E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

O AUTO – RETRATO DO LIDER É TRAÇAR SEU PRÓPRIO DESTINO

O AUTO – RETRATO DO LIDER É TRAÇAR SEU PRÓPRIO DESTINO

É com muita satisfação que redigi esse texto, inspirado em minhas convicções e na oportunidade oferecida por esse extraordinário profissional, Fernando Fernandes, através do qual me congratulo com os demais colunistas.

Aos nossos leitores anfitriões das nossas opiniões, sugestões, conselhos, previsões e narrativas, enfim ao povo brasileiro, desejamos um feliz 2013.
Cada um de nós rabiscou uma lista de compromissos com a balança, com a família, com a empresa, com as metas, com o nosso Deus.

Mas, ao chegar o carnaval talvez mudemos de opinião a respeito do “Pra Frente Brasil”. Vamos aguardar a pós-retórica, resultante daqueles discursos proferidos no início de ano com tanta ênfase assertivo e sensatez.

A nossa proposta hoje, vem embasada na experiência adquirida como administrador, consultor/palestrante e jornalista. Vem sugerir a você leitor, você empresário e empreendedor, tomar algumas precauções já neste início do ano: reúna a família, crie uma força tarefa em torno da proibição de gastar antes de analisar o orçamento, tais como: pagamento do IPVA, parcela da escola particular, faculdade, seguro, ônibus escolar, cartão de crédito dos gastos do Natal e os cheques pré-datados. Dimensionar gastos é apertar os cintos, ser prudente. Tradicionalmente, após essa gama de gastos, a partir do mês de março costuma melhorar, entrar nos trilhos.

Empresário, planeje sua empresa em seus aspectos financeiros; controle de caixa, custo das vendas e produtividade das revendas, envolva toda equipe em torno de objetivos comuns, analise planilhas dos anos anteriores antes de investir. Repensar estratégias e o marketing não só linearmente, produto x cliente x lucro, mas visionariamente como se verifica nas gerencias das “empresas vivas”, pessoas expert’s x mercado x geradores de lucro. Reduza as não-conformidades na produção, racionalize compras, participe e questione a metodologia/processos na contratação de pessoal em níveis decisórios.

Em todas as situações reveja a fotografia financeira da empresa ou do futuro negócio. Dinheiro novo, para linha de crédito e capital de giro, busque informações no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e em alguns casos o Cartão BNDS. Portanto o planejamento e arrojo andam de mãos dadas com a previsibilidade e a cautela, MESMO COM A INFLAÇÃO SOBRE CONTROLE. Já familiarizados com indicadores e tendências de mercado a de se considerar os fatores externos, tais como; a recuperação do poder de compras dos trabalhadores ou retração na demanda, dentre outros, o que implica muitas vezes rever o planejamento do líder, ou como estão ligadas à.

E para fechar esse tópico lembremo-nos: Em tese, o princípio organizacional ainda recomenda aos líderes juntar os fiéis e repelir os descrentes (não basta vestir a camisa, é preciso suar).

Mas, longe em contrariar o entusiasmo geral, a palavra é planejar 360°.

Outro aspecto a ser abordado hoje é a busca de maiores salários e postos de OURO com responsabilidades – Aquela recolocação profissional vislumbrada nas mentes dos “expert’s”, ou pessoas comuns como nós. Após uma palestra que ministrei no interior de São Paulo sobre o tema LIDERANÇA, fui tomado de surpresa ao encontrar o conhecido Sr. Dodô, metalúrgico que me disse: Xi Zé, ele me chamava de Zé – escutei contrariado a opinião de muitos durante sua palestra, candidatos que não abrem mão de “salariozão”.

Sem mais nem menos, ele me contou a história do IDIOTA E A MOEDA. “Conta-se que em uma ocasião remota, um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Aos seus olhos, um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e a outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, abordado por um líder que perguntou se ele ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Eu sei, respondeu o tolo! Ela vale cinco vezes menos, mas o dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou ganhar mais minha moeda”.

– Pode se tirar várias conclusões dessa narrativa: a primeira é quem parece idiota, nem sempre é. A segunda, quais eram os verdadeiros idiotas da história? A terceira, é que se formos gananciosos em todos os aspectos iremos estragar nossa fonte de renda, cedo ou tarde. Mas a conclusão mais interessante é: ter a percepção de estarmos bem, mesmo quando o outro não tem uma boa opinião ao nosso respeito. Portanto amigos LÍDERES leitores, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim o que realmente somos. Indivíduos autênticos sim senhor. E se em algum momento dos processos, você for comparado a essa classe em extinção, saiba que “O MAIOR PRAZER DE UM HOMEM (MULHER) INTELIGENTE, É BANCAR O IDIOTA, DIANTE DE ALGUNS IDIOTAS QUE BANCAM OS INTELIGENTES”.

Estamos no lugar certo, e recorro à frase: “Pois não existe ambiente melhor do que o Brasil no mundo inteiro – palavras do investidor bilionário americano San Zell – Revista Isto É Dinheiro – (Ed. 23/12/2009 pag.46). Acredite em você, busque rever a cada dia novas oportunidades e o seu momento chegará.

Roberto Botelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários
  • Ivo Junior
    13 de dezembro de 2012 ás 12:06

    Prezado Dr. Roberto,
    Achei excelente vosso artigo! Com muita profundidade e extremo conhecimento do ser humano! Artigo de alto nível! Vou continuar lendo sua coluna neste site!
    E aproveito a oportunidade para indicar uma forma nobre de presentear vosso network neste Natal com JW Blue Label a venda no nosso site http://www.lojamuseudagula.com.br
    Abraço,
    Ivo Junior

  • Alessandra Fernandes Olivo
    20 de dezembro de 2012 ás 10:09

    Excelente texto!!!!

    Riquissimo conteúdo e um fato que somente alguns poucos tem conhecimento e sabedoria sobre : fingirmos de idiota na frente de imbecis!!!

    Abs

    Alessandra olivo

  • SANDRA REGINA GIESEL
    23 de janeiro de 2013 ás 09:50

    Muitas vezes a vida nos dá alguns atalhos que podemos chegar mais rápido, mas o espaço de tempo é muito pequeno. Parabéns pelo seu artigo.

  • Gersiovalma dos Santos Matos
    23 de janeiro de 2013 ás 15:43

    Texo muito interessante.

  • Fernando de Oliveira Benvenutti
    23 de janeiro de 2013 ás 18:20

    Muito legal a histórica da Moeda. Faz a gente pensar muito nas pessoas de hoje em dia, nas equipes,em tudo !!! Um grande e forte abraço. Você tem email ? Gostaria de fazer Network com você. Grato. Benvenutti.

  • Roberto Botelho
    31 de janeiro de 2013 ás 20:18

    Olá Fernando de Oliveira Benvenutti. Agradeço seu comentário, isso dá estimulo a exercitar outros textos, abordar as causas no âmago dos assuntos corporativos e a realidade do dia a dia. Aguardo seu contato, vamos trocar, ok? Forte abraço (Roberto) – botelhoabla@hotmail.com

  • Roberto Botelho
    31 de janeiro de 2013 ás 20:21

    Olá, Gersiovalma dos Santos Matos.
    Agradeço seu comentário e aceito sugestões para novos temas a serem abordados. Escreva para: botelhoabla@hotmail.com

    Abraço (Roberto)

  • Roberto Botelho
    31 de janeiro de 2013 ás 20:26

    Olá, SANDRA REGINA GIESEL. Obrigado pelo seu comentário. Os atalhos às vezes pode nos levar mais rápido ao destino, mas raramente. O caminho melhor tem sido monstrar-se competente e esperar a hora, ela chegará. Os outros podem se enroscar nos espinhos do curto caminho. Você sabe do que falo, Abraço.
    Att.: Roberto Botelho
    botelhoabla@hotmail.com

  • Roberto Botelho
    31 de janeiro de 2013 ás 20:33

    Prezada Alessandra Fernandes Olivo,

    Sei da sua sensibilidade identificada em poucas palavras. No teatro da vida, e no cômico empresarial, a sabedoria é o nosso maior legado. Mante-nos firme, cedo ou tarde não prevalecerá o que é torpe ou enganoso. Abraço (Roberto)

  • Roberto Botelho
    31 de janeiro de 2013 ás 20:38

    Prezado Ivo Jr. Agradeço seu interesse pelo assunto e tão motivadora opinião. Visitei sua loja (site), agora sou seu vip na lista dos belos descontos, ok? Abraço e sucesso. (Roberto Botelho)

  • Valmir Tadeu Fernandes
    4 de fevereiro de 2013 ás 11:41

    Olá, Roberto.

    Gostaria solicitar sua autorização para utilizar seus artigos em minhas aulas como exemplo de sucesso. Você pode encaminhar os mesmos em PDF.
    Obrigado.
    Valmir.

Total
0