E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Obtenha boas ideias de seu pessoal

Obtenha boas ideias de seu pessoal

 

 

Falar ou escrever sobre liderança é algo que faço com grande prazer. Afinal, “tudo começa e finda na liderança” – J. Maxwell.

 

Um líder nível cinco como chama Jim Collins, pode levar uma equipe medíocre a resultados inacreditáveis. Ao passo que uma grande equipe pode ser destruída por líder idiota. É assim que vejo a liderança.

 

Um líder eficaz sabe extrair o máximo de sua equipe, extraindo dela boas ideias para conseguir chegar aos resultados. Infelizmente líderes imbecis roubam as ideias tentando de forma desesperada manter-se no poder.  Alguns até conseguem, mas um dia o lixo boia.

Quero compartilhar com os amigos, uma tira do livro “100 maneiras de motivar as pessoas” de Steve Chandler, publicado pela Editora Sextante.

 

“Não apenas uso todos os cérebros de que disponho como todos os que posso pedir emprestado” – Woodrow Wilson

 

“Bons líderes estão sempre abertos às ideias de sua equipe. Tal prática não só é boa para os negócios, como também altamente motivadora para gerentes e funcionários.

 

Um bom líder perguntará à equipe: ‘Quando o cliente telefonar com uma pergunta, como sinalizar que somos diferentes de outras empresas e que o cliente se sentirá mais bem acolhido e à vontade conosco? Como estabelecer uma relação de confiança por telefone? Que ideias você têm a respeito disso’?

 

Nossa habilidade de motivar os outros está diretamente relacionada à qualidade das perguntas que fazemos… Por outro lado um grande líder fará perguntas que ajudem a traçar estratégias e a obter sucesso. ‘Como tornar inesquecível a experiência em comprar algo em nossa empresa? O que devemos fazer para que o cliente crie uma relação de amizade com nossa equipe e tenha vontade de voltar e comprar mais? Como podermos recompensar um funcionário por lembrar o nome de um cliente? O que vocês pensam a respeito’”?

 

Quando os líderes estão preocupados com seus funcionários, com seus clientes e claro com a perenidade da corporação, tudo fica mais fácil. O ambiente se torna agradável e as Segundas Feiras menos penosas. Se você está num cargo de liderança, o que tem feito para motivar seus funcionários? Como trata seus clientes? Nos corredores da empresa o que o seu pessoa fala de você?

 

Espero que tenham gostado desse papo. Até o próximo artigo.

 

Fernando Fernande

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1Comentário
  • Rosana Ramires
    20 de maio de 2014 ás 19:18

    Muito bom esse artigo

Total
0