser". – William James

Quando Walt Disney fracassou em seus dois primeiros empreendimentos, ele decidiu não ser um derrotado. Ele se levantou e persistiu. Decidiu não cruzar os braços ou "jogar a toalha". O resultado todos nós conhecemos. Abraham Lincoln era um advogado sem expressão e tudo que fazia dava errado. Vivia sempre “duro” e sem clientes. Resolveu entrar na política e se candidatou a todos os cargos que possa imaginar. Sempre saiu derrotado das urnas. Um dia, decidiu se candidatar para presidente. Todos o ridicularizaram, achando que seria mais um fracasso. O resultado? Tornou-se um dos presidentes mais importantes que a América já teve. Ele mudou seu futuro.


Bem, se deseja mudar seu futuro, deve começar agora, já. Não deixe para amanhã. Levante-se e comece a planejar o que e como fazer para mudar seu destino.

"A pessoa interessada no sucesso deve aprender a encarar o fracasso como uma parte saudável e inevitável do sucesso para chegar ao topo". – Joyce Brothers

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 Comentários
  • Carlos Anjos
    23 de janeiro de 2013 ás 22:50

    Texto muito belo e cheio e vida meu amigo, parabéns!! Continue a nos brindar com seus cases tão bem elaborados. Abraços!!

    Carlos Anjos

  • Fernando Idalgo
    28 de janeiro de 2013 ás 10:35

    Mensagens sábias e verdadeiras.
    Vamos em busca de nossa felicidade.

  • Gláucia de Castro
    28 de janeiro de 2013 ás 15:50

    Olá! Fernando, excelente reflexão, momentos de dúvidas sempre vão existir ainda mais se ficarmos desempregados, porém devemos dar a volta por cima e seguir em frente em busca de novos propósitos.
    Abçs.
    Gláucia

  • Alison Oliveira
    29 de janeiro de 2013 ás 12:52

    Muito bom.

  • Osni Keller
    30 de janeiro de 2013 ás 14:35

    Um belo e oportuno texto. Muito obrigado por compartilhar estes pensamentos. Um forte abraço.

  • Izabel Romero
    31 de janeiro de 2013 ás 10:06

    Texto excelente para incluirmos na cabeça do jovem, que o sucesso vem com suor e ousadia do querer. Parabéns

  • Valdir Fabricio
    8 de fevereiro de 2013 ás 10:19

    Parabéns Fernando pelos seus artigos sempre atuais e oportunos a todos.
    Gostaria de colocar uma observação para saber qual é sua opinião:
    A pessoa pratica tudo o que vc. mencionou no texto, é perseverante, persistente, está sempre a busca de novas oportunidades, é trabalhadora, porém na maioria das vezes não dá certo suas escolhas. Seria falta de SORTE em suas decisões?

  • Roberto Staloch
    16 de fevereiro de 2013 ás 11:50

    São pensamentos assim que nos fazem acreditar, nos dão coragem e impulso para decidirmos o que queremos da vida. Porém tudo isso não adiante se não tiver preparado para quando chegar a hora, saber se esta oportunidade vai ou não valer a pena aproveitar. Forte abraço.

  • Mário Mello
    17 de fevereiro de 2013 ás 15:57

    A muita verdade em suas palavras, e concordo que nós devamos ser os protagonistas de nossa vidas; devemos deixar de procurar culpados pelo nosso insucesso, e levantar a cabeça e procurar um novo caminho, se não houver deveremos construí lo.
    Parabéns

  • Mariluci Alves
    18 de fevereiro de 2013 ás 10:41

    Excelente texto.. me vejo nele!! Abraços

  • Jairo Berlim
    18 de março de 2013 ás 09:07

    Inspirador como sempre.

  • Helder
    18 de março de 2013 ás 12:52

    Olá Fernando, muito bom o texto! Devemos achar e decidir o que para nós é SUCESSO. Talvez esta seja a mais sábia das decisões que possamos tomar.

    Obrigado por brindarnos com este texto, usarei como inspiração para expor na Verken – http://www.verken.com.br espaço de ideias para uma vida melhor!

  • Olivero Ricart
    19 de março de 2013 ás 09:32

    Nos sempre buscamos a felicidade nas realizações materiais e nos esquecemos do espirito. Devemos nos alimentar de nossa fé e as conquistas materiais virão como consequencia. Parabens Fernando.

  • Waldir Azevedo
    22 de março de 2013 ás 09:42

    Muito boa mensagem, Fernando!

    A felicidade e o sucesso são conquistas possíveis para quem os procura!

    Abraço

    Waldir Azevedo

  • Regina Trindade
    30 de março de 2013 ás 17:50

    Excelente artigo Fernando, acredito que a felicidade é um estado de espírito, se a pessoa não se senti feliz, por mais que ela busque realização, sucesso e felicidade, seja nas coisas ou em outras pessoas, jamais conseguirá. Creio que o primeiro passo é procurar em si as mudanças que precisam ser feitas e isto geralmente é muito difícil, até porque temos tendência a não enxergar nossas próprias deficiências. Muitas vezes culpamos o outros quando na verdade são nossas atitudes e escolhas que fazem de nós infelizes. Afinal a vida é consequência.

  • Nelson Necco Plotek
    31 de março de 2013 ás 10:10

    Ótimo texto para reflexão Fernando. A Vida é assim: Devemos buscar SEMPRE a perfeição em tudo que fazemos, sabendo que o fato dela ser inalcansável é o grande combustível para seguirmos em sua busca !!!

  • Felipe Moreno
    14 de abril de 2013 ás 11:26

    Realmente é preciso seguir acreditando e fazendo. A inspiração diária é para não se paralisar antes as dificuldades e seguir transformando a realidade em algo muito mais significativo.
    Parabéns pelo texto! Excelente!

  • Evandro Moreira dos Santos
    22 de abril de 2013 ás 18:52

    Fernando, boa tarde

    Muito inteligente esse pensamento, tenho lido suas publicações e dou muito valor no que nos transmite em cada uma delas, continue assim, precisamos desse tipo de alimento para nossas mentes, muito obrigado e sucesso.

  • Lya
    6 de maio de 2013 ás 10:52

    Obrigada!
    Sempre com muita sabedoria. Texto inspirador.

    Abraços!

  • John Ferreira
    7 de maio de 2013 ás 12:29

    Sempre gosto da leitura de bons textos. Textos estes que deviam retratar a alma do ser humano e uma realidade muito próxima. Mas a realidade da vida e principalmente o mundo de negócios ainda é bem distante do que desejamos ou que queremos acreditar.

  • Renata Pereira
    7 de maio de 2013 ás 19:24

    Olá Fernando, maravilhoso esses seus dizeres!!! Realmente com esse texto e através de suas palavras e fatos descritos no motiva a acreditar que todos nós podemos alcançar o tão almejado sucesso basta acreditarmos unicamente em nós!!! Grande abraço e obrigada pelo excelente texto.

  • mirisvaldo dos santos queiroz
    20 de janeiro de 2014 ás 19:45

    Se fosse falar tudo que achei da mensagem faltaria caracteres,tudo que sei é que a carapuça coube cer
    ta em mim,neste momento me sinto do
    jeito que diz o excelente comentá-
    de Fernando,cheio de dúvidas e in-
    certezas e olhando para o passado
    obrigado por essa dose de animo era tudo que precisava,sinto-me mais convicto agora para tomar decisões.

  • Carlos Avila
    21 de janeiro de 2014 ás 11:51

    É isso ai. Vamos em frente.

  • Danielly
    27 de março de 2014 ás 16:15

    Boa tarde!
    Texto sábio, e nele tem tudo que estava precisando nesse exato momento! Levantando em 3 2 1
    Partiu futuro!!!

  • Walter Disney
    27 de março de 2014 ás 22:26

    Muito bom, as vezes não temos dimensão de nossa capacidade, basta apenas encarar a situação de um outro ângulo e ser objetivo e ousado.É bom ler um texto com esse conteúdo pra dar uma sacudida.Grande abraço

  • Fernando
    3 de abril de 2014 ás 13:01

    Obrigado pelo texto.

  • Izabel Romero
    23 de novembro de 2014 ás 12:39

    Excelente artigo. Tenho condições e qualificação, porém as barreiras encontradas são muitas: falsos líderes sem expressão em cargos de alta categoria, verdadeiramente chefes sem perfil, que atemorizados não deixam os outros crescerem, por medo, falta de empatia, péssima comunicação, enfim gestores oportunistas. Sei que, hoje, a vida se constitui de você vale pelo que tem e não pelo que é, e em função disto a vida se torna difícil e as escolhas tornam-se verdadeiras frustrações.

  • EFRAIN CASTRO SOUZA
    24 de novembro de 2014 ás 01:26

    Excelente texto, me lembrou de uma lição que aprendi quando ainda era adolescente, “Escolhemos as sementes para serem plantadas, mas infelizmente não escolhemos o que vamos colher.”Com a mais pura verdade colhemos o que plantamos, seja a semente ações ou palavras. Abraços.

  • Jayr Henrique Augusto
    15 de abril de 2015 ás 19:55

    Fernando,

    Sempre que leio seus textos, lembro que acordar cedo e ir todos os dias feliz para o trabalho, não é uma obrigação e sim uma opção.
    Mais uma vez obrigado,

    Abraço

Total
0