E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

FOCO+ ESTRATÉGIA + DISCIPLINA = A RESULTADOS

FOCO+ ESTRATÉGIA + DISCIPLINA = A RESULTADOS

FOCO+ESTRATÉGIA+DISCIPLIA = RESULTADOS

Gostaria de falar hoje com vocês sobre esse poderoso axioma. Essas são características sempre presentes nos maiores Best Sellers mundial. Jim Collins em seu livro "Feitas para durar," – Campos, 2009, menciona que essas características estão sempre presentes nas empresas de sucesso.
No entanto, podemos afirmar que qualquer pessoa com anseios de alcançar o sucesso, precisará muito delas.
– Vamos falar primeiro do FOCO.

É muito fácil perdermos o FOCO. Diariamente somos bombardeados por milhares de estímulos que visam chamar nossa atenção. O objetivo de todo esse bombardeio, é que compremos algo que com certeza não precisamos. Nosso celular que não para de tocar, pessoas desejando nossa atenção, como família, chefe, amigos etc. Se não tivermos muito cuidado, perderemos o rumo ou a direção que havíamos traçado. Isso acontece todos os dias. Basta nos lembrarmos das promessas que fizemos no último fim de ano. Quantas coisas você conseguiu cumprir das promessas que fez? Não fique triste, a maioria das pessoas, também não fizeram quase nada. A resposta, é que provavelmente em determinado momento, perderam o FOCO.

Claro que mudanças de rota de última hora, são permitidas. Podem surgir problemas que nos obriguem a fazer pequenos desvios. Veja por exemplo os pilotos comerciais. Quantas vezes eles desviam as aeronaves de curso, a fim de não pegarem uma tempestade que se avizinha? No entanto, tão logo seja possível, retornam a rota original. Isso pode acontecer conosco. No entanto, precisamos retornar, e continuar perseguindo nosso objetivo.

Por que as pessoas perdem o FOCO com tanta facilidade, é a pergunta que não quer calar? Acredito que a resposta esteja na falta de uma ESTRATÉGIA bem definida. Usando o mesmo exemplo anterior, nenhuma aeronave,levanta voo se não houver um "plano de voo". Isso, nada mais é do que uma ESTRATÉGIA de como chegar ao destino pretendido. A falta de um "plano de voo" é muito mais comum na vida das pessoas do que possamos imaginar. A grande maioria leva a vida ao "Deus dará". Acreditam que ter um "trevo de quatro folhas" é o suficiente. Quando surgem imprevistos, elas se perdem e nunca mais conseguem achar o caminho de volta. Se você deseja ser promovido, mudar de emprego, abrir seu próprio negócio, é preciso de ESTRATÉGIA. Quando, como, onde e porque, são perguntas que só pderão ser respondidas com um bom planejamento.

Finalmente chegamos à DISCIPLINA. Penso que essa característica seja uma das mais difíceis de ser conquistada. A disciplina é a "cola" que faz todas as coisas funcionarem. Sem ela, relaxamos, entramos em nossa zona de conforto, e perdemos a linha do horizonte. Ainda sobre as promessas de fim de ano, as pessoas não cumprem o que prometem, muitas vezes, por pura falta de DISCIPLINA. Confesso que foi difícil adquirir disciplina. Perdi muito dinheiro e boas oportunidades por ausência dela. Uma das técnicas que me ajudou muito foi colar Post it pela casa. Escrevia as tarefas que eu precisava cumprir, e colava em locais estratégicos. Toda vez que vencia uma tarefa, substituía por outra. Não importa seu método, o importante é ter em mente que a DISCIPLIA é fundamental para que você consiga conquistar seus objetivos.

Espero que tenham gostado desse papo.
Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comentários
  • Claudio M Oliveira
    3 de janeiro de 2013 ás 10:39

    Muito interessante essa matéria, da até para montar um treinamento.

  • Arlindo Brandi Junior
    14 de janeiro de 2013 ás 16:35

    Simples e essencial. É como querer parar de beber e ficar empurrando a decisão para a semana seguinte.

    Quantas vezes planejamos um objetivo corretamente mas, ao colocá-lo em prática, perdemos o foco por falta de disciplina.

  • Celia Alexandra
    29 de janeiro de 2013 ás 11:21

    É mesmo, Cláudio M. Oliveira, dá para montar um treinamento. Vamos elaborá-lo em parceria?

  • milton ruíz
    5 de fevereiro de 2013 ás 13:37

    VISÃO: necessidade infinita!

    Sabe qual a diferença entre Bill Gates e eu?
    Se você disse: ?alguns milhões de dólares?? Não só,
    mas principalmente ?visão?. Ele vê melhor e mais longe do que eu!
    Quantas pessoas tiveram mais conhecimento que Bill Gates e não alcançaram sequer a centésima parte do $uce$$o deste que foi um ícone da história da tecnologia de informações.
    Sim! Visão é o diferencial. Capacidade de enxergar e processar possibilidades invisíveis a olhos e mentes comuns. E depois? Agir de acordo com isto.
    Faça uma experiência. Coloque um galão de 20 litros de petróleo sobre uma mesa e pergunte a quatro pessoas o que vêem.
    A primeira dirá: ?Isto é petróleo, fonte de energia?.
    A segunda: ?Deste petróleo é possível extrair gasolina e diesel para movimentar automóveis e caminhões?.
    A terceira poderá dizer: ?Não é só uma fonte de energia, mas matéria-prima para resinas, solvente e inúmeras substâncias e materiais?.
    A quarta diz: ?Com o carbono livre contido neste petróleo pode-se provocar reações atômicas importantes e obter um potencial energético muito maior ao de todos os combustíveis presentes em sua composição?.
    Pessoas diferentes, visões diferentes. Umas superficiais, outras profundas.
    Isso também se encontra entre posições hierárquicas nas concessionárias. Um gerente pode até ter mais informações que os demais colegas ou subordinados. Mas ele jamais será um ótimo gestor se não tiver visão mais ampla e abrangente.
    Um diretor de uma concessionária terá somente status diferenciado se tiver visão maior do que todos os demais gerentes. Isto, aliás, é o defeito mais corriqueiro das concessionárias familiares, onde herdeiros sem nenhuma aptidão ?ganham? posição no topo da hierarquia e se transformam num evento cômico, quando não trágico.
    O que as concessionárias de veículos e as pessoas mais carecem para se desenvolver e inovar? VISÃO.
    Guarde isto: Se os gerentes da sua concessionária não têm visão, apronte-se para revisão sem ?garantia? de tudo o que eles fazem!!!!.
    Pare… e pense… nisso!!!

    Milton Ruíz
    GERENTE PÓS-VENDAS!

  • margarete
    20 de fevereiro de 2013 ás 09:03

    Magnífico esse artigo, parabéns!!

  • Frankc Medeiros
    23 de fevereiro de 2013 ás 00:17

    Excelente este artigo sobre a somatória do foco + estratégia + disciplina que resultam em sucesso!
    Realmente, ninguém pode perder o fofo do seu objetivo principal de obter sucesso, mediante uma estratégia armada para tal que tenha bastante disciplina para não haver perdas.
    Isso serve para quaisquer que forem os profissionais e em quaisquer ramos de atividades.
    Este trio separado, não trará grandes resultados para ninguém.

  • Vera Silva
    5 de março de 2013 ás 19:59

    Perfeito! Sem foco, estratégia e disciplina, não se chega a lugar algum,seja na vida pessoal ou profissional, fica-se táo perdido quanto” Alice no país Maravilhas”…

  • Edna Ramos
    7 de março de 2013 ás 16:34

    Gostei muito desse artigo, muito bom.
    Particulamente, acredito que todos nós temos que ser disciplinados e com metas a serem conquistadas.Temos que vencer nossos desafios, vibrar com nossas vitórias e aprender em nossas quedas.

  • jone
    1 de abril de 2013 ás 09:05

    receita de sucesso mas difícil de alcançar

  • Giba
    2 de abril de 2013 ás 05:47

    Cuidado, tudo que é demais não faz bem a saude. muito Foco você vira um binoculo e muita diciplina você vira uma formiga.

  • wilson dreux
    4 de agosto de 2013 ás 19:30

    Foco? Só poderemos ter foco se tivermos disciplina para podermos montar uma estratégica que nos leve alcançar o nosso objetivo. Na realidade o Fernando nos mostra o básico, nós estamos sempre fora do foco por tudo que ele relata deste artigo. Sempre é bom acendermos a luz, obrigado p/toque.

  • Pedro
    6 de agosto de 2013 ás 23:15

    O velho PDCA, com o obbjetivo bem definido, funciona.

  • noemia
    11 de abril de 2014 ás 12:20

    gostei muito ,e ísso mesmo trabalho com vendas ,e as vezes a gente perde o foco e a disciplina e muito importante ,costumo marcar sempre nos papeis tdo ..isso e´uma forma de estar sempre me lembrando … Parabens ..

  • Luciana
    8 de julho de 2014 ás 15:58

    Acredito na complementariedade entre o que diz Giba e Milton Ruiz.
    O Foco não depende de uma pessoa e sim de uma equipe. Exemplo: técnicos têm foco no gol mas a estratégia de visão que adotaram não permitiu ao time ocupar seus lugares de acordo com habilidades específicas e pontos fortes.
    O coacher, gerente, diretor ou demais gestores são corresponsáveis nesse processo.

  • sobrinho
    13 de novembro de 2014 ás 00:02

    Excelente texto. Parabéns.

  • Carlos Sobrinho
    20 de fevereiro de 2015 ás 12:04

    Corretíssimo as palavras chaves. Quanto aos avisos espalhados, sou uma prova viva quando fui obter um carro que almejava a um bom tempo. Coloquei uma foto do mesmo na cabeceira da cama só atirei depois da conquista do mesmo ,hoje tenha já a foto de outro carro . Abraços.

  • Claudio Mello
    20 de fevereiro de 2015 ás 12:59

    parabens,
    texto para lermos todo dia ao nos levantar

Total
0