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Gerente – Seu Papel Dentro Da Empresa

Gerente – Seu Papel Dentro Da Empresa

Quando você menos espera, seu chefe o chama em sua sala e comunica que finalmente você será promovido à gerente. Dá-lhe os parabéns e começa a preparar o comunicado a empresa.

Neste momento você começa a vibrar e tem vontade de gritar de tanta alegria. Você deu duro para isso. Porém, passado a euforia, começa a se questionar. E agora? Será que realmente estou preparado? E se decepcionar? Pelo menos comigo, foi assim.

Por isso, achei que seria apropriado escrever para você, que acabou de ser promovido, ou, para aqueles que buscam a gerência. Encontrará aqui informações e dicas sobre esta nova responsabilidade. Espero que essas dicas possam ajudá-lo a prosseguir com serenidade e determinação nessa nova função. Neste capítulo, verá o que os maiores mestres em liderança falam sobre o assunto.

Na verdade, o que se espera de um gerente com ascensão sobre sua equipe, é que sua liderança contagie seus colaboradores levando-os à execução.


Líderes bem sucedidos não começam perguntando: O que eu quero fazer? Eles perguntam: O que precisa ser feito?

"Líderes bem sucedidos procuram ser eficazes" – Peter Drucker

Liderar pessoas, influenciando-as a executarem suas tarefas de forma voluntária, nem sempre é uma tarefa fácil.


"Liderança é isso, exercer influência sobre as pessoas, nada mais nada menos." J.C. Maxwell.

Nem sempre as coisas correm tão bem quanto se espera.

No livro "O Monge e o Executivo", James Hunt aborda de forma muito óbvia esta questão. Às vezes se perde um excelente operador de retro-escavadeira, e a companhia ganha um mau gerente. Por muitas vezes presenciei isso acontecer. Por que, às vezes, quando alguém é promovido, as coisas não saem assim tão bem?

Isso acontece por várias razões, como por exemplo, a sede de poder oculta em algumas pessoas. Usando uma figura de retórica, parece que alguns quando promovidos, despertam um vírus adormecido e oculto. Quer dizer, algumas características até então não reveladas, começam a florescer. Infelizmente para alguns, este vírus é imune e destrutivo.

"Se queres conhecer o caráter de um homem, dê-lhe poder." – Abrahan Lincoln

Assim, fica claro que liderar pessoas em uma corporação, é uma tarefa importante, porém, muitas vezes ingrata.

Tentarei abordar o que as equipes esperam de seus gerentes e o que gostariam de ver acontecer; os erros mais comuns cometidos, bem como suas conseqüências.

Começaremos abordando o que evitar como gerente.

Na verdade, gerenciar nos escalões intermediários em qualquer corporação é extremamente importante. São estes líderes que fazem as coisas acontecerem dentro das empresas, muitas vezes sem reconhecimento.

Segundo uma pesquisa realizada, veja o que os colaboradores apreciam dos gerentes em termos de comunicação verbal:

Palavras de reconhecimento e recompensa por um trabalho bem feito;

Solicitações de contribuições — opiniões, estimativas e sugestões;

Demonstrações de interesse — perguntar por suas famílias, atividades etc;

Informações claras sobre o que esperam deles;

Oferecimento de ajuda;

Serem chamados pelo nome;

Encorajamento de demonstrações de confiança;

Manifestação de crítica de forma reservada, educada e construtiva;

Agora, veremos o que os colaboradores não apreciam na atitude dos gerentes:

Fofocas – não é uma atitude profissional, magoa as pessoas e destrói o moral;

Serem ignorados – simplesmente não estabelecerem nenhuma comunicação verbal;

Críticas expressas de forma grosseira, sobretudo na frente dos colegas;

Fala e tratamento ríspidos, como se os colaboradores fossem pessoas inferiores;

Reclamações e destaque permanente ao que há de negativo;

Gritos e berros;

Linguagem chula e imprópria;

Ameaças;

Palavras positivas, mudanças significativas – Hal Hurban

Trabalho em Equipe:

Uma das funções dos gerentes é liderar para cima, para baixo e para os lados, como disse John W. Maxwell em líderes 360º. Precisa amalgamar seus subordinados e torná-los coesos.

Para isso, se faz necessário o trabalho em equipe. Extrair resultados das pessoas, fazendo com que elas deem o seu máximo, nem sempre é fácil. Cabe a você, como líder essa missão. Se acha difícil, bem vindo a liderança. Você foi promovido para conseguir melhorar os resultados da empresa. Fazer sua equipe apresentar resultados positivos.

"Liderança tem mais a ver com a disposição do que com a posição— influencie os outros de onde você está." – J.C.Maxwell

– Outra tarefa importante que cabe ao líder, é a formação de outros líderes. Hoje mais do que nunca, líderes precisam gerar outros líderes.


"Se você chegar ao topo sozinho, fez alguma coisa de errado pelo caminho." – J. C. Maxwell.

Muitas vezes isso é negligenciado, porque alguns líderes têm medo de sombra. Medo de serem sobrepujados e verem seu brilho ofuscado. Concordo plenamente com a opinião de Hornsby, quando escreveu:

"Não há problema em deixar aqueles que você lidera brilharem mais do que você, pois, se eles brilharem forte o suficiente, irão refletir positivamente você." – Billy Hornsby, escritor.

"Líderes são como grandes magnetos. Atraem voluntariamente as pessoas. Depois as imanta, transformado-as também em líderes." – Fernando Fernandes, consultor e autor

Não se esqueça que liderar tem a ver com relacionamento. Trabalhar em equipe exigirá isso de você. É imperativo que seus subordinados confiem em você para poder seguí-lo.

Conhecer as pessoas de sua equipe e relacionar-se com elas é uma estrada a percorrer. Preocupar-se saudavelmente com as pessoas, gera um espírito de gratidão. Seus colegas verão que são mais do que apenas um número no crachá.


"A falta de franqueza bloqueia as idéias inteligentes, retarda as ações rápidas e impede que as pessoas capazes contribuam com todo seu potencial. É algo devastador." – Jack Welch

Procure conhecer as pessoas que estão sob seu comando. Envolva-se com elas. Lembre-se que não precisa ser o "Dr. Sabe tudo". Ninguém é. O que precisa é liderar. Todas essas ações fazem parte de se trabalhar em equipe.

"As pessoas têm necessidade de ser constantemente incentivadas e elogiadas. O verdadeiro líder nunca se esquece disso." – J.L. Tejon, executivo, escritor


Note o que disse Ken Blachard, citando uma pesquisa realizada, a fim esclarecer por que as equipes fracassam.

Dez principais razões por que equipes fracassam:

1. Falta de diretrizes sábias que definam o propósito central da equipe e como essa trabalhará de forma unida para alcançá-la.
2. Incapacidade de decidir no que consiste o trabalho pelo qual a equipe é responsável de forma interdependente e mútua.
3. Falta de responsabilidade mútua.
4. Falta de recursos para cumprir com o trabalho, incluindo o tempo.
5. Falta de liderança eficaz e liderança compartilhada.
6. Falta de normas que fomentem a criatividade e a excelência.
7. Falta de planejamento.
8. Falta de apoio da gerência.
9. Inabilidade para lidar com conflitos.
10. Falta de Treinamento em habilidades de trabalho em equipe, em todos os níveis.

"O Trabalho eficaz é, na verdade, executado em equipe e por meio de equipes e formadas por pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades." — Peter Drucker

O Tempo

Este é um fator importantíssimo a ser levado em consideração, se você quiser ser um gerente eficaz. Aprenda a usá-lo de maneira sábia. Como disse Peter Drucker: "O suprimento do tempo é totalmente inelástico."

A tendência das empresas é desperdiçar este bem precioso. O gerente precisa estar atento às suas programações, apegando-se a ela ao máximo a fim de cumprir sua agenda. Lembro que sua agenda não pode ser algo totalmente rígido. Tudo que é rígido em excesso tem a tendência de partir.

É muito fácil cair na armadilha de ter seu tempo monopolizado pela sua equipe. É necessário que você construa um plano de ação. Note o que Drucker disse novamente sobre isso: "Gerentes eficazes… não começam pelas suas tarefas. Começam pelo seu tempo. E não iniciam com um planejamento. Iniciam sabendo onde seu tempo é realmente empregado." (Gerente Eficaz em Ação — Peter Drucker)

Quer mais algumas dicas sobre liderança? Claro!

Deixo aqui para sua consulta, quando necessário, "AS 21 LEIS DA LIDERANÇA" de John. C. Maxwell. São dicas interessantes sobre o que você

como gerente e líder pode fazer.

Os Líderes:

1. Não limitam uma organização;
2. Têm maior influência;
3. Valorizam o processo de desenvolvimento das pessoas;
4. Preparam a equipe papa a jornada;
5. Comunicam de maneira mais eficiente;
6. Criam impulso e levam a equipe a um nível mais alto;
7. Baseiam-se numa sólida relação de confiança;
8. Impõem maior respeito;
9. Lidam com as questões de liderança antecipadamente;
10. Atraem mais líderes a si mesmos;
11. Ligam-se às pessoas;
12. Reúnem ao redor de si pessoas mais fortes;
13. Reproduzem mais líderes;
14. Delegam a seus liderados;
15. Com suas equipes vencem mais vezes;
16. Conseguem que as pessoas aceitem a eles e a sua visão;
17. Estabelecem prioridades de maneira eficiente;
18. Compreendem e usam as oportunidades de maneira mais eficiente;
19. Abdicam de suas agendas pessoais;
20. Promovem o crescimento dos líderes e das organizações mais rapidamente;
21. Deixam um legado duradouro;

Um abraço a todos,
Fernando Fernandes

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17 Comentários
  • Vanessa Favaron
    6 de maio de 2011 ás 14:27

    Muito bom o artigo!!! Parabéns!!

  • REENGENHANDO
    14 de maio de 2011 ás 02:45

    EXCELENTE ARTIGO, OBRIGADO!!!

  • Rita Scheffer
    1 de junho de 2011 ás 01:03

    Adorei, vou fazer o treinamento para me organizar com a minha equipe, ela tem que ser a minha base, para depois ter sucesso nos demais passos futuros!

  • Paulo Roberto Spera
    6 de junho de 2011 ás 15:43

    Excelente este artigo e muito precioso nos dias de hoje, pois quando as pessoas chegam a ocupar o nível de gerência de uma empresa, vemos pessoas preparadas e pessoas despreparadas com o xicote nas mãos, com muita falta de informação sobre liderança. Quando você cita o livro O monge e o executivo, em minha opinião é um dos melhores livros que trata a respeito de liderança e também não podemos esquecer de citar o livro “Jesus Cristo o maior líder que já existiu” da escritora Laurie Beth Jhones (Editora Sextante), compara algumas passagens da bíblia com ênfase na liderança de Jesus, livro muito bom para aprendermos um pouco sobre liderança carismática, e para definitivamente abolirmos o estilo de liderança autocrática, onde acredito não fazer mais parte deste novo cenário contemporâneo.

  • Evandro amaral
    25 de junho de 2011 ás 20:06

    Parabens pelo artigo. A forma de liderar pessoas não é tão simples, mas é possivel; basta ter coragem em servir,respeitar,ouvir,compartilhar e perdoar.Trata-se de funadamentos de empatia,onde os seus colaboradores reconhecem em sua liderança a verdadeira gestão de pessoas .

  • Lindaura Oliveira
    18 de julho de 2012 ás 07:20

    Muito bom o artigo, parabens! Eu ja estudei praticamente tudo isso, mas, e sempre bom reler, reavaliar a forma que esta agindo com sua equipe, agenda, etc.
    Na minha opiniao como vivencia, a falta de habilidade com as pessoas e comunicacao clara, sao dois fatores simples, porem, complexos ao mesmo tempo de serem bem aplicados e causam drasticos problemas, que pode levar a equipe ao fracasso. Claro que, todos os outros fatores listados no seu artigio tambem sao extremamente importantes para uma boa gestao.

  • wilson dreux
    22 de outubro de 2012 ás 18:43

    Excelente matéria. Pratico 90%, mais “recordar é viver” como sempre seus artigos são ´timos e acima da média, obrigado amis uma vez.

  • Valeria Andrade
    23 de outubro de 2012 ás 15:34

    Excelente artigo!!! Eu desejo muito liderar pessoas e este artigo enriqueceu muito minha vida.

  • Beatriz Ribeiro
    26 de outubro de 2012 ás 09:10

    Muito bom o artigo, Parabéns! Simples, direto…. objetivo.

  • Valdir Fabricio
    16 de janeiro de 2013 ás 20:09

    Excelente artigo.
    Acho que todos ao chegarem ao nível de Gerência deveria conhecer o mesmo, e tentar pelo menos, aplicá-lo em seu dia a dia

  • Luzidelson Baracho Ribeiro
    17 de janeiro de 2013 ás 10:18

    Obrigado pelas dicas! estava precisando…

  • Bruno Ribeiro
    17 de janeiro de 2013 ás 18:01

    Parabéns, muito bacana!

  • Semar Leite
    18 de janeiro de 2013 ás 10:27

    Perfeito!!!

    Esclarecedor, objetivo.

  • claudia Martins
    18 de janeiro de 2013 ás 11:09

    Excelente Fernando estes ensinamentos deviam estar na porta de muitos chefes.

    Para poder ler mais vezes vou copiar para documento word. John. C. Maxwell é um autor fantástico. Já li O livro dele “Vencer com as Pessoas” e é muito bom. Obrigada

  • Olvides Pisetta
    14 de abril de 2013 ás 09:28

    Olvides Pisetta ? Bom dia. Muito bom tema. Dá margem a imensas e diversificadas abordagens e calorosas discussões. Em minha carreira profissional, lutei muito para assumir uma gerência de divisão numa grande empresa. Foi quando um gerente me disse: caro amigo Pisetta, “O nível de cobrança e o estress é tão grande que NÃO VALE A PENA a não ser que esteja disposto a infartar, afinal, os diretores contratam gerentes para terem infarto no lugar deles.”
    O segredo? Trabalho em equipe.

  • Alfredo Pieritz Netto
    14 de abril de 2013 ás 18:24

    Gostaria de parabeniza-lo, pois os seus artigos são ótimos e tenho utilizados em minhas aulas, consultorias e treinamento.
    PARABENS.

  • Jose Monteiro Medeiros
    16 de abril de 2013 ás 22:23

    Finalmente tive tempo para ler com a merecida atenção, desde já segue meus sinceros parábens!!!

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