E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Declaração de Missão

Declaração de Missão

Declaração de missão em muitas empresas é como cabeça de bacalhau. Todo mundo sabe que existe, mas ninguém vê ou sabe citá-la.

Como disse Jack Welch, toda empresa deve ter sua declaração de missão e visão. No entanto, nunca deve ser algo banalizado. Segundo ele, na GE, você podia acordar um funcionário durante a noite, perguntar qual a missão e visão da GE, que ele a descreveria sem gaguejar.

Peter Drucker disse: “os negócios devem começar a partir de uma boa missão. Os resultados financeiros vêm em segundo lugar.”

A missão deve ser quase como um culto, uma religião, capaz de agregar e contagiar todos a seguir na mesma direção. Infelizmente, em algumas empresas, mesmo naquelas que faturam bilhões de dólares, os funcionários não tem a mínima noção de qual é a missão da empresa.

Quem deve construir a declaração de missão? De um modo geral, essa responsabilidade sempre cabe àqueles que lideram a empresa. No entanto, esses líderes devem procurar envolver tantos quantos for possível. Estar debaixo do mesmo teto e não debaixo da mesma missão e visão, pode ocasionar muitas dificuldades e embaraços. Trabalhei em algumas empresas que dentro da empresa existiam várias empresas, e todas competiam entre si. Quer dizer, a missão era apenas um quadro emoldurado pendurado na sala do diretor.

A declaração de missão, segundo especialistas, deve ser algo simples direto e objetivo. Em seu livro “Marketing 3.0”, Kotler cita exemplos de declaração de missão de várias empresas, como a da Apple: “Transformar a maneira como as pessoas desfrutam da tecnologia.” Uma declaração simples e direta.

Gostaria de citar a declaração de uma das maiores empresas de telefonia do mundo, a VIVO. “Conectados e em rede as pessoas vivem melhor.” Ou seja, a missão da VIVO é ajudar as pessoas a estarem conectadas.

Não estou dizendo que deve haver um quadro pendurado na empresa com a declaração de missão, como existe em muitos lugares. Quero dizer que os funcionários devem saber exatamente qual a missão da empresa. Porque ela existe e como eles―funcionários, podem participar da missão.

E aí na sua empresa, sabe exatamente qual é a sua missão? Sabe a razão da existência de sua empresa? Se a resposta for não, sugiro que busque ajuda, a fim de compor a sua declaração demissão. Acredito que isso poderá ajudá-lo a continuar no rumo certo.

Um forte abraço a todos,

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1Comentário
  • dalva
    14 de outubro de 2014 ás 10:47

    ge missão

Total
0