E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Gestão Sustentável: A Gestão para o futuro.

Gestão Sustentável: A Gestão para o futuro.

gestão sustentável
De acordo com o conceito, Sustentabilidade, é preservar e conservar o sistema para que as gerações possam usufruir futuramente. Nas Organizações: Sustentabilidade é manter o equilíbrio e um ambiente saudável dentro e fora da Instituição.
A Liderança Sustentável: O Líder é capaz de conquistar a confiança dentro da empresa e motivar seus funcionários a desenvolverem o trabalho juntos.

O Líder Sustentável: É o que tem a visão geral da empresa e busca oferecer um ambiente saudável e harmonioso com os funcionários, bem como estabelece uma boa relação com seus clientes e comunidades, através de práticas sustentáveis de manutenção e preservação do Sistema. (meio ambiente) Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Ilos: Especializado em Logística Empresarial, quase metade das empresas brasileiras já possui políticas específicas voltadas para o setor de sustentabilidade.

Ter sua marca vinculada a essas práticas e ações de preservação do meio ambiente e projetos de âmbito social nas comunidades, além de adotar uma política de boa vizinhança, fortalece e propaga a imagem da Instituição junto aos públicos e clientes potenciais.
Algumas práticas sustentáveis podem ser aplicadas no dia a dia dentro das empresas, reduzir custos, evitando desperdícios e melhorando os aspectos econômicos e gerando lucros para a Instituição. Outras podem ser aplicadas nas comunidades, diminuindo os efeitos que as produções das empresas causam nas mesmas e no sistema, como: projetos e campanhas contra a poluição e degradação do meio ambiente e outras de incentivo a reciclagem de materiais.
Segundo o Instituto Akatu, organização que luta pelos atos de consumos conscientes, os materiais e recursos mais desperdiçados pelas Instituições são: água, energia elétrica, papel, caneta, lápis, borracha, cola, cartucho de tinta, papel, papel higiênico, papel toalha, copos descartáveis entre outros.

O Líder pode influenciar sua equipe a aplicar algumas práticas simples que podem garantir um ambiente mais saudável e fazer a diferença: Essas podem ser realizadas através de campanhas Institucionais que visem à conscientização de desperdícios:
Para evitar o desperdício de energia, podemos: Apagar sempre as luzes e aparelhos, ar condicionado, máquinas e equipamentos. Para redução de gastos com materiais para escritórios: usar materiais recicláveis que possa utilizar mais de uma vez, como papel para impressão, blocos de notas, tinta e cartuchos para impressão.

Utilização de banheiros: Para economizar água: dar descargas rápidas, fechar as torneiras sempre que estiver ensaboando as mãos ou escovando os dentes, evitar jogar papel no vaso sanitário. Outras práticas: ao enxugar as mãos utilizar duas folhas de papel toalha, ao beber água utilizar apenas um copo descartável por período de trabalho ou ter copo, caneca ou garrafa individual.
Algumas empresas adotam também o uso de embalagens recicláveis e refis em seus produtos. Essas embalagens e refis além de poder ser reutilizadas não agridem o Eco Sistema. A Empresa que pensa sustentável tem uma visão voltada para o futuro.

Liana Cláudia R Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0