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O VALOR DO RECONHECIMENTO

O VALOR DO RECONHECIMENTO

Frequentemente os colaboradores têm a sensação de que estão sendo ignorados e de que o gerente nem se quer sabe seus nomes. Existem diversos recursos simples que os bons líderes podem adotar para lidar com esse problema. Um deles foi sugerido há alguns anos por Tom Peters e Robert Waterman em Vencendo a crise- Campos Editora/2008. Eles o chamam de “gerenciar ou liderar dando umas voltas” e mostraram que é um método tão eficiente quanto simples.
Depois de ler o livro, muitos líderes empresariais começaram a fazer questão de passar mais tempo fora da sala e circular pela empresa, falando com os colaboradores, aprendendo seus nomes, dirigindo-lhes perguntas, colhendo sugestões e deixando perceber que estão sendo valorizados.

Uma de nossas necessidades mais básica, tanto no trabalho como fora dele, é sabermos que temos importância. Essa pequena dose de contato humano, quando promovida regularmente, pode ser de grande ajuda para melhorar o moral e a produção. William James, já comentava sobre a importância do reconhecimento há quase um século.

Muitos líderes cometem os mesmos erros que pais e professores: emitem mais observações sobre o que as pessoas fazem de errado do que sobre suas atitudes corretas. O comportamento que for mais reconhecido passará ser aquele que mais se repetirá. “Dê a outra pessoa uma boa reputação para que ela viva de acordo com isso”, – Dale Carnigie.

Note o que disse Stuart Levine e Michel Crom em seu livro Líder em Você:

“Todas as pessoas, do presidente da empresa mais bem sucedida até o balconista que recebe as garrafas de volta no supermercado, desejam ouvir que estão fazendo um excelente trabalho, que são inteligentes e capazes e que seus esforços são reconhecidos. Um pouco de reconhecimento— uma manifestação de estímulo no momento certo— muitas vezes é a única coisa que falta para transformar um bom colaborador em um excelente colaborador”.

Como já comentei anteriormente, mas penso vale a pena repetir, as pesquisas têm mostrado que a maior parte dos profissionais, a despeito da posição que ocupam na linha de produção, posiciona o reconhecimento por um serviço bem-feito entre suas maiores necessidades. Bob Nelson que já escreveu livros sobre como recompensar funcionários e treina gerentes em todo mundo, coloca esse tópico, no topo da lista de fatores que motivam no trabalho. – Hal Hurban— Palavras positivas, mudanças significativas – Sextante/2008.

A conclusão é evidente. Os líderes precisam estar atentos a prestar reconhecimento a seus colaboradores. Os resultados para a empresa, equipe e até mesmo pessoalmente são fantásticos. Então vá lá, faça uma experiência, mesmo que simples, e verá os resultados.

Forte abraço a todos,
Fernando Fernandes

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5 Comentários
  • Silvano Souza
    4 de abril de 2012 ás 16:03

    Fantástico!! A pura realidade.

  • Esonir Borges de lima
    13 de janeiro de 2014 ás 23:44

    Como colaborador sei que é essencial reconhecer um bom trabalho,ja tive este prazer.repositor Supermercado Cooper

  • Pingback:Como podemos valorizar as pessoas? | FF Escritor
    21 de maio de 2017 ás 15:55
  • Vilson José Durcksen
    9 de junho de 2017 ás 08:59

    Parabéns pelo seu comentário..

  • Rafael Alfredo
    19 de junho de 2017 ás 14:37

    Ser reconhecido como capaz com seu sexo e genero é ideal para qualquer empresa e perfil que se trabalhe.
    “A simplicidade em produção”

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