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O QUE FAZ OS CLIENTES FELIZES – 10 DICAS

O QUE FAZ OS CLIENTES FELIZES – 10 DICAS

"Faça o sol aparecer quando estiver diante do cliente".

 

Acredito que a resposta a essa pergunta vem sendo perseguida desde que o mundo é mundo, ou pelo menos, desde que se estabeleceu o sistema de comércio. Milhares de livros já foram escritos e muitos outros milhares o serão. Encontrar resposta à essa pergunta, colocaria qualquer fabricante em vantagem em relação a sua concorrência. Por causa disso, o departamento de marketing das empresas, gasta mais e mais dinheiro, a fim de "entrar na cabeça" do consumidor.

Um dos erros das empresas é "olhar para fora"em vez de "olharem para dentro". A resposta pode estar bem diante de nosso nariz e não a enxergarmos. Poderíamos enumerar uma grande lista de empresas que dessa forma, encontram a solução para seu baixo faturamento. Intel, Google, Apple, P&G etc. No entanto, gostaria de compartilhar com vocês, uma lista bem elaborada por uma empresa americana de sucesso, a Selling Power, sobre as mais prováveis ações que poderão tornar os clientes felizes.

1. Substitua a visão de que seu relacionamento com a clientela se baseia em apenas compra e venda por uma estratégia que priorize a felicidade do cliente.

2. Substitua a antiga reação "Vou ver o que posso fazer" por "O que posso fazer para deixá-lo feliz?"

3. Substitua a velha pergunta "Como posso fechar uma venda?" por "Como posso ser mais útili para este cliente em potencial?"

4. Reduza à metade o tempo que você leva para responder a cada solicitação dos clientes e suas chances de fazer negócios quadruplicarão.

5. Dobre o tempo em que você passa ouvindo as solicitações dos clientes e suas oportunidades de tornar um cliente feliz se multiplicarão.

6. Dobre aquele "algo mais" que você faz pelos clientes e as referências serão abundantes.

7. Pare de ficar esperando uma recompensa concreta cada vez que presta um serviço excepcional a seu cliente. Um cliente feliz é o resultado de cuidado e dedicação no atendimento.

8. Troque o velho pensamento "O que eu ganho com isso" pela filosofia "Pode contar comigo".

9. Mude aquela velha imagem de que "O mundo é uma selva!" para "O mundo está cheio de oportuniades para deixar meu cliente feliz".

10. Não esqueça: um cliente feliz nada mais é do que um reflexo da maneira como você gostaria de ser tratado.
 


Bem, não fique aí resmungando que já sabia de tudo isso. Claro que não estamos reinventando a roda ou a lâmpada com essas sugestões. No entanto, quantas empresas vêm desprezando esses conselhos? Comece a por em prática e torne seus clientes felizes.
 

Abraço a todos,

Fernando Fernandes

 

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24 Comentários
  • Gláucia Castro
    25 de setembro de 2012 ás 11:43

    Olá!
    Fernando, já compartilhei, essa reflexão serve não só para quem vende produtos ou serviços, mas também para o relacionamento no ambiente coorporativo, que retorno quero da minha equipe, que posso oferecer para motivá-los e como contagiar as demais seções. Nossa tem muita coisa para fazer… esse seu artigo dá a luzinha.
    Abçs.
    Gláucia

  • Fernando
    2 de outubro de 2012 ás 09:25

    TESTE

  • Flavio Lucio
    3 de outubro de 2012 ás 18:59

    Caro Fernando muito bom seu artigo e sinceramente , todos da area comercial devem ler e refletir sobre ele pois cada dia que passa as relações comerciais estão se esfriando e somente as pessoas que realmente estão preocupadas com os clientes estão gerando ótimos resultados.

  • Josiane Paixão Lucas
    5 de outubro de 2012 ás 08:56

    Nossa…que mensagem legal…Gostei bastante das dicas…

  • Oglesio
    29 de outubro de 2012 ás 12:50

    Perfeito! eu realmente amo isto ser um vendedor estar sempre pronto para ajudar as necessidades do Cliente vestir o sapato apertado dele estar do lado não na frente ou atrás analisar e conhecer o foco do Cliente dele as suas necessidades e dificuldades ser parceiro mesmo não mais um vendedor.
    Ótima matéria.

  • Augusto Barbosa Lima
    30 de outubro de 2012 ás 10:08

    Excelentes reflexões.
    Todo vendedor tem entender que um cliente, na grande maioria das vezes, não quer comprar o que ele que lhe vender, mas, quer sim, que o vendedor lhe venda o que ele quer comprar. Por isto é tão difícil de ser compreendido?

  • Rogério
    30 de outubro de 2012 ás 12:30

    Parabéns por mais este texto Fernando.
    O que faz o Cliente Feliz? Hoje é dia do Balconista, adorei a oportunidade de poder dizer algo, fazemos treinamento em todo país. Esta é questão principal, como chegar a este ponto crucial e como desenvolvê-lo. E normalmente a resposta é simples, todos querem ser respeitados, admirados, cuidados, alguns momentos para se divertirem, desabafarem entre outros momentos.
    Temos que estar aberto para receber não um cliente, mas um amigo, que veio te procurar, precisa de você, acolha-o, terá resultados incríveos.
    Forte abraço
    Lotito

  • Roberta
    13 de dezembro de 2012 ás 18:22

    Fernando boa tarde,
    Parabéns pelo texto !
    As pessoas complicam tanto e é de fato tão simples conquistar os clientes,ser gentil,educado,criativo,saber ouvir são ingredientes básicos para obter excelentes resultados!
    Att,
    Roberta Brisolla

  • Denilson
    18 de dezembro de 2012 ás 15:15

    Fernando,
    Tudo bem?
    Otimo, eficaz, realmente uma realidade crua!!!!Más quem pratíca ou faz tudo isto acontecer??
    Ta aí o verdadeiro fazer a diferença!!!

    Abs e parabens
    Denilson

  • Carlos Anjos
    6 de janeiro de 2013 ás 09:55

    Realmente, Fernando, a “roda já foi inventada”, porém há muitos que a estão descobrindo agora! Estou lendo o Livro de Dale Carnegie e estes textos que você publica vão de encontro ao que o livro propõe e são excelentes mecanismos de avaliação pessoal e profissional! Parabéns e obrigado!
    Abraços

  • lia diniz
    1 de abril de 2013 ás 18:14

    o primeiro de tudo para fazer um cliente feliz PREÇO, segundo QUALIDADE,juntando com outros requisitos básicos como:simpatia,carisma,atençao para a necessidade do cliente,qualidade , preços e alem disso tudo voçe levando ate o cliente é fechar com chave de ouro o seu sucesso.
    O seu sucesso so depende unicamente de voçe
    http://www.imagemfolheados.com.br/?a=47174

  • Antônio Coelho:
    10 de julho de 2013 ás 08:41

    Bom dia Fernando! – Bem, vou revelar aqui um particular meu: Eu não sou, e sempre procurei não ser NUNCA UM VENDE…DOR! ,mas sim um PROFISSIONAL DE VENDAS. o rewsultado é que uma grande maioria dos clientes que “Conquistei” declaram que só compram se for eu quem irá atendê-lo. Penso,portanto, que faço, e fiz, meus clientes se sentirem FELIZES, concorda comigo ? Meu segredo ? Ah, isto é algo que só tenho revelado nas Palestras de Treinamento e Motivação que tenho ministrado.
    Parabéns pelo comentário e …muito sucésso. Gde. abraço.

  • Rosemeri Silva
    10 de julho de 2013 ás 09:24

    Olá,
    Muito bom desde que o mundo é mundo so melhores vendedores foram os mais felizes e prósperos, pois sabiam deixar os clientes felizes através de uma boa conduta e comunicação.

  • José Antônio Coelho
    10 de julho de 2013 ás 15:46

    Enviei uma mensagem com minhas considerações a respeito e, para minha surpresa, a ela não foi publicada. Posso saber o motivo ?

  • Darlene
    10 de julho de 2013 ás 16:54

    Parabéns pelo artigo, só vou complementar se não temos cliente
    não temos empresa …

  • Ronaldo Maruchi
    10 de julho de 2013 ás 16:55

    No meu caso :
    1º – colocar a qualidade acima de tudo, aliado ao prazo de entrega
    2º – o custo deve estar atrelado a boa qualidade e entrega, e no caso de discusão de custos, sim eu cobro mais caro mais tenho um produto melhor….
    3º – atender com rapidez nas solicitações de visitas

  • Salete Gondim
    11 de julho de 2013 ás 20:47

    O cliente ficará feliz, se for bem tratado de forma amigável (sem intimidades), com oferta de produtos ou serviços de qualidade, preços justos, com boas condições de pagamento, cumprindo o que promete pontualmente.

  • Hugo De Bastiani
    13 de julho de 2013 ás 05:48

    Tenho certeza que dia a dia a gentileza e a parceria com o cliente, traz frutos muito interessantes, não só nos negócios, mas também no crescimento pessoal de todas as partes envolvidas. Um abraço Fernando e continue nos agraciando com seus belos artigos.
    Um ótimo final de semana!
    Hugo

  • Claudir Gilberto Muller
    29 de junho de 2015 ás 09:42

    Realmente, não esta reinventado a roda; Mas com certeza auxiliando de varias formas a nos lembrarmos de observações e palavras que seguido nos caem no esquecimento.
    Obrigado!

  • Zenubia Santos
    29 de junho de 2015 ás 12:54

    Gostei das dicas vou começar a colocar em pratica.

    Abraços!

  • Anônimo
    29 de junho de 2015 ás 20:08
  • Roseli
    17 de maio de 2016 ás 21:56

    Muito bom Fernando. Parabéns

  • Agência Mocho
    20 de maio de 2016 ás 13:07

    Muito boa a matéria e a linguagem que foi usada. Parabéns de verdade! http://www.agenciamocho.com

  • Max Oliveira Grossmann
    2 de junho de 2016 ás 19:51

    Parabéns Fernando.
    Seu texto é mais atual do que nunca nesta época de crise.
    Obrigado por compartilhar e nos dar a oportunidade de conhecer essas dicas valiosas.
    Abraço,
    Max

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