E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Fases da vida financeira

Fases da vida financeira

Nossa vida financeira obedece a ciclos. Esses ciclos são bem definidos de acordo com a nossa idade. É importante que tenhamos em mente, qual ciclo financeiro estamos inseridos nesse momento para verificar se estamos agindo de forma a ter uma vida financeira tranquila no futuro.

 

O primeiro Ciclo, que vai do nascimento até os 20 anos, é quando o indivíduo fica consumindo a renda dos pais. Nessa fase, o jovem tende a ter uma renda baixa estagiando ou recebendo mesada dos pais.

 

No segundo Ciclo, que vai dos 20 anos até 50 anos, é quando o indivíduo começa a construir família. Nesta fase, que é a fase mais produtiva, você deve poupar, fazer investimentos, pensar em seguro de vida e construir uma colchão financeiro, para as emergências do dia-a-dia.

 

Nesta fase, você deve correr mais riscos nos investimentos, para buscar maiores rentabilidades.

No terceiro Ciclo, que vai dos 50 aos 65 anos, o indivíduo deve ser cauteloso com relação a correr riscos com seu dinheiro e patrimônio acumulados até então.

Nesta fase, os investimentos devem ser mais conservadores, em renda fixa.

 

Já no quarto Ciclo financeiro, que inicia nos 65 anos e vai até o final da vida, o indivíduo pode agora aproveitar tudo o que acumulou no Terceiro Ciclo, o ciclo da produção e acumulação. É hora de resgatar o dinheiro que poupou e investiu durante anos. É hora de aproveitar o tempo com os netos.

Enfim, isso funciona para quem se programou de acordo com esses ciclos.

Quem não poupa e não investe, está fadado a ter que viver, na sua velhice, com a aposentadoria do governo, que na maioria das vezes não supri as necessidades básicas de uma pessoa nessa idade, que demanda de maiores gastos com remédios e médicos.

 

Por isso, pare e pense: Você está poupando, pensando no seu futuro financeiro?

Cristiano Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0