E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

O que leva a ter as pessoas certas nos lugares certos?

O que leva a ter as pessoas certas nos lugares certos?

Lendo o livro de Jim Collins, “Porque as gigantes caem”, fiquei impressionado com a clareza de dados, bem como a veracidade das pesquisas. Jim Collins aborda várias vezes nesse livro, que para qualquer instituição alcançar o tão desejado sucesso, é preciso ter “as pessoas certas nos lugares certos”. Pode até parecer um clichê, mas é uma frase cheia de verdade. No entanto, a grande questão é: como saber se contratamos as pessoas certas? Gostaria de compartilhar o parecer de Jim Collins sobre o tema. Acredito que suas dicas podem ajudá-lo a identificar como contratar as pessoas certas.

1. AS PESSOAS CERTAS SE ENCAIXAM NOS VALORES DA EMPRESA. As empresas excelentes constroem culturas que são quase cultos, em que aqueles que não compartilham os valores da instituição se vêem cercados de anticorpos e expelidos como um vírus…

2. AS PESSOAS CERTAS NÃO PRECISAM SER GERENCIADAS COM RIGOR. No momento em que sente que precisa gerenciar alguém com rigor, você pode ter cometido um erro de contratação. Se tiver as pessoas certas, você não precisa passar muito tempo “motivando” ou “gerenciando” seu pessoal. Elas são neuróticas para produzir mais, automotivadas e autodisciplinadas, compulsivamente motivadas para fazer o melhor que puderem, porque isso faz parte do DNA delas.

3. AS PESSOAS CERTAS SABEM QUE NÃO TÊM EMPREGOS, MAS SIM RESPONSABILIDADES. Elas entendem a diferença entre sua lista de tarefas e suas verdadeiras responsabilidades. …

4. AS PESSOAS CERTAS CUMPREM O QUE PROMETEM. Em uma cultura de disciplina, as pessoas vêem as obrigações como sagradas – Elas fazem o que dizem que farão, sem reclamar. Da mesma forma, isso significa que pensam bem antes de dizer que farão, e tomam o cuidado de nunca prometer o que não podem cumprir.

5. AS PESSOAS CERTAS SÃO APAIXONADAS PELA EMPRESA E POR SEU TRABALHO. Nada grandioso acontece sem paixão e as pessoas certas exibem uma notável intensidade.

6. AS PESSOAS CERTAS APRESENTAM UMA MATURIDADE DO TIPO “JANELA E ESPELHO”. Quando as coisas vão bem, as pessoas certas apontam para a janela, dando crédito a fatores externos; elas colocam no pedestal outras pessoas que contribuíram para o sucesso e assumem pouco crédito pela conquista. E, quando as coisas não dão certo, não culpam as circunstâncias ou outras pessoas pelos problemas e fracassos; elas apontam para o espelho e dizem: “Eu sou responsável por isso.”

Esta matéria foi extraída do livro “Porque as gigantes caem” do autor Jim Collins.

Um abraço a todos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0