E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Lidere por exemplo

Lidere por exemplo

 

James Hunt disse em seu livro O monge e o executivo” o seguinte: “se não acreditarem no mensageiro, não acreditarão na mensagem”.

 

Isso quer dizer claramente que o líder precisa infundir nas pessoas “credibilidade”.  De nada adianta falar em visão e missão, se as pessoas não acreditam em você. Suas ações falam mais alto do que suas palavras. “Ninguém lhe dará a mão, se não puder ver seu coração”. – John Maxwell.

 

Para liderar através das pessoas, é preciso que haja confiança. Essa é a base para qualquer consecução. No entanto, para conquistar a confiança de seus liderados, é preciso que as pessoas acreditem em você.

Infelizmente temos muitos exemplos negativos. Empresas que têm um discurso maravilhoso, mas suas ações são decepcionantes. Aos poucos, essa falta de credibilidade por parte dos funcionários, acaba chegando até seus consumidores. Quando isso acontece, significa perda. Perda de clientes, perda no faturamento, perda de recursos, perda, perda, perda…

 

"As pessoas são guiadas por exemplos e não por palavras. As palavras servem apenas para indicar o caminho, mas são os exemplos que motivarão as pessoas à ação". – Fernando Fernandes

 

Trabalhei numa empresa em que os proprietários falavam muito que a honestidade e integridade eram a mola mestre da empresa. Na verdade, na prática, sabíamos que eles fraudavam o fisco e pagam bola para alguns fiscais. Quer dizer, os funcionários não tinham o menor respeito pela empresa. Para os funcionários não valia à pena fazer mais do que o básico. Empurravam tudo com a barriga até onde era possível.

 

Se você é líder e deseja que seus funcionários o sigam, lidere por exemplo. Como muito bem disse o General Patton, “Liderar é exemplo, exemplo e exemplo”. Certa vez, Napoleão foi para a  linha de frente em um deus combates e começou a incentivar seu regimento. Seus Generais começaram a instar que ele voltasse para a linha de trás. Sabe qual foi  sua resposta? “É mais fácil puxar do que empurrar”.

 

 Se você trabalha para um líder “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, tenho a certeza que já se desmotivou várias vezes. Como sabemos, esse tipo de líder é mais abundante do que imaginamos. É difícil estar sob o comando de alguém com esse perfil. Se esse for o seu caso, não deixe que isso o contamine. Continue com seus valores e princípios, pois no momento certo encontrará a saída ideal.

 

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários
  • Joici Grizoste
    7 de dezembro de 2014 ás 14:20

    Muito interessante, adorei!

  • Deisi
    31 de março de 2015 ás 22:09

    Como dizem os grandes escritores e pensadores, ” Siga os passos das pessoas de sucesso”, por isso meu amigo, sigo os seus.

    Você é minha inspiração do dia-dia.

    Abraços
    Deisi Muller

  • Marcus Vinícius
    22 de fevereiro de 2016 ás 14:58

    Uma equipe bem estruturada depende de um líder que tenha uma forte postura de exemplo, de maneira que a sua visão seja a mesma de todos que a compõe.

Total
0