E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Empreendedorismo de auto risco

Empreendedorismo de auto risco

como-utilizar-o-metodo-canvas-na-sua-estrategia-de-negocios8715-538x218

Ainda fico pasmo com a falta de profissionalismo de alguns empresários. Sinceramente, por mais burocrático que pareça, abrir uma empresa é um processo bem simples. O grande problema não é esse. O maior desafio dos empreendedores é manter a empresa viva e saudável. É aqui que a “porca torce o rabo”.

Alguns empreendedores ainda se deixam levar pelo impulso, por amizade ou simplesmente por um palpite. Investem todo o seu dinheiro, na vã esperança de que em pouco tempo estarão colhendo frutos.

Um empresário que conheci recentemente, abriu uma pequeno Empório Gourmet. Investiu em cinco meses mais de um milhão de reais. Sem nenhuma experiência no ramo, fez o que a sua cabeça achava que era certo. O resultado? No oitavo mês, seu pequeno negócio já havia encolhido mais de 60% e continua a encolher.

Sentado, tomando um café com ele e após ouvir seus lamentos, disse-lhe que, talvez uma boa ideia, fosse contratar um profissional. Posso lhe enviar uma proposta? Perguntei. Ele deu com os ombros e disse: ” Já fiz”. Contratou um sujeito que bateu à sua porta três meses atrás. Levantou o rosto, balançou a cabeça e murmurou:” Não está dando certo”. Os resultados não estavam aparecendo. Ele já falava em fechar o negócio.

Caramba, o sujeito com mais de um milhão para investir e não faz um Plano ou Modelo de negócio? Não faz uma consulta a um especialista? Simplesmente abre e pronto? Só chama o bombeiro quando não dá mais para controlar o incêndio?

Não basta ter uma grande ideia. Não basta ter capital. É preciso fazer um estudo sério do negócio que pretende abrir. Estratégia, essa é a palavra chave. Mesmo que você tome todos os cuidados e siga a risca o que ensinam  os maiores “Gurus” em Administração, não há garantia de sucesso. Veja aqui o famoso caso de Bel Pesce. Imagine o contrário.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0