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O Ciclo Virtuoso das Redes Sociais

O Ciclo Virtuoso das Redes Sociais

O Ciclo Virtuoso das Redes Sociais

Por Ricardo Leite

Vamos aos fatos e dados de forma direta e sem enrolação! Que as redes sociais fazem parte de uma tendência irreversível não há mais dúvida. Dados divulgados recentemente pela empresa comScore indicam que 97% dos 85 milhões de internautas no Brasil acessam as redes. É como se fosse a população inteira da França somada com a da Bélgica acessando as redes sociais e consumindo informação. Que você deva ter possíveis clientes no meio de tanta gente é bem provável, não? Portanto, a pergunta é: Se os seus clientes estão nas redes sociais, por que você não está?

Daí cada um tem sua justificativa, seja por falta de investimento em marketing ou medo do que os clientes irão falar, uma coisa é garantida: cedo ou tarde o seu concorrente estará lá. E a partir do momento em que ele entrar e você não, o tempo vai passar e, caso ele tenha uma estratégia definida e saiba para onde ir, você vai ficar para trás, pois seu concorrente acabou de entrar num ciclo virtuoso com o mercado, onde há claros benefícios para todos. Vejamos:

A primeira coisa que as redes sociais proporcionam às empresas é o grau de abertura para com o mercado. Ela se aproxima dos clientes a partir do momento em que eles se tornam fãs e seguidores, onde a comunicação é estreitada e passa a ser mais frequente e direta. Além do mais, a comunicação deixa de ser unidirecional, de um para um, e passa a ser uma comunicação compartilhada pela comunidade. É o primeiro passo em direção à co-criação.

E a partir do momento em que a empresa torna-se mais aberta, onde a interação passa a ser mais frequente e direta com os clientes, isso possibilita um maior grau de transparência entre as partes. O curioso aqui é lembrar a quantidade de empresas que colocam a palavra transparência em seus valores. As redes sociais oferecem a oportunidade de fazer valer esta essência e deixar claro para os seus clientes onde estão seus pontos fortes e onde você precisa de ajuda. E nada melhor se esta ajuda puder vir dos seus próprios clientes, não?

E do lado do cliente, por que não ajudar? Se o nosso interesse como clientes é por melhores produtos e serviços, que satisfaçam cada vez mais aos nossos anseios e necessidades, por que desperdiçar a chance de poder cooperar neste desenvolvimento? Olha aqui a chance de poder falar para a empresa exatamente o que eu quero e diante de outros consumidores para que eles também ajudem no processo. Já está mais do que comprovado que a inteligência individual aplicada de modo coletivo é o que gera sinergia e nos faz evoluir. Por que então desperdiçar esta chance? Sejamos mais transparentes!

A consequência natural de se tornar mais transparente e de permitir o compartilhamento do conhecimento entre os seus clientes, potenciais clientes, fornecedores e parceiros é o fortalecimento do relacionamento. Ter a oportunidade de poder compartilhar com uma comunidade de fãs e seguidores questões e opiniões pertinentes ao seu negócio é um privilégio, que se tornou possível somente depois do advento das redes sociais.

Agora é possível interagir de uma forma criativa e divertida com um grupo heterogêneo de pessoas e o resultado disso só pode ser um maior compromisso de reconhecer e apreciar a variedade de características, que fazem de cada indivíduo um ambiente que promove e celebra as realizações individuais e coletivas. É a partir deste ciclo que nasce um ambiente propício para inovação gerando um elo de confiança entre todos.

Portanto, a pergunta continua em pé: Por que a sua empresa ainda não está nas redes sociais?

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