E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Inovação – caminho para o sucesso

Inovação – caminho para o sucesso

Acredito que um grande número de empresas tem fobia pelo que é “novo ou novidade.” Sair da zona de conforto parece ser um grande desafio.

Como já comentei em artigos anteriores, os maiores especialistas em marketing em nível mundial, como por exemplo, Tom Peters e P. kotler, sempre alertaram para o perigo da estagnação. Para não cair na vala comum e se descolar da concorrência é preciso inovar. Tom Peters cunhou uma frase que ficou notabilizada: “inovar ou morrer”. É claro que só a inovação não é o caminho para o Eldorado. Jim Collins, em seu último livro, conseguiu deixar isso bem claro. Mas, as empresas que estagnarem, achando que o que fizeram está bom, correm um sério risco. Isso se aplica a qualquer coisa. “A estagnação leva à burrice.”

Gostaria de comentar que frase de Tom Peters, “inovar ou morrer”, foi levada a sério pela SAMSUNG. Quem era a Samsung há vinte anos? Uma empresa que produzia produtos baratos e de qualidade duvidosa. Nesse período, quem dava as cartas eram seus concorrentes, como Nokia, Sony, Ericson, Motorola etc.Enquanto isso, a Samsung de forma silenciosa, trabalhava sem fazer grandes ondas, não chamando à atenção de seus concorrentes.

Na década de dois mil, surge de cara nova, com produtos inovadores e com muita qualidade. Enquanto escrevo esse artigo, a empresa é reconhecida como a grande rival do Iphone e Ipad. Toda essa preocupação com a inovação jogou seus concorrentes num grande abismo. Alguns desapareceram, enquanto outras agonizam.

O exemplo da Samsung deixa claro que a inovação é o caminho para a perpetuidade. Num mundo em que as mudanças acontecem quase na velocidade da luz, é preciso estar atento. Não adianta ficar apegado ao passado. Alguns empresários rebatem dizendo que não mudarão porque “ time que está ganhando não se mexe”. Essa frase se aplica bem ao futebol. Empresas como a Kodak, Motorola, H.P., Mesbla, Yahoo etc., deixam claro que, quem não investir em inovação, enfrentará sérias dificuldades.

Essa máxima se aplica a qualquer negócio, não importando seu tamanho ou número de funcionários. Na verdade, quando se fala em inovação, não significa necessariamente grandes investimentos. Com criatividade e bom senso é possível chamar à atenção de seus clientes e atrair novos consumidores.

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • Alan
    24 de julho de 2012 ás 16:26

    Realmente isso é um fato, e muitas empresas ainda insistem de que seus negócios estão indo bem, afinal as vendas estão bem. Isso até aparecer uma Samsung e despontar com novidades fazendo com que seus clientes comecem a ser clientes de seus concorrentes. Passo por isso todos os dias e por não estar no meio do grupo de diretores o que apresento é descartado, ou seja, o pensamento de “time que esta ganhando não se mexe” aqui é um lema.

    Parabéns novamente pela matéria, muito boa.

  • ffescritor
    30 de julho de 2012 ás 15:59

    Obrigado Alan, por sua participação.Concordo com você plenamente. Tirar alguns empresários de sua zona de conforto é um grande desafio. Espero poder vê-lo mais vezes por aqui. Nos acompanhe também em nosso site. http://www.programacases.com.br
    Abraços e boa semana.
    Fernando Fernandes

Total
0