E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

PÁSCOA!

PÁSCOA!

A história do OVO de Páscoa é muito antiga e também cheia de significados… Mas isso antigamente, pois hoje é tratado apenas de forma mercadológica. O chocolate há centenas de anos, faz parte da vida das pessoas. Os Maias e os Astecas consideravam o chocolate sagrado, tal como ouro. Por outros povos, já foi considerado Sagrado, Pecado, Remédio e inclusive como moeda de troca, pelos Astecas.

O Coelho representa a fertilidade, a vida. No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento. Em alguns povos antigos, o coelho era o símbolo da Lua. E como a data da páscoa é determinada pela Lua, pode ser que venha daí o simbolismo do coelho da páscoa.

O Ovo também simboliza a vida, ressureição.

Mas infelizmente hoje, uma simbologia bonita como essa se perdeu diante de ovos de chocolate que enchem as lojas, os mercados, deixando os olhinhos das crianças brilhando.

Mas como sempre busco levar a você, uma reflexão sobre os custos desses modismos e festas mercadológicas acima de tudo, venho alertar os cuidados que temos que ter para não nos empolgarmos com belos ovos de chocolate comprometendo assim nosso orçamento financeiro.

Pesquisa realizada pelo NEPES (Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas) da Universidade Anhanguera de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, indica que os ovos de chocolate ficaram até 51% mais caros, se comparados com a páscoa do ano passado.

A explicação está na alta do dólar, na alta do açúcar, combustível e armazenagem.

Isso é, um ovo de chocolate com apenas 225g saltou de R$ 24,99, no ano passado, para R$ 37,80 esse ano, um aumento de mais de 50%.

E essa pesquisa lá em Campo Grande reflete o restante dos preços praticados nos supermercados Brasil á fora.

Para seus filhos, sobrinhos e amigos, prefira comprar então barras de chocolate ou caixas de bombons.

Você pode comprar barrinhas de chocolate, bombons e balas e montar você mesmo, um cestinho de páscoa para seu filho.

Para aquelas crianças a quem você vai dar um presente de páscoa, mas que você só vai poder visitar após a Páscoa para dar o presente espere para comprar após a dada da Páscoa. Pois dessa forma, você aproveita as promoções.

E por último e não menos importante, não deixe seu filho ficar pensando que o Coelho coloca ovos de chocolate. Coelho é Mamífero e não Ovíparo.

 

Cristiano Brasil Educador e Consultor Financeiro

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
Total
0