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O VALOR DO RECONHECIMENTO

O VALOR DO RECONHECIMENTO

Frequentemente os colaboradores têm a sensação de que estão sendo ignorados e de que o gerente nem se quer sabe seus nomes. Existem diversos recursos simples que os bons líderes podem adotar para lidar com esse problema. Um deles foi sugerido há alguns anos por Tom Peters e Robert Waterman em Vencendo a crise- Campos Editora/2008. Eles o chamam de “gerenciar ou liderar dando umas voltas” e mostraram que é um método tão eficiente quanto simples.
Depois de ler o livro, muitos líderes empresariais começaram a fazer questão de passar mais tempo fora da sala e circular pela empresa, falando com os colaboradores, aprendendo seus nomes, dirigindo-lhes perguntas, colhendo sugestões e deixando perceber que estão sendo valorizados.

Uma de nossas necessidades mais básica, tanto no trabalho como fora dele, é sabermos que temos importância. Essa pequena dose de contato humano, quando promovida regularmente, pode ser de grande ajuda para melhorar o moral e a produção. William James, já comentava sobre a importância do reconhecimento há quase um século.

Muitos líderes cometem os mesmos erros que pais e professores: emitem mais observações sobre o que as pessoas fazem de errado do que sobre suas atitudes corretas. O comportamento que for mais reconhecido passará ser aquele que mais se repetirá. “Dê a outra pessoa uma boa reputação para que ela viva de acordo com isso”, – Dale Carnigie.

Note o que disse Stuart Levine e Michel Crom em seu livro Líder em Você:

“Todas as pessoas, do presidente da empresa mais bem sucedida até o balconista que recebe as garrafas de volta no supermercado, desejam ouvir que estão fazendo um excelente trabalho, que são inteligentes e capazes e que seus esforços são reconhecidos. Um pouco de reconhecimento— uma manifestação de estímulo no momento certo— muitas vezes é a única coisa que falta para transformar um bom colaborador em um excelente colaborador”.

Como já comentei anteriormente, mas penso vale a pena repetir, as pesquisas têm mostrado que a maior parte dos profissionais, a despeito da posição que ocupam na linha de produção, posiciona o reconhecimento por um serviço bem-feito entre suas maiores necessidades. Bob Nelson que já escreveu livros sobre como recompensar funcionários e treina gerentes em todo mundo, coloca esse tópico, no topo da lista de fatores que motivam no trabalho. – Hal Hurban— Palavras positivas, mudanças significativas – Sextante/2008.

A conclusão é evidente. Os líderes precisam estar atentos a prestar reconhecimento a seus colaboradores. Os resultados para a empresa, equipe e até mesmo pessoalmente são fantásticos. Então vá lá, faça uma experiência, mesmo que simples, e verá os resultados.

Forte abraço a todos,
Fernando Fernandes

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12 Comentários
  • Silvano Souza
    4 de abril de 2012 ás 16:03

    Fantástico!! A pura realidade.

    • Fernando
      4 de setembro de 2017 ás 21:54

      Oi Silvano, mil perdões, por responder tão tardiamente. Agradecemos muito seu comentário e sua visita. Esperamos que volte muito mais vezes.
      Grande semana.
      Fernando

  • Esonir Borges de lima
    13 de janeiro de 2014 ás 23:44

    Como colaborador sei que é essencial reconhecer um bom trabalho,ja tive este prazer.repositor Supermercado Cooper

    • Fernando
      4 de setembro de 2017 ás 21:51

      Esonir Borges de Lima, seja bem vindo. Muito obrigado por deixar seu belo comentário. Esperamos poder contar com sua presença mais vezes. Grande abraço, Fernando Fernandes

  • Pingback:Como podemos valorizar as pessoas? | FF Escritor
    21 de maio de 2017 ás 15:55
  • Vilson José Durcksen
    9 de junho de 2017 ás 08:59

    Parabéns pelo seu comentário..

    • Fernando
      4 de setembro de 2017 ás 21:52

      Oi Vilson, seja bem vindo.
      Que bom tê-lo entre nós. Ficamos agradecidos com seu comentário. Por favor, volte mais vezes ao nosso site.
      Grande abraço e boa semana,.
      Fernando Fernandes

  • Rafael Alfredo
    19 de junho de 2017 ás 14:37

    Ser reconhecido como capaz com seu sexo e genero é ideal para qualquer empresa e perfil que se trabalhe.
    “A simplicidade em produção”

    • Fernando
      4 de setembro de 2017 ás 21:53

      Olá Rafael, desculpe-nos pela demora em responder a seu comentário. Obrigado por nos visitar e externar sua opinião.
      Grande semana,
      Fernando

  • Carlos Alberto Reani
    5 de setembro de 2017 ás 06:13

    Como eu acredito nisso! Na minha vida infeira penso e ajo desta forma
    As palavras positivas, o reconhecimento publico ou privado faz toda diferença. Nao importa o tamanho da empresa, a area, enfim, onde tiver pessoas o reconhecimento transforma pessoas, dá uma arejada de bem estar. Como diz o autor deste resumo: transforma bons funcionarios em excelentes funcionários.
    É da abundancia do coraçao que a boca fala, diz as Escrituras.
    Valorize as pessoas e será valorizado
    Excelente materia.

    • Programa Cases
      7 de setembro de 2017 ás 00:06

      Carlos Alberto, parabéns por suas observações. Esperamos vê-lo mais vezes em nosso site, sinta-se sempre bem vindo. Espero que comente mais vezes nossos posts.
      Grande fim de semana,
      Fernando

  • JULGLEIDE MAIA
    16 de setembro de 2017 ás 11:16

    Muito interessante seu texto, e acredito realmente que o bom Líder é aquele que levanta da cadeira e vai pelo menos uma vez por dia falar, conhecer, ouvir e valorizar o trabalho dos seus colaboradores.
    Nos sentimos parte da organização e da sua evolução quando somos envolvidos e reconhecidos por nossas atividades .
    Parabéns!

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