E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Metas – Por que são importantes?

Metas – Por que são importantes?

Vamos abordar um tema muito interessante e muito pouco comentado – a importância de se ter metas na vida. Seja você um vendedor ou não, ter metas é de suma importância para o seu sucesso.

Imaginem que lhe peçam para ir ao estado de Tocantins, a um determinado bairro, numa certa rua, procurar uma pessoa que está à sua espera, com uma grande soma em dinheiro para lhe entregar. No entanto, não lhe dão um mapa, nome de um bairro ou mesmo nome de ruas. Apenas algumas referências.


Quais as chances de você encontrar essa pessoa e finalmente ficar rico? Quase nulas. Assim vive a maioria das pessoas, deixando que o acaso guie suas vidas. Esperam que casualmente, um dia, tropecem no sucesso.


Planejamento com metas bem definidas é como ter um mapa confiável nas mãos, que levará você, com certeza, onde deseja chegar. Pode levar mais ou menos tempo, mais certamente você chegará.

Numa pesquisa recente feita nos Estados Unidos, 89% das pessoas disseram não terem metas; 8% disseram ter metas, mas não escritas. Apenas 3% dos entrevistados confessaram ter metas bem definidas e assentadas por escrito. O interessante é que esses 3% – eram as pessoas mais ricas e bem-sucedidas entre os entrevistados.

Você, que neste momento lê esse artigo, tem uma meta definida na vida? As tem por escrito? Sabe onde e quando chegará a seus objetivos? Na corrente do tempo, sabe onde estará daqui a seis meses ou há um ano?

Não importa o lugar de onde você vem, e sim para onde você vai. E o lugar para onde você vai é determinado exclusivamente por você. Elaborar metas por escrito transforma as coisas de maneira bem mais fácil.


Quando se fala em metas, as pessoas costumam dizer: desejo ficar rico! Quero ser alguém na vida. – Isso não são metas, são apenas sonhos. Embora sonhar seja importante, porém, quando você não planeja, a fim de realizá-los, nunca deixarão de ser sonhos
 

Vou dar uma dica de ouro para o seu sucesso.


Pegue um papel agora mesmo ou vá ao seu computador pessoal. Comece a escrever suas metas de forma bem definidas. Por exemplo, se deseja ser promovido, fixe um prazo real e razoável para isso acontecer. Marque uma data. Depois escreva o que fazer para chegar a esse objetivo. Como por exemplo, os cursos de aperfeiçoamento ou treinamentos que precisará realizar. Determine com clareza as datas para inicio e término destes objetivos


Fixe alguns post-its em locais bem visíveis, a fim de que possa acompanhar seu progresso. Sempre que uma tarefa for concluída, substitua por outra. Eu costumo usar as duas formas. Acompanho em meu laptop e espalho post-its pela casa. Gosto de constantemente visualizar as minhas metas.


Gostaria de dizer que as metas comprovadamente são de grande ajuda para seu crescimento pessoal. Infelizmente alguns concentram seus objetivos apenas no campo profissional. Quero ressaltar que, quando não conseguimos ser assertivos em alguns de nossos objetivos, o mundo não vai acabar. Apenas precisa redefinir sua trajetória. Talvez você esteja apenas tomando um caminho incorreto.

Enquanto corre em direção à sua meta, é importante não negligenciar fatores como, por exemplo – a família. Às vezes ficamos tão envolvidos em conseguir concretizar nossos sonhos, que nos esquecemos das pessoas que estão a nossa volta. Sua família deve compartilhar os seus alvos. Caso algo esteja comprometendo sua relação com a família, é hora de acender o sinal amarelo.


"Quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve." – Anônimo


"Ter metas claras aumenta sua autoconfiança, potencializa sua competência e estimula seu grau de motivação." – Brian Tracy

"A vida sem metas é como navegar sem bússola. Talvez um dia, você chegue a algum lugar."- Fernando Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários
  • WILSON DREUX
    15 de outubro de 2012 ás 16:17

    Prezado Fernando Fernandes, parabens! Seus artigos cada dia são melhores e abrem a mente de quem lhe acompanha lendo seus artigos. Depois de alguns anos navegando meio sem rumo resolvi traçr minhas metas como voce sugere neste artigo e o resultado virá breve. Gratos Wilson Dreux

  • Carlos Anjos
    25 de janeiro de 2013 ás 20:52

    Apesar de difícil às vezes, seja por não saber o objetivo final, ou ainda não ter clareza do que se quer, vale a pena traçar metas. Experimentei isso nesse ano de 2012 e os resultados foram ótimos. Vale lembrar que sem força de vontade, disciplina e bastante resiliência são fundamentais pra se alcançar o que quer.
    Abraços e bom fim de semana!

  • Sergio Martins
    14 de fevereiro de 2013 ás 18:21

    Boa noite,

    Adorei as dicas, principalmente quando usa-las em separado da vida pessoal e profissional, parabens e obrigado por compartilhar seu conhecimento

  • wilson drex
    2 de dezembro de 2013 ás 18:10

    Excelente artigo releio sempre é muito importante reler sempre, Obrigado

Total
0