E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Garimpando dentro de seu Pote de Ouro

Garimpando dentro de seu Pote de Ouro

Gosto de falar sobre prospecção e sua importância, porém, trataremos agora de algo que vem sendo negligenciado sistematicamente pelas empresas – o cuidado com os Clientes já conquistados.

Tão importante ou mais, é conservar a sua carteira de Clientes. Manter os Clientes tem sido um grande desafio. Isso deveria ser prioridade para as empresas. Existem inúmeras oportunidades de negócios com esses Clientes.

Garimpar com Clientes rotineiros é muito mais econômico para a empresa do que a prospecção.

O italiano Parêto diz que 20% de seus Clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento. Portanto, o que você como vendedor, está fazendo com esses Clientes?

Se esses Clientes são os responsáveis pela manutenção de seu emprego como vendedor e mantêm a sua empresa funcionando, seria de esperar que esta classe de Clientes recebesse muita mais atenção por parte da equipe de vendas.

O problema, segundo Philip Kotler, é que esses Clientes “são como favas contadas, apenas à espera de ser colhido, não requerendo atenção ou serviços especiais”. Será que eles conhecem todos os produtos ou serviços que sua empresa oferece?

Não haverá ainda oportunidades de você melhorar o mix de produtos adquiridos pelo seu Cliente. Lembre-se de que se você não conseguir enxergar oportunidades para ampliar seus negócios com eles, seu concorrente o fará.

Quanto maior for o número de anos que você conseguir reter seu Cliente, haverá melhores oportunidades de melhorar o mix de produtos.

Esses Clientes, por exemplo, estão menos sensíveis a preços que os demais. Estarão dispostos há pagar um pouco mais em troca de um bom relacionamento e bom atendimento, pois a base mais importante foi solidificada

– A Confiança Sendo assim, cuide bem de seu baú de ouro, desse tesouro que você tem. Ou seja, a sua carteira de clientes. Um abraço a todos, Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1Comentário
  • Fernando J Almeida
    23 de março de 2013 ás 13:00

    É como regar a planta que vc gosta todo dia. Se não regar, ela morre. Não tem jeito. É simples, mas às vezes o simples, o óbvio,está na nossa frente e não enxergamos. OU NEGLIGENCIAMOS!!!
    Uma boa tarde a todos, bom final de semana e boas vendas. Sempre!!!
    Cordiais saudações,
    Fernando J Almeida

Total
0