E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Liderança e Humildade Combinam?

Liderança e Humildade Combinam?

Gostaria de falar hoje com vocês dessa qualidade que considero importante em nossas vidas. Afinal, quem gosta de uma pessoa arrogante? No entanto, quando falamos em liderança, costumamos associá-la a alguém durão, que não se dobra ou não se curva. Infelizmente, esse foi o conceito que nos “venderam”. Na verdade, a humildade é uma qualidade que pode estar associada à liderança. Líderes humildes, não quer dizer, líderes fracos ou piegas. A história está cheia de exemplos positivos, de líderes poderosos, mas extremamente humildes e preocupados com o bem estar do próximo.

Podemos citar o próprio Jesus, em minha opinião, o maior líder que já viveu. Não importa se você não acredita que ele seja o filho de Deus. Mas, segundo dados arqueológicos consistentes, ele foi uma pessoa real. Apesar da tremenda influência que exerceu e exerce até hoje, foi um homem extremamente humilde. E isso não o tornou “fraco” ou incompetente.

Será que podemos citar outros líderes? Claro, Abraham Lincoln. Um dos maiores e melhores presidentes da história da maior nação do mundo foi um homem poderoso, no entanto, muito humilde.

Outro líder que gosto de citar nesses casos é Sérgio Vieira de Mello. Você talvez não se lembre do nome, mas se lembrará do episódio que tirou a sua vida. Ele era um alto comissário da ONU e estava em Bagdá no Iraque, em missão de paz. Um caminhão bomba atingiu o prédio em que ele e centenas de funcionários trabalhavam. Após alguns minutos de caos e histeria, as pessoas tomaram consciência do que havia acontecido. Todos os sobreviventes começaram a procurar Sérgio Vieira de Melo, pois temiam por sua vida, e sabiam que poderia ter sido ele o alvo do atentado. Quando a equipe de resgate conseguiu localizá-lo, encontraram-no sob toneladas de escombros. Assim que os soldados fizeram menção de retirá-lo, Sérgio pediu que primeiro retirassem seus colegas. Mesmo sob condições de stress extremo, ele citou por nome as pessoas que também estavam sob os escombros. Disse que eles estavam em piores condições e precisam de ajuda. Quando os soldados finalmente retornaram para resgatá-lo, Sérgio já havia falecido. Seu estado também era grave, mas ele não sabia. Ele colocou seus colegas em primeiro lugar. Mesmo sob as condições adversas, sua preocupação não era com ele, e sim, com seus subordinados, com suas vidas. Que exemplo maravilhoso.

Que lições podemos tirar disso tudo? Que a humildade é uma virtude positiva e que pode ser exercida por qualquer líder. Que liderança não significa tirania, vilania e apenas poder. Mas, significa também servir. Se você é líder, pergunte-se, sou humilde? Gosto apenas de ser servido?

“O líder que espera apenas ser servido, poderá ter seguidores, mas nunca terá seus corações”.

Segundo o Professor Hal Urban, em seu livro Escolhas que podem mudar sua vida – “certamente o mundo seria bem diferente se todos fôssemos um pouco humildes, se concordássemos em admitir que não sabemos tudo, que temos fraquezas e que cometemos erros”. Ele continua. “Será que o mundo inteiro fica melhor se uma pessoa se tornar mais humilde? Não. Será que o mundo dessa pessoa fica melhor se ela se torna mais humilde? Sim.”

Um grande abraço a todos,
Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 Comentários
  • Paula Dolôr
    20 de março de 2013 ás 19:01

    Acredito piamente, que um bom líder é ou tem que ser húmilde, infelizmente a realidade neste país, é liderar pelo medo. E é este tipo de líderes que as empresas continuam a contratar. Para mim um líder que tenha de se impor é sem dúvida um líder fraco!!!

  • Frankc José de Andrade Medeiros
    23 de março de 2013 ás 15:48

    SIM! SIM! SIM!
    A liderança nasceu para conviver diretamente com a humildade!
    Um bom líder deve saber reconhecer publicamente os esforços de seus colaboradores e, principalmente, os seus erros e as suas falhas administrativas. Somente dessa maneira elee adquirirá o respeito e a admiração de todos.

  • Wilson Dídimo de Almeida Filho
    2 de abril de 2013 ás 11:06

    A verdadeira liderança se resume na conquista da confiança entre chefe e subordinado e para que isto aconteça é necessário que ambos reconheçam que também falham. Sem a humildade não é possível interagir de forma clara e honesta, com a ajuda mútua, o que sem dúvida elucida problemas importantes na empresa. O problema é que a soberba e medo de perder o poder são fraquezas que enganam e iludem pela arrogância, promovendo ações de infidelidade e vingança. É preciso ter muita coragem para ser humilde! É preciso enxergar além da esquina!

  • Marcio Senna
    2 de abril de 2013 ás 11:53

    Liderar é influenciar pessoas a fazerem tarefas com o máximo de comprometimento sem se sentirem obrigadas. É compartilhar acertos e fracassos e buscar sempre o bem comum. Obviamente que, sem humildade fica mais difícil atingir tais objetivos. Por outro lado, não se faz um líder nunca. O Lider já nasce predestinado a mostrar caminhos, a ajudar seus subordinados a vencerem junto. Para tanto, vemos no Livro o Monge e o Executivo uma definição bem oportuna sobre o Lider. Diz assim: Para se saber se alguém é ou foi um bom líder, basta verificar como estão atualmente seus liderandos. É um ótimo livro para quem tem intenção de ser um líder melhor.

  • Claudia
    3 de abril de 2013 ás 16:25

    Sem humildade não ha liderança, não tem como liderar uma equipe se não tem ela junto de você, o lider tem que pegar junto e mostrar que também é humano, não adianta so falar tem que demostrar…

  • Tania Silva
    4 de abril de 2013 ás 13:02

    Concordo com seu posicionamento Fernando, mas tem liderados que confundem esta atitude e as vezes é necessário bater na mesa para concientiza-los.

  • Irlando Nogueira
    4 de abril de 2013 ás 19:51

    Entendo que a resposta a esta pergunta deve se amparar no conceito de liderança. Considerando que liderança seja uma habilidade de se obter resultados de um grupo através de motivação e não de obrigação, eu creio que não deva existir liderança sem humildade. A habilidade de gerenciar, entretanto, não pode ser sobreposta por aquela, mas deve coexistir de forma simbiótica dentre as demais habilidades do líder de sucesso no atual cenário de competição globalizada.

  • airton carlini
    5 de abril de 2013 ás 12:39

    O verdadeiro líder, necessariamente tem que ser humilde. Se não for, não acredito que possa ser um líder.Se ele não for assim, você pode até segui-lo por necessidade mas nunca admirá-lo.

  • Alexsander
    5 de abril de 2013 ás 14:01

    Parabéns Fernando, como sempre nos premiando com seus textos.

    Gostaria de dizer que concordo com a Paula Dolôr, um líder que se impõe não exerce liderança, exerce poder, hierarquia. Os profissionais mais capacitados têm, também, a necessidade de serem ouvidos e muitas vezes suas opiniões e idéias são de extrema importância para a empresa em que trabalham. Porém, tais profissionais tendem a permanecer pouco tempo no quadro de colaboradores de uma empresa que não tem espaço ou abertura para suas idéias. O bom líder sabe identificar as boas idéias, aliás, ele as incentiva e as premia. Em resumo tem humildade para reconhecer o talento de seus subordinados, afinal, não é o talento humano que move as empresas?

  • Daniel Salvador
    5 de abril de 2013 ás 18:24

    Liderança e humildade, como já dito anteriormente, podem e devem andar juntas. Contudo, as vezes por imposição de modelos corporativos rígidos, um líder acaba por se ver na necessidade de ir contra seus princípios, sob pena de comprometer sua empregabilidade.
    Na minha visão, líder é aquele que atinge metas através de seus liderados. Para tanto deva demonstrar não só conhecimento teórico, pois se sua equipe perceber que não há conhecimento prático na formação daquela pessoa, será quase certa, o surgimento de uma zona de conflito, a qual normalmente inicia-se pela comunicação.

  • Evania
    7 de abril de 2013 ás 12:19

    Humildade não é sinal de fraqueza, nem ser durão é de fortaleza. O importante é ser firme com o uso da sabedoria que é muito mais que ser inteligente, pois a sabedoria é adquirida quando se tem o propósito do conjunto e se usa as habilidades próprias e as dos outros.

  • Márcia Elizabeth de Araujo
    7 de abril de 2013 ás 13:31

    Fernando muito pertinente sua mensagem em relação a liderança. Concordo plenamente com você. O líder precisa a cada momento refletir sobre suas atitudes. A humildade é fundamental, pois é bastante difícil ser líder neste mundo, onde as pessoas em si já tem uma visão distorcida do líder. Na maioria das pessoas olham para o líder de maneira distante por achar que o líder estar ali para mandar. Mas na realidade o líder está ali para mediar, orientar e até ajudar, colaborar pra se ter bons resultados no dia-a-dia. Sabemos que nós ficamos perdido se não temos um líder para nos orientar. É importante que as pessoas também valorizem seus líderes e os ajudem a serem pessoas mais próximas e humildes. Pois acredito que a participação de todos é fundamental para o crescimento de cada pessoa dentro das empresas. O líder precisa sim está cada dia atento para as mudanças e refleões nas nossas vidas.

  • Teresa Cristina Marmille Mendes
    8 de abril de 2013 ás 09:59

    Gostei muito em ler isso tudo!! Serve muito como um exame de consciência, que devemos constantemente colocar em atividade.

  • Flávio
    9 de abril de 2013 ás 12:02

    Fantástico, no mundo em que vivemos hoje isto é uma qualidade cada vez mais rara de se ver nas pessoas.
    Na vida profissional, via de regra, o “LIDER” que geralmente está no mercado é aquele “HOMEM DE AÇO” que via de regra não se curva à quase nada.

  • Andrei Santana Santos
    9 de abril de 2013 ás 18:08

    É um pouco complicado, no livro “O Monge e o Executivo”, retrata bem que não podemos focar so em resultados, mas também em relacionamentos com nossos colaboradores, e gerir através de autoridade e não por poder… mas é complicado, cada situação em cada empresa é diferente, nao vejo uma receita única para todas.

  • Fausto Marsol
    10 de abril de 2013 ás 07:02

    Meu caro Fernando Fernandes.
    À humildade, que tão bem ilustra, poderia ainda juntar-se a simplicidade de processos, que o seu (pequeno-grande) artigo demonstra: parabéns!
    Fausto Marsol

  • Fernando Fernandes de Freitas
    10 de abril de 2013 ás 08:27

    Liderar é aprender a cada dia com os erros e acertos, e aceitar os proprios erros é um bom sinal de humildade, enriquece o intelecto, aumenta a visão sistemica e nos ajuda a se colocar no lugar do outro!

  • Sylvia Paiva
    11 de abril de 2013 ás 12:18

    Um bom líder pode e deve ser humilde. Quais são geralmente os dirigentes mais admirados e seguidos numa empresa ? Geralmente os mais humildes, que não fazem distinção e cumprimentam desde a recepcionista até os gerentes de primeira linha, se preocupando com o bem estar deles e demonstrando empatia. Humildade aproxima e reforça os laços e a comunicação. O que todos esperam é que um líder seja alguém digno de ser seguido tanto pela sabedoria, sendo de justiça e honestidade. Enfim, inspirar respeito e confiança.

  • Luiz Fernando
    11 de abril de 2013 ás 17:04

    É preciso que haja líder e liderança. Líder sem liderança (parece redundancia mas não é) é apenas pomposo, soberbo e inconsequente, pois não sabe exatamente onde vai terminar… espera pelo resultado e que algumas vezes pode ser desastroso. Infelizmente não era o esperado.

  • Fabio Duran
    12 de abril de 2013 ás 09:02

    Gosto sempre de dizer que a liderança não é dada e sim conquistada com muito trabalho, dedicação, competência, respeito e Humildade. Ótimo artigo.

  • Eduardo buys
    13 de abril de 2013 ás 10:49

    FF, lí o artigo que, como sempre é de alto nível, mas confesso que não lí – ainda – os comentários. Nem os daquí nem tampouco os do LI, que geralmente enriquecem o texto incial.
    De qq forma, não resisto o pitaco:
    – creio que liderança e humildade tem que funcionar juntos, como engrenagens de um relógio, mesmo que saibamos que para marcar a hora com exatidão sejam necessárias muitas outras engrenagens e ajustes.
    Abs, Edu

  • Henri Gonçalves
    15 de abril de 2013 ás 08:14

    Humildade e canja de galinha não faz a ninguém…Meu avô às vezes brincava com a gente com esse trocadilho, e colocava no lugar da palavra humildade, as palavras respeito e cautela. Hoje vejo que ele sempre teve razão. Quantas vezes falhei nesse quesito. Quanta perda ao longo do caminho…Pessoas maravilhosas, que me serviram e não tiveram de mim o valor devido. Por que? Porque eu não tinha a menor boa vontade de entender o que é ser humilde. “Agora resolvi mudar” dizia Rita Lee e “Fazer tudo o que eu queria fazer”… Alvo do desrespeito e da truculência da falta de educação, estou repensando a minha vida. Preciso ser humilde.

  • Lucilene Lima
    20 de abril de 2013 ás 08:31

    Ótimo tema o verdadeiro lider é aquele que tem essas pequenas qualidades como a humildade.

  • Daiane Vieira
    21 de abril de 2013 ás 20:04

    Adorei o artigo. É o que sinto, sigo e sou. Exemplos muito pertinentes.
    E o melhor de uma liderança assim é o exemplo que se passa, a mensagem subliminar através da forma de ser e agir.
    Quisera todos os líderes pensassem assim…

  • Madalena Mendonça
    22 de abril de 2013 ás 10:45

    O artigo é muito bem feito.A humildade é muito importante para um líder sim.Ela só tem a acrescentar em nossa carreira e em nossa vida pessoal.

  • Osmir Ney Fonseca
    26 de abril de 2013 ás 11:56

    E isso ai Fernando, o verdadeiro líder nao precisa de holofotes, ele tem luz própria.
    E essa luz, se chama humildade.

  • Hélio Almeida
    6 de maio de 2013 ás 10:32

    Muito bom, concordo plenamente !

  • Raquel Simone Muller
    22 de maio de 2013 ás 17:19

    Gostei muito da matéria, apresenta um perfil perfeito para os líderes, todos que asumem esse papel deveriam tomar isso como primeira lição de vida. Sim para nos tornarmos lideres de verdade temos primeiro que conquistar o coração do próximo para que nos acompanhem. Parabéns pela matéria muito incentivadora.

  • David Vaz
    4 de junho de 2013 ás 19:33

    “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.” (Confúcio)

  • Mario
    26 de junho de 2013 ás 06:30

    Parabéns Fernando, excelente texto. Contudo penso que se um lider não consegue enxergar a humildade ele não é um lider, é apenas um chefe.

  • Vladimir Silveira
    27 de julho de 2013 ás 15:20

    Belo texto Fernando, conquistar as pessoas de forma espontânea é o estilo de liderança que grandes homens da história utilizaram!
    A falta de humildade ou arrogância só nos faz pensar que estas pessoas esqueceram que são mortais!
    Um abraço

  • Vagner Vieira
    30 de julho de 2013 ás 09:08

    Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro disse ontem em sua entrevista que realmente precisava de uma dose de humildade, parece que ele leu o seu artigo, parabéns e que Deus te abençoe em seus artigos, precisamos fazer a diferença.

  • eusebio manuel vestias pecurto
    7 de agosto de 2013 ás 07:32

    gostei muito de ler este artigo mas infelizmente existe poucos lideres humildes porque alguns são autoritários das suas decisões

  • Daniel Oliveira
    26 de novembro de 2013 ás 10:25

    Esse artigo precisa ser lido pelos os lideres do Brasil dentro do cenário comercial pois essa lição é Básica e Essencial para o indivíduo que deseja ser um Lider de Sucesso.
    Não adianta queimar essa etapa la na frente as situações irão aparecer e ai, como se portar? Existe um proverbio que diz: O orgulho precede a queda, hoje tenho uma carreira profissional e consegui resultados brilhantes na vida por seguir exemplo de um chefe que tive um grande lider que acreditou em mim, tendo humildade e paciência em investir tempo, atenção, dedicação, são virtudes que aprovam O SER LIDER.

  • Marcio C Raposo
    1 de fevereiro de 2014 ás 16:53

    Parabéns. Muito bom o material. O verdadeiro lider serve aos liderados. A humildade transforma relações. Viveriamos num mundo com menos individualismo.

  • Gutemberg Ribeiro
    8 de fevereiro de 2014 ás 09:45

    Olhem pra Jesus. Ele é o exemplo perfeito.

  • Sabine Karly
    10 de fevereiro de 2014 ás 15:40

    Me foi dado a oportunidade de conhecer uma pessoa que apesar de ser conhecido como um grande empresário em suas atitudes mostrou-se sempre uma pessoa consciente de seu papel social e moral, dando exemplos de humildade nas ações cotidianas, assim ainda é lembrado pelos que o conhecerem o Fujimi Yamashita, com seus exemplos posso dizer que me ensinou muito.

  • José Eraldo de Goes Alves
    10 de fevereiro de 2014 ás 23:22

    Muito bom o assunto.
    Geralmento um administrador ou lider que não é humildo, torna se um chefe e de certa forma quem é chefe torna-se arrogante, centralizador que menospreza a criatividade de seus subordinados. Há uma diferença entre: TRABALAHAR COM ELE E TRABALHAR PRA ELE. Um bom lider demostra sua humildade fazendo com que seus liderandos trabelhem com ele e não para ele.

  • Roberto Vazquez
    11 de fevereiro de 2014 ás 18:20

    Parabéns pelo texto Fernando.

    Na atualidade como exemplo complementar ao seu texto citaria o Papa Francisco. Independente das correntes religiosas que possam ler este post, é inegável que ele seja um líder.

    Fora da religião podemos citar Nelson Mandela.

    Sucesso Sempre!

  • cassia fritzen
    17 de abril de 2014 ás 20:53

    Parabéns pelo texto; muito sucesso e inspiração em sua caminhada. Que seja sempre com o uso de uma das maiores virtudes, que é conquistada, a humildade.

  • Sandra Silva Bastos
    28 de abril de 2014 ás 20:45

    Excelente publicação, pois este tema deveria ser mais trabalhado nas culturas organizacionais…

  • Maria Angela Mezzetti
    6 de maio de 2014 ás 17:11

    Humildade,deveria ser uma característica exigida pelos recrutadores em cargos de liderança. O bom líder é o que se coloca no lugar de seus liderados e verifica as dificuldades que ele encontra para exercer sua função. Você precisa saber fazer para exigir, e eu já vi muitos lideres serem arrogantes e exigirem prazo de entrega em tempo humanamente impossível por total desconhecimento da atividade.

  • Douglas
    6 de maio de 2014 ás 18:43

    O Líder é aquele que te mostra o caminho correto (ele realmente precisa conhecer muitos caminhos), não necessariamente precisa saber todo o trajeto de um em especifico, mas ele sabe que o destino é certo. e vai te ajudar a chegar la, se durante o percurso o líder não estiver apto a tomar uma decisão (por falta de experiência) e admitir isso (humildade) o líder deve ouvir seu liderado, como se fosse um aprendiz, esse conhecimento que ele vai adquirir ele vai utilizar em outras ocasiões e cada vez se tornar um líder melhor.

    O problema é que os lideres geralmente tem chefes que não querem que os lideres tenham atitude humilde como a descrita acima. por isso alguns problemas são resolvidos ou não da pior maneira possível. sem contar que os ditos lideres ficam cada vez piores pois não se atualizam com seus liderados.

    Sempre existe uma melhor perspectiva, nem sempre é a do líder e se ele entender isso, entender suas limitações, vai ser o melhor líder do mundo.

    e pra finalizar, o verdadeiro líder é um eterno aprendiz.

  • Cleber David
    27 de junho de 2014 ás 02:50

    Liderança e humildade não combinam tanto apesar ser essencial caminharem juntas.
    Digo pois ser humilde em alguns casos acaba sendo interpretado como um sinal de fraqueza(em alguns casos-não quero generalizar) a Humildade de admitir estar errado por exemplo, pode trazer do liderado mais admiração e respeito entretanto (em alguns casos) pode ser analisada pelo liderado como um sinal de fraqueza e minar a confiança que um liderado deve ter no líder. Humidalde+conceito+postura acredito contribuir muito para formar um profissional de alto desempenho

Total
0