E-mail: cases@programacases.com.br
Siga-nos:
Topo

Qual é a liderança ideal?

Qual é a liderança ideal?

 duvida

“Líderes não criam seguidores, criam outros líderes”. – Tom Peters

Gosto muito de falar sobre liderança. Afinal, como diz muito bem John Maxwell, “tudo começa e finda da liderança”.

O líder é o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de qualquer empresa. Por exemplo, se a empresa presta um mau atendimento ao consumidor, a responsabilidade é do líder. Porque foi ele que aprovou a contratação dos funcionários. Se não, ele é o responsável pela não capacitação desses funcionários. E em último caso, ele é o responsável por não demitir os maus funcionários.

Alguns podem até dizer que estou sendo arbitrário, mas é a pura verdade. Por isso o líder desempenha um papel tão importante nas empresas. Se você acha tudo isso difícil, “bem vindo a liderança”.

Após minhas palestras sobre liderança, alguns me perguntam qual a liderança ideal? Bem, a resposta poderia ser simples, mas não é. Não existe uma liderança ideal numa prateleira. Você compra, aplica na sua empresa e pronto. Piter Drucker, disse certa vez que o líder precisa levar em consideração que está lidando com pessoas. Pessoas tem sentimentos. É isso que torna a liderança tão especial. É claro que é preciso pensar na perenidade da corporação, mas sempre levar em consideração as pessoas. Uma empresa é feita de pessoas. Manter isso em equilíbrio determinará o sucesso de qualquer empresa.

“Nenhum empregador, hoje, é independente daqueles a sua volta. Ele não pode ser bem sucedido sozinho, não importa quão grande seja sua habilidade ou seu capital. Os negócios, hoje em dia, são mais do que nunca uma questão de cooperação”. – Orson sweet Mardem

A inversão de valores pode ser muito perigosa. É como fazer um bolo. Se inverter a ordem dos ingredientes a ser usado, não haverá bolo. O mesmo acontece na corporação. Quando o líder pensa primeiro no bônus, no lucro, no seu bolso, na sua conta bancária, na empresa, e finalmente nos funcionários, não haverá empresa.

“Antes de você ser um líder, o sucesso tem tudo a ver com seu crescimento pessoal. Quando você se torna um líder, o sucesso tem tudo a ver com o crescimento dos outros”. – Jack Welch

Se desejar saber mais sobre  como ser um líder eficaz, solicite nosso livro ” liderança vitoriosa”.

Grande abraço,

Fernando Fernandes

www.programacases.com.br

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários
  • suelen
    14 de julho de 2016 ás 15:23

    ser um Líder é algo realmente de grande responsabilidade, tanto para o fornecedor quanto para empresa.desempenhar um papel como esse requer grande sabedoria na tomada de decisão.

    • ffescritor
      14 de julho de 2016 ás 15:32

      Oi Suelen
      Seja bem vinda. Obrigado por deixar seu comentário, com o qual concordamos plenamente. Esperamos ver mais comentários seus em nossos artigos.
      Grande semana,
      Fernando

  • rafaelalfredo
    10 de setembro de 2016 ás 02:07

    mas qual é a dica final e para sempre?

  • Keila Gobbo
    23 de agosto de 2017 ás 01:35

    Quando você propicia o crescimento de outros, através de sua liderança, aí sim, você está fazendo da forma correta.
    Parabéns, ótimo texto e excelentes citações!

    • ffescritor
      24 de agosto de 2017 ás 02:47

      Obrigado Keila pela gentileza.
      Grande abraço e voltem sempre.
      Fernando

    • ffescritor
      7 de setembro de 2017 ás 03:03

      Keila, seja bem vinda. Obrigado por comentar e desculpe pela demora em responder. Esperamos que volte sempre, a casa é sua.
      Fernando

Total
0