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Marketing Digital: O que é e para que serve?

Marketing Digital: O que é e para que serve?

 

Desde os anos 2000, com o aumento do uso da internet, o marketing digital tem conquistado muitas empresas.

A revolução do marketing off line para o on line, dá-se através da forma como as pessoas se comunicam entre si, ou seja, o Marketing Digital inovou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores.

Mas o que é marketing digital?

O Marketing Digital é a promoção de produtos ou serviços pela internet. Em outras palavras, o marketing digital é o conjunto de esforços ou atividades de marketing executadas por uma empresa com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado. Com o poder da internet é possível entregar a mensagem certa para a pessoa certa e na hora certa.

Por que investir em Marketing Digital?

O número de usuários da Internet cresce a cada dia. Segundo o IBGE, o acesso à Internet chegou a 100 milhões de brasileiros, o equivalente a 50% da população em 2015. Por conta do avanço da internet e das ferramentas que proporcionam o marketing nas plataformas digitais, este tipo de serviço tornou-se a primeira opção das empresas que querem investir em comunicação. Confira alguns outros pontos positivos do marketing digital:

Interatividade Instantânea

Através das Redes Sociais, a organização consegue se comunicar com seus consumidores e vice-versa, criando uma relação de confiança entre o consumidor e a empresa.

A comunicação entre consumidor e empresa não é tão acessível no marketing tradicional como é no marketing digital.  Uma vez que o consumidor cria vínculo com a empresa e se identifica com a marca, ele “devolve” para o empreendedor informações valiosas que poderão auxiliar na resolução de problemas antes não identificados.

Alcance

Campanhas que utilizam canais de comunicação como outdoors, flyers, revistas ou jornais acabam sendo prejudicadas pela limitação geográfica. O alcance através dos canais tradicionais é muito inferior ao que a Internet pode proporcionar, além dos custos mais elevados e a dificuldade de segmentação qualificada desses meios de comunicação.

Segmentação

A segmentação é uma das principais vantagens do marketing digital, pois com ferramentas adequadas é possível coletar informações e dados sobre as pessoas que navegam pela Internet.

Uma vez que você entende quem são seus consumidores, é hora de focar seus investimentos de marketing em ações direcionadas para cada um desses perfis.

Custo-benefício

O marketing digital traz um retorno enorme e o investimento é muito menor do que em mídias tradicionais. Além da quantidade de recursos que o marketing digital oferece ser bem maior, do processo de segmentação ser muito mais eficiente, a relação custo-benefício também é muito mais atraente.

Métricas on-line

Agora é possível você medir e avaliar qualquer ação de marketing na internet.  Com as métricas, é possível você saber quem viu o seu site ou anúncio, identificar qual campanha está gerando mais resultado, quais posts receberam mais visitas, quanto tempo o consumidor fica no seu site antes de comprar, entre outros diversos relatórios que as ferramentas analíticas proporcionam.

Apesar de o marketing digital ser uma ótima opção para alavancar suas vendas, é preciso planejar como será a sua presença na internet. Para isso, é necessário que saiba quem é o seu público e quais conteúdos serão utilizados para alcançar esse segmento, mas isto falaremos no próximo post.

Grande abraço a todos,

Fernanda Luchi

imagem: Kleincontent.com.br

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