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Os 10 Mandamentos Do Bom Atendimento

Os 10 Mandamentos Do Bom Atendimento

1.    Nunca discrimine um cliente
Trate todas as pessoas que atender de forma igualitária e sem parcialidade. Essa atitude gera confiança e pode quebrar a resistência à compra.
2.    Ouça-o atentamente
Venda é diálogo. Para descobrir o que o cliente deseja, é preciso ter disposição de ouvi-lo atentamente. Permita que o cliente expresse sua opinião sem interrupções grosseiras. Saber ouvir é uma arte.
3.    Quando na frente do cliente, mantenha uma postura adequada
O corpo fala. Mais de 65% da comunicação entre os humanos é através da linguagem corporal. Tenha cuidado. Não permita que o cliente descubra que você e seu corpo não falam a mesma coisa.
4.    Entregue aos clientes tudo que foi acordado e na data
Esse é dos itens de maior reclamação nos órgãos competentes. Não entregar o que foi acordado tem causado muita frustração entre os consumidores. E o que eles fazem? Vão comprar em outro lugar e falam mal de você e de sua empresa. Hoje um cliente insatisfeito pode falar para mais de 4 mil pessoas, via redes sociais.
5.    Resolva prontamente as reclamações dos clientes
Não empurre com a barriga uma reclamação. Dale Carnegie aconselha que vejamos as reclamações como benção. É ouvindo o cliente que aprendemos, melhoramos e evoluímos.

 

6.    Evite intimidades desnecessárias
Não chame o cliente por apelidos, mesmo que outros o façam. Podem-se evitar constrangimentos desnecessários.
7.    Trate o cliente pelo nome
Segundo pesquisas, o nome da pessoa é considerado algo de extrema importância. Soa aos ouvidos de forma agradável.
8.    Sorria com sinceridade
O sorriso é um verdadeiro catalisador. Dissolve a indiferença, apatia e muitas vezes as objeções. É gratuito e altamente contagiante. Um sorriso sincero ilumina a face. Não apresenta efeitos colaterais.
Está disponível por toda parte sem necessidade de receita médica.
9.    Atenda com entusiasmo
O entusiasmo funciona como um magneto. OS clientes se sentem atraídos às pessoas contagiantes e cheias de entusiasmo. Não permita que problemas pessoais tirem sua alegria em servir. Fuja de pessoas desanimadas, apáticas e mal humoradas.
10.    Seja breve e gentil.
Não enrole no atendimento a seu cliente. Atenda-o como exclusivo. Ser breve não significa que o atenda às pressas. Ser breve quer dizer, ser objetivo, direto, claro.

Um forte abraço,

 

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45 Comentários
  • Edmundo Pereira Júnior
    12 de junho de 2011 ás 11:49

    Fernando, bom dia!

  • Marcos Tresler
    13 de junho de 2011 ás 19:37

    Olá fernando.

  • Daniel Carvalho
    17 de agosto de 2011 ás 18:54

    Ja ouvi e Li tantas tecnicas/praticas comercias/seminarios/com doutores da envolvencia no palco./cursos sobre abordagem.etc..

  • geison richard de andrade de farias
    16 de janeiro de 2012 ás 13:15

    O problema maior é que nem sempre a reciproca é verdadeira Fernando.

  • Solange Ferreira
    20 de março de 2012 ás 09:20

    Fernando,bom dia.
    Adorei os 10 mandamentos e vou colocar em prática. Obrigada.

  • Arlindo. Cabral
    22 de março de 2012 ás 16:44

    Ótimo,,Nada melhor do que saber o que está vendendo, e para quem. É a colaboração do balaioimobiliario@hotmail.com skype balaio51

  • sergio
    24 de março de 2012 ás 11:46

    Muito interessante estas dicas,ate mesmo para agilizar atendimento,pois a fila de vendedores hoje eh grande e demorada,alguns vendedores acham que quanto mais intimidade e demora com o comprador eh sinal de boas vendas.

  • Daniel Ventura
    28 de março de 2012 ás 00:54

    Entre muitas técnicas e conselhos,o que realmente vale é ter paixão pelo o que faz, se tiver paixão você irá aprimorar as técnicas mais profundas e complexas trazendo resultados satisfatórios para ambas as partes.

  • Ana Cristina
    5 de abril de 2012 ás 16:47

    Gostei muito dos dez mandamentos!! Vou apresentá-lo a todos do grupo. Obrigada

  • Edeuardo Buys
    21 de maio de 2012 ás 09:52

    É sempre bom repassar, cada ítem é importante.
    Se existe receita para o sucesso, é esta:
    – tratar bem o Cliente é a sua garantia.

  • Gláucia Castro
    19 de junho de 2012 ás 16:33

    Olá! Fernando é importante repetir várias vezes para ver se as pessoas internalizam e não façam distinção entre os clientes. Nada como um bom treinamento e uma avaliação de desempenho para a equipe não cair em tentação e fraquejar…srsrs
    O acompanhamento do Gerente é muito importante nessa hora, porque o feedback do cliente diz como está sua equipe e o que ele precisa melhorar e quem ele precisa retirar do time.
    Abçs.
    Gláucia

  • João Antonio Marracini
    11 de dezembro de 2012 ás 09:47

    Bom dia, esses dez mandamentos deveriam andar numa caderneta no bolso de todos os vendedores, pois são regras basicas de atitude e o levam a qualquer cliente, mesmo os mais “dificeis”.

  • Marcelo Acacio
    15 de janeiro de 2013 ás 10:34

    Acredito que se antes de sair para as vendas você ler esses mandamentos, servirá de reflexão por alguma falha cometida no dia anterior diminuindo o risco de repetir hoje. Abraços e boas vendas.

  • claudio roberto trindade
    17 de janeiro de 2013 ás 08:23

    bom dia!!! o ultimo 10. é o que falta em muitos rápidez, obvio e finalização.

  • BATISTA
    18 de janeiro de 2013 ás 13:14

    GOSTEI; VOU COLOCAR EM PRÁTICA;
    NO DIA Á DIA.

  • Luciane C Lima
    18 de janeiro de 2013 ás 15:11

    Pesquisar o cliente é muito importante,saber ouvir é importante;mas tudo dentro de um limite,as vezes tem clientes que consomem seu tempo e paciência,e tem que ter um jogo de cintura para sair bem dessa situação.

  • Marco Aurélio ( Marcão)
    5 de fevereiro de 2013 ás 01:31

    Nós que atuamos em um mundo capitalista, achamos que sabemos demais o suficiente para parar de aprender e nos tornamos dinossauros proximos a uma extinção neste mesmo mundo, onde tudo é consulmivel.
    Parabens! Preciso avaliar melhor minha maneira de trabalhar.

  • Iolanda Lins
    6 de março de 2013 ás 08:53

    Bom dia! Gostei muito vou compartilhar a informação!

  • Valdivino Mota de Bastos
    17 de maio de 2014 ás 21:14

    Este e o caminho de uma boa equipe e lideres de sucesso.

  • Rosemeri Silva
    21 de maio de 2014 ás 11:53

    Bom dia,Fernando

    esse é o condigo do bom atendimento, com ele não perdemos vendas e fidelizamos nossos clientes.

    até mais.

    Rosemeri ( alecrim.sc)

  • roberto Santos
    3 de junho de 2014 ás 23:58

    Fernando
    Perfeitamente…O vendedor é a peça
    fundamental para efetivar a venda…acredito pelo meu tempo de estrada que venda é um prazer para as duas partes.
    Um abraço

  • Wenceslau LIma
    4 de junho de 2014 ás 10:56

    Fernando,bom dia. Adorei os 10 mandamentos e vou colocar em prática no meu dia á dia. Obrigado.

  • Luciana
    5 de junho de 2014 ás 22:24

    Fantástico! Isso vale tb pra nossa vida, no dia a dia, com os vizinhos, colegas de classe, colegas de trabalho, enfim, isso é relacionamento de qualidade. Nota 10 pra esse texto, que devemos por em prática.

  • Daniella Santos
    6 de junho de 2014 ás 08:38

    Ola sou, Analista de Sistemas e Educadora Financeira.
    Gostaria de agradecer a contribuição. Realmente, dicas oportuna demais ao publico da TI.

  • Ruth Morais
    25 de junho de 2014 ás 12:03

    Excelente informação, infelizmente a maioria das pessoas que trabalha com atendimento, não conhece estes mandamentos, consequentemente não os usa…

  • Frankc José de Andrade Medeiros
    26 de setembro de 2014 ás 15:27

    Mais uma excelente dica vindo de quem realmente conhece. Por certo que a aproveitarei, pois estou engatinhando uma nova empreitada como corretor de imóveis e já tinha ideias e argumentos quase próximos a esses. Parabéns! Os clientes têm que ser bem tratados e cativados.

  • Rubens Nunes
    26 de setembro de 2014 ás 22:45

    Uma ótima oportunidade de melhores conhecimentos,um sábio manual na destreza do atendimento,o cliente merece toda nossa especial atenção.

  • Nilson Niel
    2 de outubro de 2014 ás 16:20

    Realmente uma aula!

  • Gislene
    3 de novembro de 2014 ás 07:19

    Nossa parabéns são dicas que precisamos estar com elas todos os dia.Obrigado.

  • JOÃO BONIFACIO DE OLIVEIRA PINTO
    3 de novembro de 2014 ás 13:07

    OBRIGADO PELA DICA! MUITO IMPORTANTE!

  • pepe Suarez
    3 de novembro de 2014 ás 14:07

    Ótimas dicas, precisamos estar sempre atentos as nossas atitudes isso fará agregar valor aos nossos negócios.

    Forte abraço

  • viafolha@hotmail.com.br
    6 de novembro de 2014 ás 09:11

    verdadeiramente vender é uma arte e saber ouvir o cliente é o começo de uma negociaçao.

  • Deivid Martins
    16 de novembro de 2014 ás 06:38

    Bom dia.
    Ótimas dicas.

  • CLAUDIONOR MATOS
    23 de novembro de 2014 ás 11:38

    Bom dia !

    Sou vendedor,achei ótimas estas informações nos ajuda muito no relacionamento com os clientes e também com todos .

  • maurizan
    17 de dezembro de 2014 ás 18:05

    Essas dicas sao otimas.gostei vai me ajudar bastante.

  • Max Pereira bezerra
    24 de dezembro de 2014 ás 09:28

    Otimas dicas, sempre é bom saber novas maneiras de cativar clientes, estender relacionamentos, com isso criando novas indicações dos proprios clientes, pois é o melhor marketing de todos.

  • José Carlos Lemos
    23 de janeiro de 2015 ás 20:20

    Estas e outras orientações é que nos faz vencedores em muitas situações, principalmente na nossa vida pessoal. Muito obrigado por nos ajudar. Um abraço.

  • Anônimo
    26 de janeiro de 2015 ás 12:40

    Com certeza o bom atendimento é alma do negócio, dicas valiosas e que devem ser aplicadas, fazem a diferença.

  • Jv Barat
    12 de maio de 2015 ás 15:19

    Excelente !

    Seria muito maravilhoso se todos os profissionais principalmente em vendas pudesse aderir esses 10 mandamentos, certamente as metas de vendas daquela determinada loja seria representada no final do mês em números bem mais significantes. Mas sabemos que na pratica não é bem assim. Um forte abraço a todos !

  • Fabiano Fernandes
    15 de maio de 2015 ás 15:25

    Boa tarde!

    Parabéns!!!

    Dicas importantes e preciosas para um atendimento eficaz.

    Abraço.

  • Rosinéia
    20 de maio de 2015 ás 21:52

    Ótimas dicas, colocadas em prática, com certeza trarão excelentes resultados.

  • José Walter Maciel Lopes
    25 de maio de 2015 ás 16:42

    EXCELENTE.

  • Sidney Rocha
    26 de maio de 2015 ás 06:49

    Tenho 11 anos na área comercial e a cada dia aprendo uma informação nova.

    Esta também é uma das minhas dicas, esteja sempre aberto a novas descobertas, ninguém mais ninguém mesmo, sabe de tudo.

  • ernesto falzone
    15 de junho de 2015 ás 04:14

    Nro. 11 – Importantíssimo!

    Náo esqueça de se despedir e especialmente, de AGRADECER ao seu Cliente por ter confiado em vc mais uma vez!

  • Sandra Vieira
    4 de julho de 2015 ás 22:07

    Excelente, encaminhei para minha equipe e sempre digo á eles, atender o cliente é sempre um novo encontro e uma nova oportunidade de realizar negocios e deencanta-lo.

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