E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

GESTÃO TENEBROSA

GESTÃO TENEBROSA

Essa foi a denominação que o Ministro do Supremo, Luiz Fux, atribuiu à gestão dos diretores do Banco Rural. Esse tipo de gestão foi usado no tão chamado mensalão. O banco Rural, segundo o Ministro, foi usado como lavanderia. Infelizmente os líderes desse banco puseram toda a reputação do banco e todos os funcionários em completo xeque mate.
A gestão tenebrosa, que não consta na cadeira de ensino do curso de administração, infelizmente vem sendo praticada por muitos líderes picaretas. Empresas outra promissoras, foram jogadas na sarjeta sem dar nenhuma chance a seus funcionários. Quem não se lembra da Encol, Mesbla, Construtora Naia, Enrom, Daslu, Costa Cruzeiros empresa proprietária do Costa Concórdia e tantas outras, que faliram por causa de gestão fraudulenta. Nesse emaranhado de falcatruas, os funcionários, que na maioria das vezes, são pegos de surpresa, perderam seus empregos e milhares de sonhos foram desfeitos.

O que as empresas podem fazer para se prevenir desse tipo de gestor? Uma Escola de líderes. Isso mesmo, implantar dentro das empresas uma escola que ensine liderança a seus funcionários. Gestão tem a ver com processo, liderança tem a ver com pessoas. Essa é a grande diferença. É preciso que as empresas desenvolvam em seus funcionários o desejo da liderança. Quanto mais pessoas preparadas para assumir cargos de liderança, mais fácil fica sua administração.

A centralização do poder é como um câncer que contagia e entorpece seus membros, levando à falência o comprometimento e a motivação.
Não me cansarei de divulgar que estamos vivendo no maior apagão de liderança dos últimos cinquenta anos. Se não fizermos nada, acredito que num futuro breve, pagaremos muito caro.

Um grande abraço a todos.

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0