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Feedback – porque deve ser praticado

Feedback – porque deve ser praticado

"A falha em dar o feedback apropriado e oportuno é a mais extrema crueldade que podemos infligir a um ser humano."

por Charles Coonradt

 

 

Vamos falar de algo muito menosprezado entre as pessoas e no mundo corporativo – a importância do feedback.

Você já enviou uma proposta ou uma sugestão, que achava maravilhosa ao seu chefe, e ele nunca lhe deu resposta? Isso é o que chamamos de ausência de feedback. Infelizmente é mais comum do que possamos imaginar. Os especialistas comentam, que a sensação deixada pela ausência de feedback é terrível e costuma deixar marcas profundas. Um dos efeitos colaterais é a desmotivação.

Pesquisas recentes demonstraram que os problemas enfrentados pelas empresas, são gerados por má comunicação interna, e não por erros humanos. Com certeza, podemos afirmar que a ausência de feedback está no âmago da questão.

Certa vez, escutei uma secretária dizer acerca de seu chefe: "Meu chefe é tão ocupado, que mesmo estando na sala ao lado, não consigo falar com ele." Em minha opinião, esse pode ser um dos sintomas que a empresa está com problemas. Há líderes que, para se sentirem bem e incharem seu ego, precisam demonstrar que estão sempre ocupados. Isso faz com que o feedback não seja exercido.

No entanto, Peter Drucker afirma que o líder eficaz reserva sempre pelo menos 25% do seu tempo para atender à sua equipe e, posteriormente, aos seus Clientes. Por exemplo, não responder aos e-mails recebidos, só para dizer obrigado, é uma indelicadeza muito grande; para não dizer falta de educação. Não estou falando das dezenas de e-mails que recebemos todos os dias.

Quando você dá seu cartão de visitas a uma pessoa, contendo seu e-mail, está autorizando que lhe escrevam. Por isso, quando alguém lhe enviar um e-mail, dê feedback.

Dar respostas ou praticar o feedback, costuma ser uma ferramenta muito útil para elevar o moral das equipes. Você costuma ouvir sua equipe informalmente e transmitir encorajamento?

Já deve ter sentido aquele gosto amargo, quando em visita a um Cliente, ele comenta sobre algumas novidades sobre sua empresa. Nesse momento, você faz cara de "Zé" ao perceber que seu Cliente está sabendo mais sobre sua empresa do que você. Fica evidente que existe algum problema quanto à comunicação na empresa.

Estamos falando sobre o feedback interno, e quanto ao externo?

Dar respostas rápidas aos nossos Clientes ou fornecedores gera confiança, que, por sua vez cria laços profundos no relacionamento. É frustrante enquanto consumidores, não recebermos feedback desejado das empresas. Gostamos quando somos respeitados e vemos nossas dúvidas prontamente respondidas.

Não deixe para amanhã o feedback que pode praticar hoje.

Fernando Fernandes

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7 Comentários
  • ANDREIA LOPES
    23 de março de 2015 ás 09:54

    Excelente!!! Ao meu ver o conteúdo do seu texto é um estímulo ao crescimento á rede de relacionamento!!!

  • Rodrigo
    27 de março de 2015 ás 16:17

    Curto e compartilho com meus colegas de trabalho!

  • vlarde
    7 de abril de 2015 ás 15:23

    Estocagem

  • Rui Minoru Watanabe
    13 de maio de 2015 ás 19:39

    Imagino q existam vários Executivos e CEOs não saibam nem o significado da palavra Feedback, imaginem então da sua importancia.!!!!!!!

  • Jose luis ottero
    14 de maio de 2015 ás 10:59

    gostei muito do paragrafo, que fala da falta de tempo nao so dos chefes mas tambem da maioria das pessoas que conhecemos.

  • Anomino
    15 de maio de 2015 ás 16:00

    Fato, uma das falhas não somente em comunicação interpessoal , mas como também falha de comunicação nas tomadas de decisões e áreas envolvidas em projeto resulta-se em falha.

  • ARMANDO S. FERENCZI
    27 de maio de 2015 ás 14:30

    Boa Tarde , adorei o tema , mas voce tem toda a razão praticamente 90% das pessoas ou das empresas não sabem sequer dizer obrigadoquanto mais dar um feedback.Como podemos resolver essa questaõ que é tão atual e praticamente todos fazem sem se dar conta ou melhor ainda , fazem sabendo mas não querem saber de dar um feedback e depois reclaman disso ou daquilo que aconteceu por falta de comunicação ou falta de um feedback.

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