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DICA DO EMPREENDEDOR: Cinco passos importantes para seu negócio prosperar

DICA DO EMPREENDEDOR: Cinco passos importantes para seu negócio prosperar

"Você também pode substituir o dinheiro pela imaginação. O objetivo é superar a concorrência usando mais criatividade, e não mais recursos financeiros".” ─ Mark Sanborn

 

Suas vendas tem que ser maior do que suas despesas

Muitas pessoas quando começam um negócio, querem montar um belo escritório, investir em artigos de papelaria e cartões de visitas sofisticados, só que não tem nenhum cliente – Essa é a fórmula do desastre.

Cuidado com seu passivo – saiba cobrar seus clientes

Muitas empresas fecham com pessoas e empresas lhes devendo dinheiro. Seja razoável, mas não seja o "banco de seus clientes." Cobrar nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando as pessoas que trabalham no departamento financeiro gostam de ser inflexíveis. É importante cobrar, mas é preciso saber cobrar.

Cuide de seus clientes

São eles que pagam suas contas e emitem os cheques em seu nome. Lembre-se: você trabalha para eles. Não permita que seus clientes migrem para a concorrência por alguma deficiência em seu atendimento. Esteja sempre atento ao nível de satisfação de seus clientes. Se você não cuidar bem deles, com certeza sua concorrência o fará.
Para manter os clientes hoje em dia, uma empresa não pode se contentar em apenas satisfazê-los; precisa prestar um serviço lendário e criar fãs incondicionais, tão empolgados com o atendimento que recebem a ponto de falar bem de vocês. Como disse muito bem um escritor inglês – Kevin Roberts, "nada é mais poderoso do que a recomendação de um amigo."

Cuide de seu pessoal

Fico espantado com o número de empreendedores que maltratam seus colaboradores e depois esperam que eles cuidem bem de seus clientes. "Funcionários felizes tratam bem seus clientes". Ao construir um negócio, os funcionários não são os bens mais importantes da empresa: Eles são a empresa. Quando você fecha as portas no final do dia e os funcionários vão para a casa, sua empresa vai com eles.
Foi com essa atitude que o Senhor Mitchell transformou um pequeno negócio de família em grande negócio de sucesso. Ele introduziu a cultura do abraço. Um dos lemas da empresa é "Aabrace sua equipe". Leia os dois livros dele, "Abrace seu cliente e Abrace sua equipe".

 

Cumpra tudo o que prometeu

 

Infelizmente esse é um dos ítens de maior sucesso nos órgãos de defesa do consumidor. As empresas deixam de cumprir com sua palavra. Entregam errado, no dia errado, o produto errado, na hora errada etc. O redultado é a perda de confiança e a seguir a perda dos clientes.

"Os lucros são os aplausos que você recebe por cuidar bem de seus clientes e criar um ambiente motivador para seu pessoal".

Dicas de Ken Blanchard em "O empreendedor minuto".

Um abraço a todos,

Fernando Fernandes

 

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11 Comentários
  • Mauricio Seriacopi
    2 de março de 2013 ás 15:49

    Artigo prático, objetivo e muito orientador. É lamentável que alguns dirigentes ainda teimam em não reconhecer esses valores.
    Parabéns FF.
    Forte abraço.

  • Augusto Barbosa Lima
    4 de março de 2013 ás 13:18

    É desse jeito que tem que ser, Fernado; tal e qual.

  • Jairo Berlim
    4 de março de 2013 ás 17:18

    Ótimo artigo, havia tempo que não lia algo tão edificante, são coisas que sabemos e praticamos, mas não transmitimos como esta sendo feito neste texto.

  • Nelson Necco Plotek
    26 de março de 2013 ás 20:01

    Ótima dica !!! Esse texto deveria ser o livro de cabeceira de todos os líderes, chefes de equipe, diretores, acionistas majoritarios e donos de empresas!!!

  • Alessandro Facco Pinheiro
    8 de abril de 2013 ás 01:19

    Boa noite.

    Parabéns pelo texto, excelente dica de como o líder deve ter um olhar diferenciado para seus clientes internos e externos.

    Parabéns e muito sucesso.

  • Claudio de Melo
    4 de maio de 2013 ás 09:07

    Muito bom, parabéns!!!

  • Marcos Seguros
    16 de abril de 2014 ás 18:55

    Muito bem colocado , é um programa que todas as empresas deveriam por em prática, o bem estar na empresa tem que ser tão quanto em uma festa,guardada as proporções, os colaboradores tem de ter prazer em ir ao trabalho .
    Adorei o texto vou ler o livro .

  • Augusto Barbosa Lima
    26 de maio de 2014 ás 14:11

    Cadê o 1uarto passo, Fernando?

  • luiz a dias
    14 de dezembro de 2014 ás 21:03

    Gostei muito sabio e inteligente luiz a dias 11 9 99869159

  • Elenir Maciel
    10 de abril de 2015 ás 17:42

    Isto é perfeito.
    Todos s comentários tem todo fundamento, pena que… empregadores e empregados que não se comprometem com o que estão representando não leem, e, se leem não assimilam a verdade e importância existente nesses fundamentos!

  • Edvandro Silveira
    11 de junho de 2015 ás 11:12

    Srs,
    Muito bem colocar este artigo, se colocado em prática é só sucesso pois tem fundamento, devemos sim tratar bem nossos cliente e também nossos colaboradores, e como fala no livro que foi citado “devemos dar poderes de decisão a colaboradores, pra que seja desburocratizados alguns serviços”. Parabéns, sucesso.

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