E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Estrangeiros no Brasil

Estrangeiros no Brasil

Um dos grandes reflexos do mau momento econômico na Europa e Estados Unidos podem ser vistos aqui no Brasil com a vinda de muitos estrangeiros provenientes dessas regiões em busca de oportunidades profissionais. Se vocês bem lembram, há não muito tempo eram os brasileiros que iam para o exterior em busca de melhores salários e oportunidade, mas o sentido da migração se inverteu com uma diferença fundamental, pois os estrangeiros que estão por aqui vêm muito qualificados e têm totais condições de assumir postos de trabalho em empresas aqui no Brasil, quando o idioma não é uma barreira.

Outra grande barreira para quem vem de fora é entender a sistemática de se fazer negócios aqui no Brasil, que é única e cheia de peculiaridades. Brasileiros valorizam muito o fator relacionamento nos negócios, gostam de receber visitas, falar de negócios e raramente dispensam um convite para um happy hour. Costuma-se dizer que grandes ideias e negócios surgem durante a confraternização fora da empresa. Por conta disso é comum para o brasileiro tomar decisões com base no bom relacionamento com um determinado fornecedor que não necessariamente tem o melhor produto ou preço. Confiança por aqui é fundamental.

O “jeitinho brasileiro” também é difícil de compreender e aceitar por quem vem de fora, mas isso faz parte da cultura do brasileiro, infelizmente. Não que tudo por aqui se resolva no “olho por olho dente por dente”, mas há de se entender certas pessoas irão demandar incentivos extras para fazer o próprio trabalho ou necessitam de requisições de pessoas influentes para que as coisas aconteçam. Por mais nefasto que isso pareça, o jeitinho brasileiro é algo que temos que lidar diariamente e há de se ter jogo de cintura para superar esse obstáculo sem se corromper.

A parte boa é que o mercado de trabalho e economia aquecidos no Brasil proporciona a quem vem de fora atuar e contribuir para o desenvolvimento de nosso país, gerando com isso mais oportunidades para todos os brasileiros. Imagino que em um prazo de 5 a 10 anos poderemos ver mais claramente os benefícios de incorporar quem vem de fora ao nosso mercado de trabalho. As cidades de Nova York e Londres, até mesmo São Paulo, são exemplos claros dos benefícios de ser receptivo a quem vem de fora. Há claramente nessas cidades uma explosão cultural e aumento na qualidade percebida nos serviços prestados por empresas instaladas nessas cidades e que estão abertas a essa experiência.

Portando, saber aproveitar cada oportunidade nesse novo panorama é fundamental, seja você um estrangeiro buscando oportunidades em terras brasileiras ou um brasileiro querendo crescer na carreira ou prosperar em seus empreendimentos. Ficar preso a velhos preceitos resulta em nada, pois com as conexões globais cada dia mais vívidas, quanto antes você aprender a atuar nesse cenário mais benefícios você será capaz de obter.

Um grande abraço e até o próximo artigo,
Rafael Borim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0