E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Falta de qualificação profissional

Falta de qualificação profissional

Já escrevi anteriormente sobre a falta mão de obra qualificada para acompanhar o crescimento das empresas que estão se instalando no Brasil, ou as que estão crescendo junto com o pré-sal. Mas, fui aconselhada por Tiago Crespo, Gerente de pessoal da Oceaneering no Brasil para detalhar mais o tema. Ele comentou:

___Marcinéia a previsão é de crescimento, mas não temos mão de obra qualificada disponível no mercado. Nós aqui na empresa investimos muito em um centro de treinamento onde capacitamos e qualificamos os profissionais para suprir nossa necessidade. No entanto haverá muita demanda, falta explicar em que áreas e o que devem fazer para se qualificar para essas vagas.

Acatei o conselho de Tiago Crespo. Ao pesquisar sobre essa situação notei que inúmeras empresas estão encontrando a mesma dificuldade. O que falta em nosso país é mão de obra disponível, é a maioria não tem qualificação nenhuma.

Gilmar Lopes, gerente operacional de ROV da Marine Production Systems do Brasil menciona os requisitos necessários para um profissional conseguir uma das inúmeras vagas disponíveis no mercado offshore. Gilmar comenta:

___ “Um requisito importante é ser fluente no idioma inglês. No entanto observo demanda em todas as áreas, inclusive quanto a suporte onshore. Profissionais de segurança industrial, soldas, inspeção e NDT “Non Destructive Test/Teste não Destrutivo”, mecânica, eletrônica, rádio operador. Alguns cursos são mandatórios, por exemplo, O CBSP que é curso sobre combate a incêndio, sobrevivência e abandono de embarcação.

Outro curso necessário é o de Huet que sobre escape de aeronave submersa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1Comentário
  • Bruno Machado
    23 de agosto de 2011 ás 09:49

    Bom dia Marcinéia.

Total
0