E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Líder Morcego

Líder Morcego

Existem muitos tipos de liderança. A liderança morcego é mais comum do que se imagina. Aliás, comparar alguns líderes a morcego é uma acinte à espécie.
Alguns morcegos vivem de sangue alheio, assim como muitos líderes, pelo menos de forma metafórica.
Infelizmente, no mundo corporativo, muitos profissionais são completamente sugados e têm suas forças esvaídas por sua liderança. Líderes incompetentes não se contentam em apenas esvaziar suas vítimas, mas em transformá-las em verdadeiros zumbis.

Líderes morcegos, comumente são egoístas e insensíveis. Seu único objetivo é propagar a desconfiança e a competição maléfica. Portadores de um vírus, alguns líderes disseminam a discórdia e apatia em sua equipe. Quem nunca trabalhou com uma equipe sem sangue, parecendo vaguearem a esmo na empresa? Esse tipo de comportamento surge quando as pessoas são conduzidas por líderes morcegos.

As pessoas ficam se perguntando o que fazer, quando descobrem que seus líderes são assim. Jack Welch, em seu livro Paixão por vencer comenta que é uma decisão difícil. Às vezes os funcionários gostam da empresa e de seus cargos, mas não conseguem tolerar seus chefes. O autor de O monge e o executivo, James Hunt, comenta que as pessoas não pedem demissão das empresas, elas pedem demissão de seus chefes.

Eu costumo dizer que uma empresa é o que seus lideres são. Infelizmente temos a tendência de culpar os funcionários quando as coisas não vão bem. Se sua empresa não tem respeito por seus funcionários ou pelos seus cientes, é porque estão refletindo o que seus líderes são. No entanto, se formos olhar mais atentamente, veremos que o problema está na liderança. Líderes sem compromisso, intolerantes e arrogantes, dão o tom de como a empresa deve ser. Também o contrário é verdadeiro.

Alguns líderes morcegos só enxergam o próprio umbigo e se acham o centro do mundo. Que besteira. Somos pessoas interdependentes. O que conta no fim das contas, são os amigos que fazemos e nosso relacionamento. Esses caras quando morrerem tem que torcer que não seja num dia de chuva, se não terão que se virarem sozinhos. Não estou amargo, apenas gosto de ver as coisas em seu devido lugar.

Um forte abraço a todos

Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0