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Por que as publicidades andam tão ruins?

Por que as publicidades andam tão ruins?

Não sei se estou ficando velho e chato, se sou muito exigente ou muito burro. Será que as agências de publicidade subestimam de propósito nossa inteligência?

No dia 21 de Agosto tive o desprazer de ver na TV catarinense uma avalanche de publicidades de mau gosto, sem criatividade e nenhuma imaginação. Fico com pena dos clientes que confiaram suas contas à essas agências. Uma das publicidades foi a de um tal de “Potencil”. Um suposto medicamento para melhorar a performance sexual. Amigos, o VT chega a ser vexatório. Não transmite nenhuma credibilidade ou cria nos telespectadores o desejo de conhecerem o produto. Se eu fosse o empresário responsável pelo produto, ficaria envergonhado ao ver seu dinheiro tão mal empregado. Assista aqui a publicidade.

Acredito que a publicidade na TV brasileira passa por um dos piores momentos quanto ao quesito inovação e criatividade. É um show de mesmice  jamais visto. Caramba, como que os donos das contas aceitam esse show de horrores?

Outra publicidade foi o lançamento do programa “Ídolos Kids”. O VT é ridículo e completamente sem graça. Gente, cadê a imaginação dos publicitários? O Brasil sempre foi um celeiro de grandes profissionais de publicidade. A fonte estará secando? Quanto ao próprio programa “Ídolos Kid”, o Raul Gil já faz isso desde o tempo que os dinossauros habitavam o planeta. Quer dizer, mais uma cópia sendo enfiado goela abaixo do pobre do telespectador. Quando é que os profissionais de Televisão se preocuparão em “ouvir” os telespectadores? Isso sim seria uma grande inovação. Assista aqui a publicidade

Não consigo mais ver minha inteligência, que já não é muita, ser chicoteada diariamente com tantos anúncios imbecis, vendendo produtos mais imbecis ainda. Já que vão interromper nossa programação, nos surpreendam positivamente. Toque em nossas emoções; mexa com nossos sentimentos. Instigue nossa capacidade sonhar. Cutuque nos bolsos com criatividade e imaginação. Faça-nos acreditar que vale a pena. Acredito que é isso que uma publicidade deve fazer com seu interlocutor.

Acho que precisarei continuar falando sobre “inovação” durante muito tempo, pois água mole em pedra dura…

Um abraço a todos,

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Sem comentários
  • Marília da Rocha Kyznovst
    20 de agosto de 2012 ás 20:29

    Muito legal teu blog, gosteii muito, não resistir e vim comentar. Gostei também do layout, muito bom gosto. Passa lá no meu quando poder e comenta? E se seeguir, eu sigo. Agradeço desde já. Beijos.

    • ffescritor
      21 de agosto de 2012 ás 13:25

      Muito obrigado pela força. Com certeza estarei seguindo seu Blog. Espero poder vê-la mais vezes por aqui.
      abraços e boa semana.
      Fernando

  • Valdir Ribeiro
    21 de agosto de 2012 ás 19:54

    Calma, amigo!

    Tenha paciência.

    Os bons publicitários estão envolvidos com os Candidatos à eleição e reeleição, pois têm que ser muitos criativos…!

    O Duda Mendonça que o diga!

    No Nordeste do Brasil, os próprios Candidatos superam os Profissionais Publicitários! Tem cada um lá…

  • Aline
    22 de agosto de 2012 ás 13:15

    Fernando acho que isso é geral. Percebo que os empresário não tem muito conhecimento, as vezes pedem coisas sem sentido, então cabe a agência mostrar competência para apresentar trabalhos bons, além de argumentas sobre a proposta visual e estratégica.
    Trabalho em uma agência como atendimento, dentro dela eu vejo essas coisas acontecerem, entregam de qualquer jeito para se ver livre do cliente. Eu tenho a preocupação de apresentar, mostrar pontos positivos e negativos, além de acompanhar o processo de criação o mais perto possível, afinal quem elabora o briefing e tem contato com o cliente sou eu.
    Infelizmente hoje, as agência só se preocupam em ganhar dinheiro e esquecem da qualidade do serviço. Assim como você fico muito triste com essas propagandas que vejo. Espero que nós, profissionais preocupados com o cliente e com os trabalhos que serão divulgados, consigamos mudar o rumo que a publicidade e propaganda está seguindo.

    • ffescritor
      30 de agosto de 2012 ás 20:28

      Aline, boa tarde
      Muito obrigado por sua participação. Espero poder contar mais vezes com sua opinião. Tenho que concordar com sua opinião, faz sentido. É uma pequena que ainda haja profissionais desse calibre, com visão tão pequena. “O Senhor Óbvio”, passa longe desses caras.
      Abraços,
      Fernando

  • Nelson Shimada
    29 de agosto de 2012 ás 17:29

    Concordo com a Aline. O resultado de um trabalho de péssima qualidade geralmente vem de um casamento entre um gestor de produto/marca que quer se envolver demais no processo criativo e uma agência sem visão estratégico de negócio (do cliente). Dois cegos tentando construir um castelo.

    • ffescritor
      30 de agosto de 2012 ás 20:29

      Nelson, que bom ver sua contribuição. Espero poder vê-lo mais vezes em nosso Blog ou site. Eu fico pensando o seguinte, será que os donos das contas são cegos assim?
      Abraços,
      Fernando

  • Gláucia de Castro
    6 de setembro de 2012 ás 13:23

    Olá! Fernando, não podia deixar de comentar. Realmente você tem razão a coisa está feia…srsrs
    Tanto investimento para um resultado abaixo da média.
    Mas tem gente que gosta, viu!
    Abçs.
    Gláucia

    • ffescritor
      13 de setembro de 2012 ás 17:56

      Gláucia, boa tarde. Valeu mais uma vez. Obrigado e espero mais comentários.
      Abraços,
      Fernando

  • Rony Delgado Siqueira
    15 de abril de 2013 ás 12:11

    Opa Fernando, realmente isso as vezes envergonha, mas sabe, já não estão mais tão inconforme, pois as vezes assim o consumidor passa a enxergar melhor, e as empresas também para contratarem agências um pouco mais criativas, e muito além, contratar profissionais com o mínimo de senso crítico dentro das organizações, para que possam cobrar melhorias, e um trabalho digno, e só depois aprovar.!
    abraços
    Rony !

  • Willys
    13 de abril de 2014 ás 15:47

    Em pesquisas na web deparei-me com seu blog e mesmo esse post sendo de 2012, vou deixar um comentário. Sou um catarinense que está residindo no RS e que trabalha com criação há mais de 22 anos. Já trabalhei em agências de publicidade como diretor de arte e como design gráfico em gráficas, jornais, produtoras de comunicação visual, design gráfico e ilustração, área essa, que me levou para o mundo da propaganda. Infelizmente, os próprios clientes é que estão levando os profissionais de comunicação a trabalharem dessa forma tão miseráveis. Costumo dizer que 50% é culpa dos profissionais e 50% dos clientes.

    O cliente não é organizado, não tem noção da importância da comunicação, chega querendo tudo pra ontem e as agências pra não perderem o cliente, fazem apenas o que ele quer do jeito que ele quer mesmo sendo muitas vezes na sua grande maioria tudo de forma errada. É muito comum as empresas negligenciarem o marketing e as pessoas que são colocadas como “responsáveis” pela área de comunicação das empresas, serem pessoas sem a menor noção do que é marketing, design, publicidade, relações públicas, ou qualquer área da comunicação.

    Se quiserem pegar o cliente, basta lhe oferecer preço e prometer rapidez mesmo que o serviço sai sem qualidade e criatividade. Preço é tudo para o cliente que não tem noção de qualidade. Notem por exemplo sobre os logotipos de muitas empresas (basta pesquisar na internet). A grande maioria (tirando algumas poucas) são umas verdadeiras tragédias onde não sei se choro ou se dá muita rizada das barbaridades que sempre vejo.

    Comunicação é coisa séria, mas as empresas brasileiras, infelizmente ainda não sabem disso. Se as empresas não querem ser lembradas por terem logotipos criativos e uma comunicação correta ao menos serão lembradas por terem logos e imagens ridículas rolando pela internet etc.

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