E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Não Fui Promovido – O Que Fazer?

Não Fui Promovido – O Que Fazer?

Bem, sua quase promoção foi uma disputa justa com um colega mais antigo na empresa, competente e com muitas qualificações. Você se conforma e até confraterniza com o colega promovido. Essa cena seria o ideal. Mas, nem sempre as coisas são assim, quando se trata de promoções a cargos de chefia, não é verdade? Existem outros critérios não curriculares que influenciam a cabeça dos líderes que precisam tomar a decisão.

Quando isso acontece, ficamos com um gosto amargo na boca, apáticos e sem saber o que fazer. Às vezes, a primeira coisa que vem a cabeça é demitir-se e buscar uma nova empresa que reconheça o nosso talento. No entanto, essa atitude só deverá ser usada quando esgotarem todas outras possibilidades. Tudo bem que o colega promovido era o “puxa saco”que frequentava a casa do chefe, ia a todos os aniversários e acima de tudo, é um incompetente de carteirinha. Mas, já dizia minha avó que “cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”. Assim veja as seguintes opções.

  1. O colega incompetente pode se enforcar na própria “corda” que recebeu. Quer dizer, sua inabilidade pode vir à superfície e revelar toda sua fragilidade para o cargo. Ou falando num bom português, ele pode fazer asneiras da grossa e ser demitido. Por isso, espere, dê tempo ao tempo.
  2. Seu superior pode ser substituído. Nesse caso, a injustiça cometida pode ser percebida pelo novo líder, que passará a olhar para você como um candidato em potencial para a próxima promoção, ou mesmo para substituir o colega impostor.
  3. Se todas as possibilidades à sua disposição estiverem sido esgotadas, e a empresa não reconhece seu talento e prefere promover os “baba ovo”, aí sim, tá na hora de você começar a buscar uma nova empresa que reconheça seu talento.

Segundo Jack Welch, o que não adianta é ficar na empresa reclamando do chefe ou mesmo fazendo “terrorismo”. Às vezes, gostamos da empresa, o salário é adequado e há bom ambiente. No entanto, a liderança deixa a desejar. O próprio Jack Welch se viu nessa situação. Depois de algum tempo na GE sem ser promovido, resolveu pedir demissão. Seus superiores ao saberem disso, reconheceram seu talento, o promoveram para uma divisão importante. E assim começa a trajetória de sucesso do “líder do século”. No entanto, nem sempre as coisas acabam assim tão bem. Minha recomendação é calma. Não perca o FOCO e mantenha sua ATITUDE.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • Daniel Lima
    5 de novembro de 2012 ás 00:06

    Gostei do texto.

    • ffescritor
      23 de janeiro de 2014 ás 15:20

      Valeu Daniel, obrigado pela força, volte sempre.
      Grande abraço.
      Fernando

  • Edna Ramos
    23 de janeiro de 2014 ás 14:56

    Gostei muito do texto, é bem motivador, mas na pratica mesmo é muito mais dificil de contornar. As vezes a oportunidade é unica, e outras vezes essa oportunidade de promoção nunca aparece… existem grandes profissionais que não são reconhecido e sem chances de mostrar suas ideias…

    • ffescritor
      23 de janeiro de 2014 ás 15:19

      Edna, seja bem vinda. Obrigado pela visita e pelas palavras motivadoras.
      Espero poder contar com sua visita mais vezes.
      Grande abraço e boa semana,
      Fernando

Total
0