E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Governo propõe mundanças nas aposentadorias

Governo propõe mundanças nas aposentadorias

 

Entra ano e sai ano, e o governo, que terá um rombo de mais de 130 bilhões de reais em 2016 no sistema de previdência social, está sempre querendo alterar as regras do jogo, com o jogo em andamento.

Mais uma vez, o governo está buscando uma nova formula para a previdência social, aumentando o tempo de aposentadoria, é claro, onde igualaria a idade de aposentadoria aos 65 anos tanto para os homens, que já é na atual regra, como para as mulheres, que na regra atual teria direito de se aposentar aos 60 anos.

 

A regra hoje diz que o homem pode se aposentar por idade aos 65 anos e a mulher aos 60 anos, tento 15 anos mínimos de contribuição.  Já para se aposentador por tempo de serviço, a regra para homens é de 35 anos de contribuição e para a mulher de 30 anos de contribuição.

Em resumo, na nova proposta do governo, a mulher teria que trabalhar 5 anos a mais e teria uma idade mínima de aposentadoria, somente aos 65 anos.

O governo alega que em países desenvolvidos essa regra já é utilizada.

 

Mas em países desenvolvidos, essa regra funciona porque os aposentados de lá, tem acesso a saúde, transporte, entre outras coisas básicas, também de primeiro mundo.

 

Já no Brasil, os aposentados em sua grande maioria vivem com um salário mínimo e ainda tem que sofrer nas filas dos serviços básicos precários, que vemos todos os dias nos noticiários.

Isso é o mesmo que comparar laranja com maça.

 

O que o governo deveria fazer para enxugar os custos da previdência, era fazer uma auditoria séria e limpar todo tipo de “penduricalho” que tira recursos dos fundos da previdência social.  Aposentadorias absurdas e vitalícias de viúvas e filhas solteiras de militares e políticos é apenas um caso que poderia ser atacado, onde com certeza traria uma boa economia aos cofres públicos.

 

Mas é muito mais fácil ir no bolso dos mais pobres do que realmente fazer uma reforma previdenciária séria nesse país, que possui um governo que brada aos quatro ventos que é o protetor dos trabalhadores, mas que mostra a cada dia, sua ânsia em piorar a vida dos menos afortunados.

Os aposentados pedem socorro.

 

E você aí!!  Está poupando? Guardando dinheiro?  Investindo?  Fazendo seu próprio pé-de-meia?  Ou vai esperar até chegar o tempo de se aposentar para tomar uma rasteira do governo?

Só no Brasil que o povo transfere a responsabilidade da sua própria aposentadoria para as mãos do governo.

 

Como estamos vendo todos os dias na TV, o governo não consegue nem administrar suas próprias contas, imagina se vai dar conta de administrar a sua aposentadoria, o seu futuro.

 

Reflita sobre isso.

 

Um grande abraço e uma ótima semana.

 

Cristiano Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0