E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Desenvolvendo negócios ou problemas?

Desenvolvendo negócios ou problemas?

Em épocas de crise, com certeza alguma vez alguém já escutou um colega ou amigo desempregado dizer que irá trabalhar com venda de bens ou serviços de alto valor, mesmo sem experiência, para girar um dinheiro rápido para pagar dívidas e guardar dinheiro. Nem sempre estes pensamentos de querer se atirar em uma área totalmente desconhecida é a solução imediata para os problemas financeiros em épocas de escassez de oportunidades e de negócios, muitas vezes o que parece solução pode ser na verdade uma grande cilada e ainda trazer diversos transtornos, principalmente para pessoas ansiosas e sem paciência em aprender o novo.

 

Desenvolver negócios em épocas difíceis é realmente um desafio, porém não há maior satisfação do que fechar um negócio rentável quando as oportunidades parecem minúsculas, e neste caso cabe aos profissionais estrategistas terem a percepção exata de não deixar escapar nenhuma chance. Apesar de muitas pessoas acreditarem serem capazes de fechar qualquer tipo de negócio, há certas diferenças entre concluir uma venda de baixos e altos valores, assim como há diferenças entre vender diretamente ao consumidor e às empresas. Nem sempre quem tem experiência no comercial consegue detectar as estratégias adequadas a fim de concluir processos mais onerosos e demorados como é o caso das negociações de alto valor, tais como projetos, imóveis, equipamentos, artigos de luxo, jatinhos, iates, entre outros.

 

Quanto maior for o valor final de um produto ou serviço a ser negociado, maior será o tempo gasto para o seu fechamento dependendo do tipo de produto sua venda pode demorar de 6 meses a 3 anos em média. A tentação de muitos profissionais em se envolverem em áreas onde os valores são exorbitantes tem feito com que erros grotescos sejam cometidos por pura falta de conhecimento em estratégia e processos. Negociadores novatos precisam manter a calma para não se atropelarem nas negociações e não demonstrarem suas fragilidades perante os interessados.

 

É um erro acreditar que todos os profissionais serão bem sucedidos na área de desenvolvimento de negócios e que eles não passarão nunca por dificuldades principalmente em épocas de crise, quanto maior a pressão das empresas sobre os profissionais neste segmento maior será o estresse. Há a cobrança não apenas por resultados como também de aprendizado constante, pois a economia mundial muda constantemente, e quem não estiver preparado para as mudanças com certeza ficará estagnado no caminho.

 

Desenvolver negócios nem sempre necessita a conclusão comercial através de uma venda, muitas vezes o intuito é apenas abrir mercado ou lançar um produto estrategicamente rentável. Porém, alguns requisitos se fazem necessários para quem tem interesses em ingressar nesta área, entre os quais podemos citar:

 

  • Saber observar e analisar;
  • Visão estratégica de produto e mercado;
  • Rede de contatos consistente;
  • Aprendizado constante;
  • Paciência e calma;
  • Determinação e objetividade;
  • Razão.

 

Num primeiro momento podem parecer estranho estes requisitos, mas são apenas alguns necessários para quem se aventura a trabalhar na área para conseguir sucesso invés de problemas e fracasso. Antes mesmo de por impulso se lançar em uma área na qual acredita que trará retorno financeiro, veja se conhece o mercado, o produto, se tem contatos consistentes para comprarem o produto, se conhece as normas de negociações, as leis que regem este tipo de mercado, e acima de tudo se terá equilíbrio emocional e financeiro para suportar a pressão e a falta de dinheiro.

 

As vagas existentes no mercado de trabalho no segmento de produtos e serviços de alto valor, nem sempre são com carteira profissional registrada, com um fixo mensal, a maioria na verdade exige que os profissionais sejam registrados em determinados órgãos que regem a legalidade da execução, além dos custos com transporte, alimentação, celular, gasolina, entre outros ficarem por conta do profissional, o valor pago pelo resultado obtido através da venda, em geral é comissionado, ou seja, trabalha-se muito para se obter um bom retorno profissional e financeiro a longo prazo.

 

Não estou querendo desanimar ninguém a se envolver nesta área, e sim mostrar as dificuldades que há e que todos possam analisar e ver se estão preparados para enfrentar todos os problemas de maneira paciente e racional, pois se quem estiver com o pensamento em ganhar dinheiro imediato para sanar as dívidas, sinto em dizer, que pode acontecer, mas é uma chance em um milhão, portando sejam cientes das dificuldades e pensem com calma se vale a pena realmente esta escolha.

 

Abraços e até o próximo artigo!

 

 

Comendadora Marisa Fonseca Diniz

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0