E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Inflação mais alta em 12 anos é só o começo

Inflação mais alta em 12 anos é só o começo

 

Há pouco foi anunciado o índice de inflação de Janeiro de 2015 que foi de 1,24%. Desde fevereiro de 2003 não tínhamos essa taxa em níveis tão elevados, o que fez com que a inflação acumulada nos últimos 12 meses saltasse para 7,14% ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo Governo de 6,5%. O mês de Janeiro deixa claros indícios que 2015 será um ano de preços em elevação devido a não correção de preços de energia elétrica e combustíveis, e que agora deram o ar da graça, além de fatores sazonais e climáticos habituais.

 

Mas prepare-se, ainda não acabou. Num prazo de 10 dias, caso não haja alterações após a fase de consulta pública, a ANEEL deve anunciar uma correção de mais de 80% nos valores das bandeiras tarifárias da sua conta de luz a ser iniciada a cobraça a partir de Março. A bandeira vermelha (indicativo da geração de energia proveniente das fontes mais caras de produção) passará de 3,00 para R$ 5,50 por cada 100 KW/h, 83% de aumento. Para a bandeira amarela o aumento será de 67% passando dos atuais R$ 1,50 para 2,50 por 100 Kw/h. Esse aumento indica que os preço devem continuar aumentando, pois a energia elétrica é um componente importante na composição do preço de produtos e serviços que consumimos diariamente.

 

E como podemos nos preparar para esse ano onde os preços irão estar em constante elevação?

 

O principal nesse momento é utilizarmos todas as ferramentas que temos para fazer com que nosso dinheiro renda o máximo possível, obtendo o melhor preço em nossas compras diárias, semanais e mensais para amenizar o efeito do aumento de preços. E que ferramentas são essas? A internet é com certeza a mais importante delas. As redes supermercadistas disponibilizam o preço dos principais produtos naqueles folhetos informativos, e eles ficam disponíveis também pela internet. Ainda para os supermercados, tenha na ponta da língua o dias das promoções de cada mercado, como o “dia da carne”, “dia das hortaliças” etc. E o mais importante de todos, estabeleça um valor máximo para suas compras do mês, e seja fiel a esse valor utilizando-o da melhor maneira possível.

 

Para as compras de roupas, calçados ou mesmo eletrodomésticos e outros itens duráveis, a internet também pode ser sua grande parceira de duas maneiras diferentes. A primeira são os sites de comparação de preços, onde você pode em poucos cliques saber o preço de um determinado item em dezenas de lojas, e optar pelo melhor preço ou custo benefício. A segunda opção é um aplicativo que você instala em seu navegador de internet onde automaticamente ao entrar na página descritiva de um produto que você deseja comprar ele avisa caso o mesmo produto esteja mais barato em outra loja. NOTA: Para todas as compras pela internet pesquise cupons de desconto, que cada vez mais ganham espaço por aqui.

 

O aumento constante de preços que temos presenciado nos últimos anos tende a continuar pelos menos até o ano que vem, dependendo de como o Governo fechará as contas públicas e do cenário internacional. Devemos cada dia mais saber aproveitar melhor nossos recursos financeiros, que já não são muitos, e por isso devemos usá-lo cada vez melhor. Portanto, não se esqueça daquele conselho que sempre nos dão quando queremos adquirir algo de valor: Pesquise, bata perna, compare preços e quando encontrar a melhor opção, barganhe, pechinche. Não tenha vergonha de pedir descontos, as lojas colocam valores ligeiramente superiores já para se preparar para conceder esses descontos.

Boas compras!

Rafael Borim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0